- Autores: Pavlovsky Evgeny Georgievich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Preto
- Gosto: simples, harmonioso
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 120-130
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Peso do cacho, g: 700-1000
- Tipo de flor: bissexual
- Danos por vespas: estábulo
Todos os anos, mais e mais jardineiros prestam atenção às uvas. Muitos criadores estão trabalhando no desenvolvimento de novas variedades com melhores propriedades. Pharaoh é uma das variedades de uva mais populares e é ideal para criação comercial e doméstica.
História de criação
A variedade em questão apareceu há relativamente pouco tempo. Apesar disso, já tinha encontrado um grande número de admiradores e rapidamente começou a instalar-se nas vinhas.
Faraó é chamado de uma variedade de seleção amadora. Conseguimos ao combinar as variedades Gift Zaporozhye e Strashensky. O híbrido incorpora as melhores qualidades das duas variedades. O criador desta planta é E.G. Pavlovsky, que criou mais de 50 variedades interessantes e populares.
Descrição
A variedade Faraó é representada por um híbrido de mesa de uvas pretas. É caracterizada pelo amadurecimento precoce.
Com o plantio e cuidados adequados, o arbusto resultante torna-se vigoroso. Os rebentos amadurecem cedo, ao longo de todo o seu comprimento. A popularidade desta opção também pode estar associada ao aumento da resistência ao gelo. A prática tem mostrado que a planta não morre quando a temperatura cai para -23 graus. Resistência ao oídio e oídio ao nível de 3 pontos.
Período de amadurecimento
Como já observamos, esta é uma variedade inicial. Com os devidos cuidados e condições favoráveis de cultivo, os primeiros frutos amadurecem no final de agosto.
Se o clima estiver desfavorável, o amadurecimento ocorre no início de setembro. Portanto, para melhorar a eficiência das atividades de melhoramento, deve-se escolher o local certo para o plantio.
Cachos
A variedade da mesa é caracterizada pelo fato de os clusters formados serem bastante grandes. O peso médio é de 1000 gramas.
O cacho é muito grande, de forma cónica. As bagas seguram-se bem, por isso não há problemas de transporte.
Bagas
As bagas do Faraó são grandes e de formato redondo. Além disso, a pele não é áspera. Cor preta. Cada baga pesa de 10 a 15 gramas. A peculiaridade da variedade são suas pequenas sementes.
Gosto
Outro lado positivo das uvas do Faraó é seu sabor atraente. Muitos avaliam em uma escala de 10 pontos de 8. O sabor harmonioso simples e as sementes pequenas permitem que os frutos sejam usados para preparar vários pratos e processamento.
Produção
O indicador de rendimento é médio. Uma colheita abundante só pode ser alcançada com plantio e cuidados adequados. É por isso que a variedade pode ser usada para aplicações comerciais. O indicador de rendimento é de 8-10 kg por metro quadrado.
Recursos crescentes
Recomenda-se comprar mudas exclusivamente em viveiros especializados. Ao mesmo tempo, praticamente não existem requisitos especiais para o cultivo.
Ao cuidar de uma planta, deve-se regar e podar em tempo hábil. As uvas não reagem fortemente aos efeitos do clima, mas quando a temperatura ambiente cai significativamente, é recomendável fornecer proteção.
Aterrissagem
Recomenda-se plantar as mudas selecionadas na primavera ou no outono. No primeiro caso, as condições mais favoráveis são em abril, no segundo - em outubro.
O processo de plantio começa com a escolha de um local adequado. A cultura é pouco exigente para a composição do solo, mas o maior rendimento pode ser alcançado com solo solto drenado.
A opção ideal é considerada um terreno no lado sul ou sudeste, que sobe ligeiramente. Para proteger uma planta jovem, a proteção artificial é frequentemente realizada no lado norte. No local de uma vinha previamente arrancada, recomenda-se o plantio apenas após 3 anos.
Recomendações para a preparação do site.
A terra é escavada a uma profundidade de 30 cm.
Uma composição desinfetante é introduzida. Em alguns casos, é uma solução de sulfato de cobre a 1%.
Uma semana após o tratamento, uma cama fértil é criada por uma combinação de esterco e superfosfato.
Por 1,5 meses antes de plantar o arbusto, a terra é desenterrada.
Na parte central dos furos preparados são instaladas estacas para amarrar as mudas.
Um pequeno monte é formado. Nela se instala uma muda, as raízes são esticadas, depois o buraco é borrifado com terra e regado. Após a absorção completa da água, o buraco é totalmente coberto com terra.
Polinização
A variedade Faraó possui flores de ambos os sexos. Isso significa que a planta pode ser polinizada por conta própria; não há necessidade de plantar variedades polinizadoras adicionais ao lado dela. Alguns jardineiros usam esta uva como polinizador de plantas com flores femininas.
Poda
A poda correta e oportuna permitirá que você obtenha os maiores rendimentos. Este trabalho começa no primeiro ano após o plantio. Para a realização, necessitará de uma tesoura de ponta bem afiada, o corte é feito a uma distância de 3 mm da junção do caule com o caule. A superfície que se forma no local do corte deve ser tratada com verniz de jardim.
A variedade é caracterizada por uma alta taxa de crescimento. Portanto, um corte deve ser feito para 6-8 olhos. Os especialistas recomendam não tocar nos galhos que saem do solo nas proximidades do mato. As partes da planta afetadas pelo frio são removidas. No verão, é realizada a poda sanitária.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade Faraó é caracterizada por alta resistência ao frio. No entanto, as medidas de proteção podem aumentar significativamente o rendimento.
Em climas quentes, o abrigo não é realizado mesmo após o pouso. Em um clima temperado, a proteção é feita durante os primeiros 3 anos.Os feixes de uvas são freqüentemente cobertos com paletes de madeira, após os quais uma lona ou filme é colocado no topo. O trabalho de proteção da bucha deve começar no momento em que a temperatura cair para –3 ° C.
Doenças e pragas
Existem várias doenças que podem afetar essas uvas.
Antracnose - remova todas as partes danificadas, trate a superfície com Quadris.
Phytophthora - afeta as folhas. O tratamento envolve a remoção dos elementos danificados e o tratamento com uma solução de sulfato de cobre a 3%.
Câncer bacteriano - este problema só pode ser resolvido removendo a planta afetada.
Quanto às pragas, as cigarrinhas da uva são a maior ameaça. A planta é suscetível a pulgões e ácaros. É necessário reagir ao seu aparecimento em tempo hábil, uma planta fortemente afetada terá que ser removida.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Para o processamento posterior dos bagos obtidos, devem ser fornecidas as melhores condições para o seu armazenamento. As condições mais favoráveis:
temperatura de 0 a +4 graus;
umidade não inferior a 90%.