- Autores: Novocherkassk VNIIViV eles. EU E. Potapenko
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo âmbar
- Gosto: simples, harmonioso
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95-100
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Peso do cacho, g: 600-1100
- Tipo de flor: bissexual
- Avaliação de degustação, pontos: 8,9
Existem muitas variedades e híbridos de uvas com sabor decente que você pode cultivar em sua própria parcela. Uma delas é a Galahad, uva adaptada a climas temperados e capaz de produzir uma boa colheita com os devidos cuidados. Possui boa comercialização e transportabilidade.
História de criação
Galahad foi criado em 2007 na Rússia graças aos criadores do FGBNU VNIIViV-los. Ya. I. Potapenko, que cruzou várias variedades. Houve 2 estágios de incubação. A variedade Talisman foi polinizada com o pólen de Delight Muscat, após o qual a amostra obtida foi cruzada com a variedade Vostorg.
Posteriormente, os criadores receberam uma variedade de uva de mesa vigorosa, com alto rendimento, frutos grandes e excelente sabor. Atualmente, é extremamente popular entre amadores e profissionais.
Geografia de distribuição
A variedade foi planejada para ser cultivada no clima temperado da Rússia. É resistente à geada, graças ao qual pode ser usado na região do Território de Krasnodar, bem como na região de Moscou, nos Urais e até na Sibéria.
As uvas não precisam ser cobertas quando cultivadas nas regiões do sul, às vezes elas são cultivadas em arcos e gazebos. No norte, a variedade é cultivada em forma de cobertura, caso contrário morre devido às condições mutáveis e do frio.
Descrição
Galahad apareceu há relativamente pouco tempo, mas já ganhou muitas críticas positivas devido às suas altas características técnicas.
Período de amadurecimento
As uvas são muito precoces. Pela forma como os botões florescem, leva de 95 a 100 dias para amadurecer os frutos. No sul da Rússia, a safra pode ser colhida no final de julho, na faixa do meio - no início de agosto. Nas regiões mais ao norte, a variedade amadurece 10-15 dias depois.
Cachos
De formato cilíndrico-cônico e peso médio de 600-1100 g, as escovas são bem construídas, de densidade moderada. Os cachos não têm ervilhas.
Os frutos estão fracamente aderidos à crista, por isso não é recomendado expor demais nos arbustos, é necessário coletar os frutos em tempo hábil.
Bagas
São grandes em tamanho (27,5 x 21,5 mm), têm uma forma oval-ovóide e pesam cerca de 10-12 G. A cor dos frutos verdes é verde leitoso, os bagos maduros têm uma tonalidade amarelo-âmbar. A pele é de densidade moderada, a carne é carnuda. Teor de açúcar - 180-210 g / dm³, acidez - 5-6 g / dm³.
Gosto
O sabor simples e harmonioso da variedade conquistou o reconhecimento de muitos jardineiros. É moderadamente doce e tem uma pontuação de degustação de 8,9 pontos. As bagas tornam-se mais doces nos últimos 7 dias de maturação. Quando consumido, a pele praticamente não é sentida.
Produção
As uvas são frutíferas, com o nível adequado de tecnologia agrícola, pode-se obter 15-20 kg de bagas de um arbusto adulto. A percentagem de rebentos frutíferos de uvas é 60-75, o coeficiente de frutificação é 1,3-1,5.
Recursos crescentes
A variedade é bastante despretensiosa no cultivo, mas para obter uma colheita grande e saudável, você precisa se lembrar das técnicas agrícolas básicas e das características específicas do próprio Galahad.
Aterrissagem
A época de plantio das mudas deve ser escolhida levando-se em consideração o clima da região em que a variedade é plantada. No norte, você precisa plantar uvas no final de abril ou início de maio. Nesse caso, as estacas enraízam-se com eficiência e acumulam os nutrientes necessários para o inverno.
No sul, as uvas são plantadas no final de setembro ou início de outubro. O plantio de primavera e outono é feito da mesma forma, não há diferenças fundamentais no processo.
Polinização
Os pedúnculos são universais (o tipo de flor é bissexual), devido ao qual a polinização é de alta qualidade.
Poda
Durante os primeiros quatro anos, a poda de Galahad é necessária apenas para a formação adequada dos arbustos. 6-8 botões devem ser deixados em uma videira.
Existem 2 opções de corte:
- curto - 3-4;
- longo - 10-12 olhos.
No verão, a videira é pinçada para ajustar o comprimento. Rebentos danificados e folhagens que podem sombrear os cachos também são removidos.
A poda de outono é feita após a queda da folhagem. Se você não fizer isso, a videira pode crescer muito e, como resultado, vai liberar todas as suas forças na massa verde. Devido à falta de substâncias, os frutos serão pequenos.
Rega
Para compreender com que frequência e quanto regar uma variedade, deve ter em consideração as condições meteorológicas. Se o verão for chuvoso, a rega é reduzida, mas se for seco, aumenta. Em condições normais, as uvas são regadas uma vez a cada uma e meia a duas semanas. Arbustos altos precisam de 30-40 litros de água por arbusto.
Depois de retirar o abrigo de inverno, não é necessário regar em demasia imediatamente as uvas, deve-se usar 5 litros de água a uma temperatura quente (25-30 graus).
Estágios e tecnologia de irrigação durante a estação de crescimento:
- após a remoção do abrigo;
- 5-7 dias antes da floração;
- durante o processo de floração, não é necessário regar a variedade, caso contrário os botões podem desmoronar;
- irrigação após a floração;
- a rega não é necessária durante o período de maturação;
- se o outono for seco, as uvas são regadas 14 dias antes do abrigo.
Top curativo
É necessário realizar vários curativos em horários diferentes:
- primavera - após o aquecimento do solo após o inverno, fertilizantes complexos precisam ser aplicados;
- 7 dias antes do período de floração - são introduzidos fertilizantes orgânicos (composto, excrementos de pássaros e esterco), potássio e fósforo;
- 7 dias após a floração - a variedade é tratada com uma solução aquosa de sulfato de potássio ou superfosfato, você também pode adicionar fertilizante ao solo antes de afrouxar.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Galahad é capaz de resistir a geadas bastante severas - até -25 ° C. A sua resistência ao gelo é boa, portanto, nas regiões do sul, as uvas não precisam de abrigo. Quando cultivada em climas mais frios com invernos rigorosos, a videira precisa de proteção.
A planta se refugia no outono, depois que a folhagem cai. Para cobri-lo, é necessário retirar o cipó do suporte e fixá-lo com cuidado no solo. A terra sob a videira é coberta com cobertura morta. Os arbustos são cobertos com estopa, você também pode preenchê-los com agulhas ou criar uma caixa de madeira ao redor. Depois que a neve cair, um monte de neve deve ser construído no topo.
Antes de colocar as vinhas, é importante remover ervas daninhas, folhas caídas e outros detritos, uma vez que nela podem ser localizadas larvas de insetos ou esporos de fungos, que também podem hibernar em um abrigo.
Doenças e pragas
A variedade é resistente ao míldio em 2,5 pontos, ao míldio - em 3 pontos, à podridão cinzenta - em 2 pontos. Praticamente não danificado por vespas. Se, mesmo assim, a planta adoecer com doenças fúngicas, é necessário realizar um tratamento preventivo 3 vezes por temporada com líquido bordalês, sulfato de cobre ou qualquer outro fungicida.
A primeira vez que as uvas são pulverizadas 7 dias após a retirada do abrigo, a segunda - após as folhas abertas. O terceiro tratamento é realizado após o período de floração. Não é recomendado o uso de produtos químicos durante a floração e 20-25 dias antes do amadurecimento dos frutos.
Danos nas colheitas podem ser causados por pássaros bicando os frutos. Para proteger as uvas delas, é necessário colocar uma rede em cada cacho (as células devem ser pequenas) ou cobrir totalmente a videira com este material.
A praga mais perigosa e disseminada é o pulgão da uva. Para se livrar dele, você precisa tratar a planta com uma solução de ureia a 7% ou Nitrafen.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os frutos nos arbustos não duram muito. Se a colheita for deixada com eles por algumas semanas, os frutos se desintegram. Os cachos cortados não encolhem, não se deterioram durante o transporte e armazenamento. Em local fresco e seco, as bagas podem ser armazenadas por até 2 meses.