- Autores: Burdak Alexander Vasilievich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: branco-rosa
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: média
- Período de amadurecimento, dias: 125-135
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Peso do grupo, g: 600–1000
- Tipo de flor: bissexual
- Descamação: insignificante
Belos frutos maduros, grandes e crocantes, da mais delicada tonalidade âmbar ou rosada, pendurados em enormes cachos, pertencem às saborosas e suculentas uvas Dixon.
História de criação
Essa variedade, como a maioria das modernas, é híbrida. As uvas foram cultivadas pelo criador Burdak Alexander Vasilyevich durante o cruzamento de duas variedades interespecíficas Atlant Zaporozhsky e Angelica. Dixon pertence ao grupo das variedades de mesa ou sobremesa, o que significa que os frutos da planta podem ser consumidos. Os frutos das uvas também podem ser usados para fazer compotas, conservas, marinadas.
A origem híbrida da planta também permite que ela seja transportável, ela pode suportar o transporte enquanto mantém seu sabor.
Descrição
Dixon é um arbusto alto e robusto com flores bissexuais que requerem polinização cruzada. A planta é ótima tanto para a construção de casas de veraneio ou sebes, quanto para a formação de uma mini-plantação. Facilmente enraizado e propagado por meio de estacas.
Período de amadurecimento
Dixon pertence às variedades de primeira-média ou meia-temporada. Os ricos frutos de cor âmbar amadurecem no final do verão, início do outono (agosto-setembro).
Cachos
Os cachos são ramificados, agrupados em feixes soltos de formato cilíndrico-cônico alongado. Em média, o peso de cada cacho oscila em torno de 600-1000 gramas. Com um arbusto bem formado, os cachos de Dixon aumentam de tamanho e peso. As ervilhas em frutas são insignificantes.
Bagas
A baga é grande, com gradiente de duas cores (na maioria das vezes a cor vai do vermelho, vermelho-laranja ao verde-amarelo, também é permitida a cor branca-rosada), firme.
A forma é oval-alongada ou cilíndrica-alongada, no centro o fruto apresenta um ligeiro espessamento. Às vezes, as bagas assumem uma forma fusiforme com uma extremidade pontiaguda. O peso de uma fruta é de 14 a 18 gramas, em grandes exemplares pode chegar a 20 g, ao longo do comprimento da uva, em média, cerca de 6 cm.
Gosto
A casca da baga é de espessura média, ao ser comida, nota-se um crocante, devido ao aumento da suculência e do teor de açúcar da fruta (220-230 g / dm3). O sabor das uvas é ácido, doce, bastante harmonioso.
Produção
Dixon é uma variedade de alto rendimento. A fecundidade da planta é alta, as vinhas amadurecem facilmente.
Recursos crescentes
Como o arbusto é vigoroso, é necessário monitorar sua formação, podar no tempo, controlar o valor nutricional do solo e monitorar sua irrigação, pois com excesso de umidade os frutos maduros racham e há possibilidade de mofo cinzento .
Aterrissagem
A plantação da uva é realizada em áreas bem iluminadas.A variedade Dixon é facilmente cultivada nas regiões sul e norte, a principal condição é que no período primavera-verão a soma das temperaturas ativas não seja inferior a 2500 ° С. A distância entre os arbustos deve ser mantida em pelo menos 1,5 metros. Os buracos de plantio devem ser cobertos com material de drenagem. Os arbustos são polvilhados com um substrato solto nutritivo. Afrouxar a camada superficial do solo é um pré-requisito nos primeiros anos de vida de uma planta.
Polinização
A estação de crescimento para Dixon é média, igual a 125-135 dias (desde a dissolução do botão da flor até o amadurecimento do fruto). As flores são polinizadas por vários insetos, na maioria das vezes abelhas. Se houver um problema com a fixação de frutas no local, você mesmo poderá polinizar os botões usando uma escova macia.
Poda
O corte dos cachos maduros é realizado aproximadamente no final de agosto. Após a colheita, é necessário formar um arbusto para o inverno e posterior frutificação. O ramo do fruto é encurtado para o comprimento em que 7 ou 8 olhos são preservados, durante o período de crescimento (na primavera) as videiras são cortadas em 35-45 olhos. Essa poda não só permite que as vinhas amadureçam melhor, mas também aumenta a frutificação subsequente do arbusto.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência à geada da planta é média. Dixon é capaz de resistir a geadas de até -22 ° C, mas o arbusto deve ser coberto para o inverno. Tanto a cobertura morta regular quanto o envolvimento em um filme ou outro material denso são adequados.
Doenças e pragas
Com rega abundante e tempo chuvoso, os arbustos de videira podem ficar cobertos de podridão cinzenta. Esta é uma doença fúngica, o agente causador é Botrytis cinerea. Esta doença é tratada regando o solo com água com agentes fungicidas dissolvidos e pulverizando os arbustos. Todas as frutas e videiras doentes são removidas e queimadas. Em casos graves, a camada anual da casca é removida.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos coletados são armazenados em câmara fria em caixas forradas com material macio ou palha. O revestimento de cera não é lavado dos bagos, esta película natural é necessária para a preservação dos frutos. De vez em quando, os cachos devem ser separados (retirando os frutos estragados) e rodados para que não haja estagnação.
A variedade Dixon é despretensiosa no cuidado, resistente ao gelo e resistente à maioria das doenças, com excelente sabor e alto rendimento.Em apenas alguns anos, tudo isso permitiu que ele ganhasse reconhecimento entre fazendeiros e jardineiros amadores.