- Autores: Kapelyushny Vasily Ulyanovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: cereja escura
- Gosto: noz-moscada
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 100-105
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Sinônimos de nomes: II-5-7B
- Peso do cacho, g: 700-1200
- Tipo de flor: bissexual
Muitos jardineiros gostariam de diversificar seu jardim com uma planta única e bastante exótica, mas ao mesmo tempo compreensível para muitos. A uva Giovanni é exatamente o que muitos procuram. Um híbrido único e muito interessante que atrai pela sua forma e cor. Você deve descobrir a história da criação desta cultura, suas características, rendimento, bem como as nuances do cultivo.
História de criação
Esta casta é uma casta híbrida, ou seja, cruzada. Também chamado de II-5-7B. A região de distribuição é o sul da Rússia, e a cultura também pode ser encontrada no território de países como Ucrânia, Moldávia e Bielo-Rússia.
Esta variedade foi criada pelo jardineiro Kapelyushny V.U., natural da região de Rostov. Ele tomou 2 tipos de uvas como base para a criação de um híbrido, a saber: Red Delight e F-4.
Descrição
A uva Giovanni é uma variedade muito interessante. Esta cultura pertence ao amadurecimento precoce. Em meados ou no final de julho surgem os primeiros frutos silvestres, que já podem ser consumidos.
O arbusto cresce acima da média, por isso é necessário cuidar constantemente da planta, evitando que os brotos cresçam muito rápido. Os cachos são bastante grandes e pesados, os bagos são grandes e densos. As folhas dos rebentos são grandes, de cor verde escura.
Período de amadurecimento
As uvas são variedades de maturação precoce, portanto a floração começa em maio, até a maturação dos frutos, em média, que leva até 120 dias. Se esta cultura for cultivada no sul, depois que os botões incharem, leva de 100 a 105 dias para as primeiras bagas amadurecerem. Se for cultivado na parte norte do país, o período pode aumentar. Os jardineiros observam que o grau de cuidado e alimentação de uma determinada safra também afeta o período de amadurecimento dos frutos.
Cachos
Cada rebento dá origem a 1 cacho grande, é raro encontrar um rebento no qual se formaram 2 cachos. As escovas são grandes em volume, pesando até 1–1,2 kg. A média é o peso de 700 g.
As bagas crescem muito juntas. Os talos são fortes, bem ligados à vinha, pelo que um vento forte não é péssimo para a vindima. A peculiaridade dos cachos é que podem começar a virar passas, principalmente pelo fato de a safra ter sido deixada para amadurecer por muito tempo.
Bagas
Os bagos são bastante grandes, variando na cor desde o lilás escuro, cereja (primeiros frutos) até quase preto com matizes lilás (frutos posteriores). Em peso, em média 12 g, mas com boa alimentação e condições favoráveis, 1 baga pode pesar até 22 g, comprimento de 34 a 36 mm e diâmetro de até 26 mm. A forma é em forma de dedo ou mamilo alongado. A pele é lisa, de densidade média, com um leve brilho. A polpa é carnuda, suculenta, dentro de 1 a 3 sementes.
Gosto
As uvas Giovanni têm um sabor requintado e refinado de doçura com notas de noz-moscada. Conteúdo de açúcar até 20%, acidez não excede 7–8 g por 1 litro. A casta apresenta uma relação ideal de teor de açúcar e acidez, pelo que esta cultura é frequentemente utilizada tanto para a alimentação como para a produção de vinho.
Produção
Até 15–20 kg são colhidos de um arbusto e até 15–20 toneladas de um hectare. O rendimento não é afetado por condições climáticas especiais, o principal é observar as medidas de prevenção de doenças e alimentar a planta na hora certa.
Recursos crescentes
Esta casta aprecia muito os locais iluminados pelo sol. O solo não deve ser ácido, é melhor se houver impurezas de chernozem ou argila no solo. É aconselhável não ficar próximo a corpos d'água.
É melhor plantar mudas na primavera. Em regiões de clima quente, pode ser plantada no outono.
Aterrissagem
Antes do plantio, as mudas devem ser embebidas em água, para depois retirar o excesso de brotos. A cova deve ser preparada com a dimensão de 1X1 m. Entre as plantações recua 3 m.Não plante perto de árvores, bem como de vedações ou muros. Faça o seguinte:
- húmus ou estrume deve ser derramado no buraco, em seguida, uma pequena camada de terra macia;
- então uma muda é plantada;
- cubra com terra e tampe;
- Derrame generosamente com água, cerca de 3 baldes por muda.
Polinização
Não há necessidade de fazer polinização especial, as flores estão em uvas de ambos os sexos.
Poda
À medida que os brotos crescem, é melhor cortar os que sobram. Galhos secos também devem ser removidos. Em média, a poda é feita de 6 a 8 olhos, dependendo da abundância. Existem 35 olhos por arbusto.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência ao gelo atinge -24 °. Mesmo assim, é melhor cobrir a planta com uma película ou material de cobertura. Atenção especial deve ser dada às mudas jovens nos primeiros 3 anos.
Doenças e pragas
As uvas devem ser tratadas com remédios para doenças e pragas como:
- mofo;
- filoxera;
- podridão cinzenta;
Também vale a pena cobrir os arbustos de pássaros com uma malha rígida especial.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos são cortados e colocados em caixas especiais em 1–2 camadas, entre elas camadas de serragem de 3 cm cada. Temperatura de armazenamento até + 2 °. A sala deve ser bem ventilada e a umidade não deve ser superior a 85%.