- Autores: G.E. Westmins, Letônia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Branco
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 92-98
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Peso do cacho, g: 200-250
- Tipo de flor: bissexual
O nome das uvas Dovga pode dizer muito aos conhecedores. Mas os viticultores novatos definitivamente devem se familiarizar com as nuances dessa cultura. E um papel importante é desempenhado pelas informações sobre o seu tempo de cultivo e amadurecimento, sobre as propriedades de consumo da fruta.
História de criação
A variedade Dovga é de origem letã. O trabalho de reprodução foi realizado por G.E. Westminsh. Este é um híbrido de uma composição complexa, que foi obtido por:
V. vinifera;
V. amurensis;
Muscat de Saint-Valier;
uma mistura de pólen, especialmente das primeiras variedades de uvas.
Descrição
Período de amadurecimento
As uvas Dovga pertencem a uma categoria particularmente inicial. O período entre o plantio e a colheita das frutas prontas para comer normalmente leva de 92 a 98 dias. São essas conquistas que possibilitam recomendar esta planta para cultivo em áreas com clima relativamente hostil. No sul da região de Moscou, a época da colheita começa no final de julho. No início de agosto, o Dovga é colhido nos países bálticos e, no meio do mês, a temporada de colheita começa na região de Tver.
Cachos
Nas uvas Dovga, os pincéis representam um cruzamento entre um cone e um cilindro. Dentro deles, os frutos são agrupados moderadamente densamente. A massa de um cacho é, na maioria dos casos, de 200-250 g. É difícil dizer que este é um resultado notável. Mas para áreas bastante frias, é bastante aceitável.
Bagas
As uvas Dovga são brancas. Eles contêm ossos dentro. A presença de 2-3 sementes é típica. Outras características:
formato redondo da fruta;
peso de 5 a 6,5 g;
o tamanho dos bagos é de 2,6x2,8 cm (ou seja, não são muito densos em comparação com a colheita de outras variedades).
Gosto
Na descrição da variedade, menciona-se um sabor harmonioso. Mas esta é uma formulação tão frequente que diz pouco. A planta é favorecida pelo alto teor de açúcar, chegando a 190-220 g por 1 dm3. A polpa da fruta Dovga é macia e agradável. Deve-se notar que seu sabor pode variar dependendo de várias condições.
Produção
O fator de frutificação é 0,7-0,8. Claro, também existem uvas mais ativas. Mas aqui, novamente, é necessário levar em consideração a origem nortenha da variedade.
Recursos crescentes
Aterrissagem
Embora a variedade seja resistente ao gelo, é melhor aguardar o momento em que o gelo tenha acabado. O período de maturação precoce permite que você especialmente não tenha pressa. A luz solar é igualmente importante para todas as variedades.
Polinização
As flores bissexuais típicas da variedade Dovga permitem que você não se preocupe com esse procedimento. Somente em condições problemáticas será necessário executá-lo manualmente. Mas mesmo os jardineiros inexperientes provavelmente não enfrentarão esse problema.
Poda
A variedade é caracterizada por um forte crescimento intensivo. Portanto, pelo menos será muito difícil fazer sem normalizar a poda. Você precisa cortar a videira por 7-8 olhos.De 40 a 50 olhos podem se desenvolver em 1 arbusto. Os cuidados são os mesmos que para outras fruteiras.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Resistência declarada ao frio até -24 graus. No entanto, isso é completamente insuficiente para um inverno confiante nas condições da Rússia central. Não se trata de regiões climáticas mais difíceis. As medidas de abrigo não são nada particularmente originais. Abrigos naturais respiráveis são preferidos aos sintéticos.
Doenças e pragas
As uvas Dovga podem sofrer ataques de vespas. Portanto, todos os seus ninhos devem ser destruídos imediatamente. Uma importante medida preventiva são os sacos de tecido. A resistência ao mofo é de 3 pontos. Informações sobre outras pragas e doenças em fontes abertas ainda não foram fornecidas.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A colheita de Dovgi pode ficar no mato por até 30 dias. O principal é que neste momento não está danificado por mutucas. Não existem requisitos especiais para a preservação de frutas em comparação com outros tipos de uvas. No entanto, devido ao sabor pronunciado, o problema de armazenamento não surge com frequência.