- Autores: Pysanka Oleg Mikhailovich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: branco, dourado no lado ensolarado
- Gosto: aroma de noz-moscada tipo cidra
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95-100
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Sinônimos de nomes: Kish-mish Tsimus, 28/01
- Peso do cacho, g: 800-1000
A uva Tsimus é uma variedade de mesa de uma forma híbrida de seleção privada. É caracterizada por um amadurecimento precoce, boa resistência à geada e taxa de sobrevivência. A videira desta cultura da uva é propensa a um crescimento e desenvolvimento ativos.
História de criação
O criador da variedade híbrida Tsimus é o vinicultor ucraniano e criador experiente Pysanka Oleg Mikhailovich. Como base-mãe, ele polinizou a variedade Podarok Zaporozhye com o pólen de Veles. A combinação consiste no genótipo das passas da linha "pai" e na característica de resistência do grupo Rapture. Tsimus é uma abreviatura das letras iniciais das palavras que descrevem o sabor desta uva: cidra e noz-moscada. Este nome é perfeito para esta uva. As características da variedade Pisanka são em muitos aspectos idênticas às do Jubileu do viticultor V.N.Krainov, que ele criou em Novocherkassk. Eles têm descrições semelhantes de bagas, configuração de cluster e muito mais.
Descrição
Período de amadurecimento
Em termos de tempos de maturação, Tsimus pertence a variedades muito precoces. Amadurecimento da safra em 95-100 dias.
Cachos
Grande, cônico, menos frequentemente cilíndrico-cônico, ramificado, com frouxidão e densidade moderadas. Eles podem ser simplesmente impressionantes - pesando até 2 kg e mais pesados. Peso médio 800-1000 g.
Bagas
O peso médio de uma baga é de 5 G. Com os devidos cuidados, é possível o dobro do ganho de peso. O formato do fruto é oval, e a cor da casca macia e da polpa é branca, com brilho dourado no lado ensolarado.
A classe sem sementes desta variedade é IV, ao contrário, esta uva pode ser chamada de passa apenas condicionalmente. A presença ou ausência de sementes nas bagas é diretamente influenciada pelo seu tamanho e pelo clima na época da floração. As bagas pequenas consistem em polpa limpa, enquanto as maiores contêm até 2 sementes. São insípidos, macios e não causam sensações desagradáveis à mastigação. O teor de açúcar do suco de uva Tsimus é de 17-18% com uma leitura de acidez na faixa de 6-7 g / l.
Gosto
A polpa é carnuda e suculenta, com casca densa e fina. O paladar apresenta um aroma pronunciado de noz-moscada com notas cítricas.
Produção
As videiras frutíferas aparecem desde os primeiros botões. Até 3 inflorescências são amarradas a um broto.
Recursos crescentes
Aterrissagem
Ao determinar um local para o plantio de mudas, deve-se ter em mente que muito sol é necessário para o crescimento de Tsimus. É melhor não colocar a videira perto de edifícios e árvores ou perto de lençóis freáticos.
Os rebentos podem ser plantados duas vezes por ano: no outono e na primavera.
No outono, as uvas são plantadas a partir de outubro até o início da geada. O plantio da primavera é realizado no final da época das geadas, quando a temperatura se estabiliza.
Polinização
A flor é bissexual.
Poda
Os arbustos de videira são podados para aumentar a produtividade usando o método clássico, cortando de 8 a 12 olhos.
No primeiro ano de crescimento, os brotos não são podados. No segundo ano, você pode começar com a poda de outono, que antecede o inverno. Remova o excesso de brotos e folhas para evitar o congelamento do arbusto. Na maioria das vezes, a videira é cortada em um quarto. Na primavera, os ramos que morreram durante o inverno são cortados. Durante o verão (2-3 vezes por estação), os enteados são removidos.
O mato é formado, orientado pelo cálculo de 10-12 vinhas, localizadas a 1 m de altura. Isso é feito para formar 1-2 grandes aglomerados em cada rebento.
Vinhas fracas são removidas se necessário. Isso ajuda a distribuir corretamente o recurso do mato.
Rega
As variedades Kishmish têm uma necessidade especial de umidade. O volume médio de líquido consumido pela cultura é de 30 litros por semana.
Ao plantar em solos arenosos, a necessidade de água aumenta em 1,5 vezes.
A rega é necessária exclusivamente sob as raízes da planta.
2-3 semanas antes da colheita, irrigação leve do solo é usada em vez de rega abundante.
Durante a vindima, as uvas não são regadas.
A irrigação por gotejamento é considerada um dos métodos possíveis de irrigação.
Top curativo
No início da safra, para formação da massa verde do mato, os agricultores utilizam fertilizante nitrogenado e "Plantafol", agindo de forma clara de acordo com as instruções.
Ao longo da temporada, eles são alimentados com monofosfato de potássio, sulfato e sulfato de magnésio.
Ao aplicar fertilizantes, você precisa sentir a medida. O desenvolvimento de videiras superalimentadas diminui, o que afeta negativamente a produção e o estado da cultura como um todo.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As uvas Tsimus podem suportar até -23 C (requer abrigo). Para isolamento e proteção, os rebentos são cobertos com garrafas de plástico com 4 orifícios de ventilação. A videira é coberta com ramos de abeto para o inverno.
Doenças e pragas
A resistência à doença é média. O tratamento oportuno e as medidas preventivas resolverão os problemas sem perder a colheita.
O principal perigo para a cultura desta variedade é:
ácaros da aranha;
vespas;
larvas de besouro;
rolos de folhas.
Na primavera, logo no início da temporada, os pés de uva são tratados com uma mistura bordalesa.
As vespas são combatidas com armadilhas para insetos com adição de xarope de açúcar e clorofos. E também efetivamente fumigar a videira com fumaça, borrifar com vinagre e outros meios seguros para isso.
As raízes da cultura protegem das larvas dos besouros de maio ao cavar o solo perto dos arbustos. No processo, todas as larvas encontradas no local são removidas do solo.
Contra os ácaros e os rolos de folha, usa-se a pulverização com inseticidas, agindo claramente de acordo com as instruções.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os frutos ficam muito bem conservados (por vários meses) e transportados.
Visão geral da revisão
Zimus é interessante pelo seu período de maturação precoce, aspecto apetitoso e sabor harmonioso. Kishmish é considerado condicionalmente, ao contrário, é uma semente mole. Existe a possibilidade de que o tratamento com giberelina salvará as sementes das sementes, mas poucos agricultores decidirão por tais medidas.
A forma híbrida desta variedade de uva é cultivada em muitos campos e jardins. Com o cuidado adequado da colheita, é possível obter rendimentos consistentemente elevados de frutos silvestres suculentos e de sabor harmonioso.