- Autores: L. K. Kireeva, V. A. Volynkin., Yu. A. Malchikov, T. Usatov, Oleinikov V.L. e P.V. Troshin ("Magarach", Ucrânia)
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: amarelo esverdeado e amarelo
- Gosto: harmonioso, com forte aroma de limão e noz-moscada
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: média
- Período de amadurecimento, dias: 125-135
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Peso do grupo, g: 300-400
- Produção: 150-200
As variedades técnicas de uvas cultivadas na Crimeia são ricas em uma variedade de nomes diferentes. Citron Magaracha ocupa um lugar de honra nesta lista devido ao seu rendimento estável e cuidado despretensioso.
As uvas são famosas pelo fato de que dela se obtém um excelente vinho - de mesa e sobremesa, além do champanhe. É cultivado principalmente na parte sul da Rússia, mas os habitantes da faixa do meio também têm sua própria experiência nisso.
História de criação
Esta variedade de uva foi cultivada no instituto de pesquisa "Magarach", localizado na Crimeia. A autoria pertence a L. Kireeva, V. Volynkin, Yu. Malchikov, T. Usatov, V. Oleinikov, P. Troshin. O registo no registo de variedades foi efectuado em 2002. Citron Magaracha é recomendado para a produção de vinho e champanhe.
As principais variedades utilizadas no melhoramento são Madeleine Anzhevin e Novoukrainsky Early.
Geografia de distribuição
Este tipo de uva pode ser encontrado com mais freqüência no sul da Rússia, onde as condições mais favoráveis foram criadas para ela. É cultivado com sucesso no Território de Krasnodar, na região de Rostov e na Crimeia. Mas mesmo na faixa do meio, os jardineiros têm bons resultados, visto que se nota que sua resistência à geada é muito boa e, com os devidos cuidados e atenção à planta, rendimentos estáveis podem ser alcançados.
Descrição
Período de amadurecimento
As uvas desta casta são classificadas como médias em termos de maturação. O período é 125-135 dias. Portanto, será possível experimentá-lo no final de setembro, tudo depende do clima e da região de cultivo.
Cachos
O cacho tem de 18 a 22 centímetros de comprimento. Na maioria das vezes, no processo de formação, vários ramos são obtidos. Normalmente, o peso padrão de um cacho é de cerca de 300-400 gramas, mas há casos e pesando 500 gramas. O cacho tem uma forma cónica alongada.
Bagas
Quando as bagas estão totalmente maduras, apresentam uma tonalidade amarela ou amarelo-esverdeada. As bagas ovais ovais têm uma polpa carnuda e suculenta, o peso de uma baga chega a 4 gramas, a pele é fina e os ossos estão presentes. Você pode encontrar 3-4 sementes.
Gosto
O sabor contém notas pronunciadas de cítricos e noz-moscada. O teor de açúcar é de 27%, a acidez é de 5-7 g / dm³.
Produção
A videira cresce muito rapidamente, por isso as treliças devem ser preparadas imediatamente. Quanto ao rendimento, até 9 quilos de bagas são colhidos de um arbusto adulto.
Recursos crescentes
Aterrissagem
Para o plantio, eles escolhem locais onde haja muito sol e proteção dos ventos. O solo escolhido é franco-arenoso, com um nível de acidez neutro. Se o solo for argiloso, você deve adicionar turfa, cinza, húmus. Os caroços devem ser preparados com antecedência - duas semanas antes do plantio. Isso geralmente é feito no outono.Se for na primavera, os poços ainda serão preparados no outono. A distância entre os arbustos deve ser de cerca de 2 metros. Após o plantio, a muda é regada e o solo é coberto com cobertura morta.
Polinização
As flores são bissexuais, portanto, não é necessário plantar uma uva polinizadora. O conjunto de frutas é quase 100%, então não há ervilhas.
Poda
Para além da tradicional formação de arbustos, também é necessário o racionamento da vinha, uma vez que esta casta está sujeita a sobrecargas. Se você ignorar o processo de racionamento, há um grande risco de obter frutos e cachos com uma massa menor do que esta variedade pode idealmente dar.
No primeiro ano, sobram 2 brotos fortes, outros se partem. No outono, eles se livram dos enteados.
No segundo ano, já haverá até 5 brotos fortes, sendo 4 deles escolhidos os melhores.
A poda sanitária é realizada anualmente, removendo ramos fracos e doentes.
Rega
A variedade deve ser regada uma vez por semana no início. Além disso, quando a planta cresce e fica mais forte, uma vez a cada duas semanas é o suficiente. Mas você deve ser guiado pelo clima. As chuvas, é claro, fazem seus próprios ajustes.
Quando aparecem inflorescências, a rega deve ser interrompida, retomando mais tarde, quando os cachos amadurecerem. Nesse caso, um equilíbrio deve ser observado. Citron Magaracha é bom para regar, mas moderado.
Top curativo
Se fertilizantes foram colocados na cova de plantio, então, durante os primeiros 2 anos, é possível não alimentar as uvas. E então na primavera, estrume e cinzas de madeira são trazidos, verbasco é criado em uma proporção de 1 para 10.
Após a floração, quando os ovários são formados, adiciona-se nitrogênio, que é diluído em água e regado pela raiz. O potássio e o fósforo são aplicados três semanas antes da colheita.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Citron Magaracha pode resistir a geadas de até 25 graus. Nas regiões do sul, ele não precisa de abrigo, é desejável apenas proteger a videira dos ventos. Mas na via do meio é melhor ainda dar abrigo a esta casta, tirar o cipó da treliça, deitar com cuidado no chão, colocar o material de cobertura por cima, fixar bem, pode tapar com ramos de abeto. principal.
Doenças e pragas
Se as uvas forem bem cuidadas e medidas preventivas forem tomadas, vários problemas podem ser evitados. A resistência ao míldio, oídio, podridão cinzenta é um ponto, à raiz e filoxera de folhas - três pontos. Na primavera, os arbustos são tratados com Nitrafen antes da floração com fungicidas. Quando a safra for colhida, Strobe e Flint servirão.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Após a vindima, as uvas passam por um processamento técnico. Os viticultores observam a sua boa conservação.Não perde sua apresentação por muito tempo.
Visão geral da revisão
As avaliações dos jardineiros são diferentes. Basicamente, os residentes das regiões sul conseguem cultivar esta variedade com sucesso. Na maioria dos casos, as colheitas são agradáveis. Quem mora na faixa do meio às vezes reclama que, dependendo das condições climáticas, Citron Magaracha nem sempre tem tempo de amadurecer antes do início do frio, o que faz com que os bagos não tenham o sabor que lhe é inerente.