- Autores: D.M. Novikov
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: Preto
- Gosto: harmonioso, com notas de chokeberry e mirtilo
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -29
- Peso do cacho, g: 250-270
- Tipo de flor: bissexual
- Danos por vespas: instável
- Forma de baga: arredondado
As uvas do Extremo Oriente são uma ótima opção para os jardineiros que querem cultivar frutas saborosas e aromáticas em um clima desfavorável. Esta variedade é resistente à geada, despretensiosa no tratamento e tem uma ótima sensação na Sibéria e no Extremo Oriente.
História de criação
A variedade Extremo Oriente, ou, como também é chamada, Extremo Oriente Novikov, foi criada pelo criador D. Novikov nos locais de teste do Ministério da Agricultura na região de Amur. O cientista enfrentou a tarefa de desenvolver uma variedade que não diferisse em rendimento das variedades cultivadas no sul da Europa e não fosse inferior a elas em sabor e características técnicas. E, devo dizer, o criador Novikov teve muito sucesso.
Descrição
A uva Novikov Extremo Oriente é uma liana com tronco de diâmetro de até 10 cm e comprimento de até 15 m, podendo chegar a 25 m em casos raros. A casca do galho está descascando, de cor escura, os brotos jovens apresentam um tonalidade esverdeada, passando para marrom acinzentada ou avermelhada no final da temporada.
O comprimento das folhas de videira pode variar de 9 a 25 cm mais perto da base. Eles têm bordas afiadas e irregulares, lisas e brilhantes acima, e pubescentes abaixo, às vezes com aspereza. Durante o verão, as folhas têm uma cor verde brilhante, mas perto do outono mudam de cor e tornam-se escarlates brilhantes, laranja e bordô. As folhas começam a florescer no início de maio e caem no final de setembro-outubro.
As flores das uvas do Extremo Oriente são pequenas, têm uma estrutura dióica. Eles são amados pelas abelhas.
Período de amadurecimento
As uvas da variedade descrita começam a amadurecer em setembro, e quanto mais ao norte ela é cultivada, mais tarde amadurece. No território de Krasnoyarsk e na região de Amur, essas datas são alteradas para o final de setembro e, na Rússia central, caem em meados do primeiro mês de outono. As uvas da Far Eastern Novikov podem ser colhidas em duas a três semanas.
Cachos
Os cachos não são muito grandes, mas em termos de número de bagas em um galho, eles são comparáveis às variedades de uvas do sul. O comprimento de um cacho não excede 25 cm, seu peso máximo é de 270 g. O peso médio de um cacho é de 170-200 g. O número de bagas em um galho não é superior a 100.
Bagas
Após a maturação, os bagos da casta Extremo Oriente apresentam uma cor negro-violácea, por vezes com tonalidade azulada. Têm a pele bastante densa e espessa, com um ligeiro azedume. A pedra é pequena, com arestas vivas. O tamanho dos bagos varia de 8 a 12 mm de diâmetro.
Gosto
A polpa dos bagos pode ser muito ácida ou doce, dependendo das condições de crescimento e da quantidade de luz solar que incide sobre a videira durante o processo de crescimento. O teor de açúcar nas uvas varia de 210-220 g por dm3, que é um bom indicador para variedades de uvas resistentes à geada.
Produção
As uvas do Extremo Oriente começam a dar frutos logo aos 2 anos de crescimento. Em média, uma videira jovem pode produzir cerca de 10 kg de bagas. Todos os anos este número melhora e, aos 10 anos de vida, podem ser retirados de uma videira até 100 kg de frutos saborosos.
Recursos crescentes
As uvas Novikov do Extremo Oriente são capazes de criar raízes em quase qualquer lugar, com exceção de áreas muito sombreadas. Se o jardineiro deseja obter a colheita mais rica e saborosa, é necessário escolher o local certo para o plantio, cuidando adequada e constantemente da videira. Se essa condição simples for atendida, uma grande colheita pode ser produzida com o mínimo de esforço.
Aterrissagem
É melhor cultivar uvas do Extremo Oriente a partir de estacas - isso permitirá que você obtenha a primeira colheita muito mais rápido. O local de pouso deve ser o mais ensolarado possível, aberto, sem sombra. Se possível, você precisa proteger a planta de ventos fortes. Antes do plantio, é necessário endurecer a muda, levando-a ao ar livre, primeiro por 20 minutos, depois a cada dia aumentando esse tempo em 10 minutos. Após cerca de 3 semanas de endurecimento, você pode plantar a estaca no solo.
O buraco deve estar localizado em um monte de 20-30 cm de altura. No fundo do buraco, a drenagem deve ser feita na forma de uma camada de cascalho de 20-30 cm. As raízes estão localizadas sobre uma camada de solo fértil solto e coberto com relva. Junto à videira é necessário colocar imediatamente um suporte para que esta possa subir com as suas antenas imediatamente após o plantio.
Polinização
As uvas do Extremo Oriente são dióicas, ou seja, bissexuais, por isso a polinização ocorre com a ajuda do vento e dos polinizadores. O plantio de safras semelhantes nas proximidades não é necessário para uma boa polinização.
Poda
Durante o processo de crescimento, as uvas sempre engrossam, o que leva inevitavelmente a uma diminuição do rendimento. Os rebentos em excesso devem ser removidos, mas isto deve ser feito de forma que o suprimento de nutrientes da videira principal não seja afetado e o metabolismo no tronco não seja perturbado. Portanto, você precisa monitorar cuidadosamente o aparecimento de novos brotos e remover apenas aqueles que ainda não se tornaram lignificados.
Os brotos mais maduros são cortados em 4 folhas para não atrapalhar o movimento dos sucos. Também é necessário retirar as folhas localizadas perto dos cachos em fase de maturação - para que os frutos absorvam mais luz solar, tornando-se muito mais doces.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As uvas do Extremo Oriente são resistentes a geadas de longo prazo de até -29 graus. Se a probabilidade do aparecimento de temperaturas mais baixas no inverno, você precisa cobrir a videira com um abrigo padrão seco ao ar.
Doenças e pragas
Se você plantar uvas em uma área sombreada e muito úmida, é provável que ela seja afetada por oídio, podridão cinzenta.Com a escolha certa do local de pouso, essas doenças são praticamente excluídas. Das pragas, é possível danificar o pulgão da uva, a bainha, a cochonilha. Para evitar isso, as videiras precisam ser higienizadas em tempo hábil.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas frescas são armazenadas por um curto período de tempo - até 2 semanas. Ele pode ser usado para preparar tinturas, vinho, compotas para fervura e outras conservas de inverno.