- Autores: Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova York, Cornell University, EUA
- Compromisso: universal
- Cor de baga: vermelho brilhante com uma leve flor de cera
- Gosto: específico, ligeiramente morango
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -27
- Peso do grupo, g: 180-250
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: densidade média
As uvas são cultivadas ativamente por jardineiros amadores há muito tempo. Todos os anos, os criadores trabalham para desenvolver novas variedades. Os cientistas desenvolvem plantações mais adaptadas às condições climáticas, com sabores aprimorados e incomuns. Um deles era a variedade Ainset Sidlis.
História de criação
Cientistas dos Estados Unidos trabalharam neste tipo de uva na Cornell University, na Estação Experimental Agrícola do Estado de Nova York. Para obter Ainset Sidlis, cruzaram-se as variedades Fredonia e Kanner (Hunitsa e Kishmish oval branco).
Geografia de distribuição
As uvas são muito difundidas não só nas regiões do sul, mas também nas regiões frias.
Descrição
Uma variedade de uva híbrida criada para uso universal. Usam-se in natura e enlatada, e com ela também fazem passas, já que os bagos dessa variedade não têm sementes.
Espalhando arbusto com alto vigor. Os rebentos amadurecem 85-90%, o que é ideal. No final da estação de crescimento, a videira adquire uma tonalidade marrom, depois escurece.
O tamanho das folhas é grande, as bordas são esculpidas. Folhagem com cor de verde a verde escuro.
A uva tem um tipo de flor bissexual.
Período de amadurecimento
O Ainset Sidlis foi classificado pelos desenvolvedores como uma variedade inicial. O amadurecimento das bagas ocorre no dia 110-115 vegetativo. A safra pode ser colhida do início de agosto a meados de setembro. O tempo de amadurecimento depende das condições de cultivo.
Cachos
Os belos e brilhantes cachos cônicos são de densidade média. O peso varia de 180 a 250 G. Os cachos em si não são muito grandes, mas são muitos na videira, por isso obtém-se uma boa colheita.
Bagas
Uma atenção especial deve ser dada às uvas. São bagas ovais, de tamanho médio, peso de um de 2 a 3 gramas, não possuem sementes. Quando totalmente maduras, as uvas adquirem uma tonalidade vermelha brilhante com uma leve camada de cera. É esta placa que protege as bagas de rachar.
Gosto
O sabor desta variedade é uma das principais vantagens. A polpa é carnuda-suculenta, ligeiramente viscosa, tem um sabor original único que lembra o sabor dos morangos. O teor de açúcar nas uvas é de 190 a 210 g / dm3, a acidez está na faixa de 6,6 a 8 g / dm3. Isso justifica o sabor brilhante e rico da fruta.
Produção
Eicent Sidlis distingue-se pelo bom rendimento. Embora os pincéis não sejam muito grandes, há muitos deles na videira. Até 45 kg de frutas maduras podem ser colhidos de um arbusto.
Recursos crescentes
As uvas não requerem condições agrotécnicas especiais.É melhor cultivá-lo no lado sul, para que os cachos amadureçam ao mesmo tempo. Ele não gosta de correntes de ar, por isso é melhor escolher um local de desembarque que esteja fechado aos ventos.
Aterrissagem
Os viticultores plantam esta variedade tanto como arbustos quanto como estacas. Primeiro você precisa preparar um poço de pouso. Suas dimensões devem ser de pelo menos 80 cm de profundidade e aproximadamente as mesmas dimensões de largura. Você precisa começar a preparar a cova no outono. Para fazer isso, você precisa fertilizar o fosso com composto ou qualquer fertilizante mineral, você pode usar estrume bem podre.
Na primavera, as raízes dos arbustos são cortadas um pouco, depois são colocadas na água por um dia e só depois são plantadas em uma cova preparada. O material plantado é coberto com terra, batendo levemente nele. Regue os arbustos com moderação para que as raízes não apodreçam.
Polinização
Como mencionado anteriormente, as uvas dessa variedade possuem flores bissexuais, portanto, são capazes de autopolinização. Também é polinizada por insetos que não hesitam em desfrutar do néctar dessa planta.
Poda
Pode podar a videira na primavera e no outono. Na primavera, todos os processos secos e danificados são removidos. No outono, caules danificados ou doentes também são colhidos. 3-4 olhos pronunciados são deixados na videira. O número total de botões não deve exceder 48-50.
Rega
Regue as uvas com moderação. Durante os períodos de chuva, 2 vezes por mês é suficiente; em épocas de seca, a rega deve ser aumentada para até 1 vez por semana. É importante que a planta não seja inundada, caso contrário as raízes podem adoecer e começar a apodrecer.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência ao gelo da variedade é muito alta. A planta tolera geadas bem abaixo de -27 graus. Em regiões onde a temperatura não excede este valor, não é necessário abrigo para o inverno.
Doenças e pragas
A videira desta casta apresenta uma elevada resistência a doenças e pragas. A resistência a doenças como o oídio e oídio é igual a um indicador de 2 pontos. Os vinicultores dizem que as uvas geralmente não adoecem com algumas doenças - por exemplo, o câncer bacteriano nunca foi visto nesta cultura. De pragas, basta borrifar os arbustos na primavera.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A vindima é armazenada por muito tempo - de 60 a 93 dias, o que permite o transporte dos bagos para outras regiões. Graças a uma leve floração cerosa, os bagos mantêm perfeitamente a sua apresentação.