- Autores: Kapelyushny Vasily Ulyanovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Preto
- Gosto: noz-moscada
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 105-110
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Peso do cacho, g: 900-1500
- Tipo de flor: bissexual
- Danos por vespas: estábulo
Furor é o nome mais apropriado para esta extraordinária variedade de uva. Os frutos são surpreendentemente grandes em tamanho, ricos em sabor de noz-moscada e polpa firme e suculenta. E essa não é toda a lista de vantagens dessa variedade híbrida, pois ela absorveu as melhores qualidades das plantas doadoras.
História de criação
A variedade Furor é considerada relativamente jovem, pois é cultivada desde o início do século XXI. Os amantes da uva devem o surgimento do híbrido Furor aos esforços do criador de Rostov, Vasily Ulyanovich Kapelyushny. A forma híbrida das uvas foi obtida por ele a partir da polinização da variedade Laura (também conhecida como Flora) com a mistura de pólen de várias das melhores variedades. Por sua vez, as vigorosas uvas Flora foram cultivadas com doadores do grupo oriental e se distinguem por frutos grandes e doces e resistência a infecções fúngicas. Depois da primeira frutificação, o autor notou as qualidades extraordinárias da novidade, mas demorou um pouco mais para conseguir material da muda de uva adequado para reprodução.
Geografia de distribuição
As regiões do sul possuem condições ótimas para o crescimento da variedade Furor. Embora na faixa do meio, ele conseguiu se acostumar bem. Eles também se adaptaram para cultivá-lo em regiões mais frias localizadas ao norte. Mas lá só dá frutos com a condição de abrigo para o inverno. A variedade é cultivada com sucesso no Mediterrâneo, Ásia Central e Rússia.
Descrição
A uva de mesa, chamada Furor, tem os maiores frutos em comparação com todas as análogas. Reproduz-se com sucesso tanto por estacas como por enteados, sem problemas é enxertado em qualquer stock.
Período de amadurecimento
Em termos de maturação, essas uvas são classificadas como variedades precoces. A estação de cultivo é de 105-110 dias. A colheita cai no final de julho - início de agosto.
Cachos
O formato do pincel é cilíndrico-cônico. O peso de um cacho individual chega a um quilo e meio.
Bagas
As uvas desta casta são caracterizadas por bagos de tamanho comparável a uma pequena ameixa. O peso de cada um é de cerca de 25-30 G. A forma dos frutos de casca fina é ligeiramente alongada, há uma leve camada de cera na superfície. A cor da pele é roxo escuro, quase preto. A polpa do fruto, com aroma característico de noz-moscada, é densa, sumarenta, com algumas sementes no interior.
Gosto
Bagas com sabor rico e cheio, com doçura pronunciada sem acidez. O final tem gosto de fruta-noz-moscada. Teor de açúcar - 21-23%, com acidez na faixa de 5-6 g / l.
Produção
Difere em alto rendimento, o que é considerado uma desvantagem do Furora. Há muito mais cachos no arbusto do que ele pode suportar. Em uma temporada, em média, 30-40 kg de uvas são obtidos a partir de 1 arbusto. De acordo com o padrão, duas escovas são formadas em um broto.
Recursos crescentes
O híbrido é atraente não só por seu tamanho excepcional, mas também por sua despretensão. As uvas não requerem cuidados especiais, são resistentes a doenças e suportam bem o inverno. Em geral, ao cultivar esta variedade, é necessário respeitar as condições agrotécnicas padrão aplicáveis à uva.
Aterrissagem
Uvas híbridas Furor é plantado preferencialmente em solos ligeiramente ácidos. Antes do plantio de uvas nas regiões Noroeste, a farinha de dolomita é introduzida no solo. Esta é uma etapa necessária para enriquecer a área de cultivo com magnésio e evitar a alcalinização. É introduzido anualmente em solos de argila ácida. É ideal fazer isso no outono. Por um quadrado. plantações m precisam de cerca de 0,5 kg de farinha de dolomita.
Um local ensolarado e sem vento é adequado para o plantio de uvas. Em diferentes regiões, o Furor é plantado de maneiras peculiares. Ao plantar arbustos altos em uma fileira, é necessário um passo de 3-4 m.
Polinização
Várias fontes indicam a presença de flores bissexuais nas uvas Furor. Mas os jardineiros amadores que cultivam essa variedade tendem a acreditar que o tipo de suas flores é feminino funcional.
Poda
Um híbrido alto deve ser podado anualmente. É aconselhável realizar este procedimento no outono, antes de colocar as uvas sob a cobertura. De 6 a 8 botões são deixados em uma videira. Em geral, existem cerca de 40 deles no mato. A poda das vinhas contribui para uma colheita generosa e segura. E também é importante fazer o seu racionamento, caso contrário é provável a quebra da vinha e o encolhimento dos cachos devido à abundância de frutos grandes.
Rega
O excesso de rega é prejudicial para as uvas desta casta. Freqüentemente, a rega é necessária somente após o plantio, e uma videira adulta precisa de água somente quando o solo seca. A rega é interrompida durante o amadurecimento para evitar rachar a fruta. No outono, após um verão abafado e seco, a videira é preparada para o inverno saturando as raízes com umidade.
Top curativo
Com a chegada da primavera, as uvas precisam de nitrogênio e, durante a floração e após a colheita, precisam ser fertilizadas com potássio e fósforo. Fertilizantes orgânicos, esterco e cinzas podem ser usados. Caso não seja possível utilizá-los, adubos minerais são adequados: superfosfato, carbonato e sulfato de potássio. Os fertilizantes são aplicados na quantidade prescrita nas recomendações, de acordo com as instruções.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Os arbustos furora resistem a uma queda de temperatura para -25 C, o que é muito indicativo para uma variedade de mesa. Sem abrigo, as uvas hibernam nas regiões meridionais e nas realidades meteorológicas do clima da zona média. Na faixa central, é permitido deixar arbustos de três anos descobertos. Em outros casos, a videira deve ser protegida da geada.Em áreas ao norte da geada, até mesmo uma videira adulta é protegida.
Doenças e pragas
A variedade Furor é resistente a vírus e doenças fúngicas. Em casos raros, é afetado por oídio, oídio e bolor cinzento. Mas para garantir a proteção dos arbustos contra doenças, recomenda-se o recurso a tratamentos preventivos.
O maior perigo deve ser esperado de vespas e pássaros ávidos por frutas doces.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Depois que as bagas estão maduras, a colheita deve ser feita em duas semanas. Durante este período, a safra permanecerá em sua forma comercial e não azedará. Os cachos maduros são armazenados no escuro e fresco, em local com boa ventilação, por até 2-3 meses.
Visão geral da revisão
Como a maioria das formas híbridas, a variedade Furor absorveu as qualidades seletivas do material de reprodução. As pessoas gostam do seu sabor e aroma, o que significa que cumpre plenamente as suas necessidades. A casca das bagas é fina e dificilmente sentida quando comidas. Esta variedade doce é rica em glicose e, portanto, não é adequada para pessoas com diagnóstico de diabetes.
A variedade prospera em várias condições climáticas.
Bagas em cachos são perfeitamente preservadas durante o transporte de longa distância, sem realmente perder suas características comerciais.
Com o encharcamento, os frutos começam a rachar. As vespas se aglomeram com o cheiro de polpa de açúcar, então às vezes surgem certos problemas com esses insetos.