- Autores: I.G. Pavlyuchenko, M.G. Chekmarev State Scientific Institution “Instituto de Pesquisa Científica de Viticultura e Enologia de toda a Rússia com o nome de EU E. Potapenko "Academia Agrícola Russa, Novocherkassk
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: Azul-marinho
- Gosto: específico, azedo
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 130-135
- Resistência ao gelo, ° C: -18
- Sinônimos de nomes: Escova quebradiça, pêra, preto, vinho preto, tsimlyansky
- Peso do cacho, g: 110-160
Muitos cultivam uvas em seus terrenos. Atualmente, diferentes variedades de bagas foram cultivadas, uma das quais é Tsimlyansky Black. Além de sua finalidade direta - comer e fazer vinho, a cultura protege perfeitamente do calor. As copas verdes são criadas a partir da videira, sob as quais é agradável relaxar no verão.
História de criação
Criadores I. G. Pavlyuchenko e M. G. Chekmareva na Instituição Científica Estadual “Instituto Russo de Pesquisa Científica de Viticultura e Enologia em homenagem a V.I. Ya. I. Potapenko ”desenvolveu uma nova variedade cruzando Plechistik e White Kokura. O trabalho foi realizado com base na Academia Agrícola Russa em Novocherkassk. A nova variedade foi batizada de Tsimlyanskiy Black.
Além do nome principal, as uvas são chamadas de:
Vinho preto;
Uma escova frágil;
Preto;
Grushev;
Tsimlyansky.
A nova variedade foi permitida para uso por jardineiros em 1959.
Geografia de distribuição
A variedade Tsimlyansky Black é cultivada nas regiões vinícolas de Kuban. Uvas deliciosas crescem na Península de Taman. A baga também cresce na região de Rostov - o vale do Don, no território de Krasnodar, na Crimeia, no norte do Cáucaso.
Descrição
Tsimlyansky Black é uma variedade de uva vermelha para fins técnicos. As folhas liradas têm formato de três ou cinco lóbulos com bordas pontiagudas. A cor é verde escuro com tonalidade acinzentada. Um arbusto com vigor médio. Pode atingir uma altura de 5 metros.
Período de amadurecimento
A estação de cultivo não passa de 135 dias. Tsimlyansky Black pertence às variedades intermediárias iniciais e os frutos amadurecem no final do verão.
Cachos
O formato do pincel é cilíndrico-cônico, médio-denso. Em média, o peso de um cacho varia de 110 a 160 gramas. O cacho repousa sobre uma perna fina e frágil e se quebra facilmente. Daí o nome Fragile Brush.
Bagas
A cor azul escura dos frutos dá a impressão de serem pretos. As uvas crescem para tamanho médio. O tamanho de uma baga é 13,3 x 13,1 mm. Uma fruta pesa 1,0-1,3 gramas. Na maioria das vezes arredondado, menos frequentemente ligeiramente oval. Cordão umbilical curto e agudo na forma de um espinho, não mais do que 1 mm.
Gosto
Sob a pele de densidade média existe uma polpa cartilaginosa com dois ossos em seu interior. O sabor é específico, azedo com um gosto aveludado de chocolate espinhoso. O teor de açúcar é de 210 g / dm3. Acidez 7,8 g / dm.
Produção
A videira amadurece bem. A porcentagem de rebentos frutíferos é de 70. O rendimento da variedade Tsimlyansky Black com boa tecnologia agrícola pode atingir de 40 a 60 centners / ha. Em uma região árida, o valor diminui para 30-45 c / ha. O fator de frutificação dos brotos é 0,6-1,0.
Recursos crescentes
Tsimlyansky Black está desenvolvendo ativamente com boa iluminação e suporte. As uvas têm medo de correntes de ar, por isso é preciso escolher um local com menos influência dos ventos do norte.
Aterrissagem
A nova cultivar prefere solo rico em oligoelementos e solo solto. A melhor opção é solo argiloso arenoso. As covas são feitas a uma profundidade de até 80 cm. O húmus deve ser colocado no fundo. A distância entre os arbustos deve ser deixada no mínimo 1,5 metros.
Polinização
O tipo de flor é bissexual. Para aumentar a polinização, é recomendável plantar a variedade autóctone (aborígene) Plechistik ao lado da uva Tsimlyansky Black.
Poda
A poda regular de 5 botões todos os anos é importante. Nesse caso, a bucha recebe a forma correta.
Rega
Esta variedade apresenta altas taxas de resistência à fumaça e gás. A planta resiste facilmente ao calor e à seca. Nessas condições, o teor de açúcar está aumentando mais rápido. A rega é realizada na primavera e no outono para proteger as raízes do congelamento:
no primeiro ano de plantio, as mudas são regadas à noite uma vez por semana de 5 a 20 litros por arbusto;
após um mês, a rega é reduzida para uma vez a cada duas semanas;
depois que as bagas amadurecem, a rega é interrompida e o solo é umedecido no final do outono.
Top curativo
Tsimlyansky Black requer fertilizantes minerais e orgânicos. Os minerais simples incluem nitrato de amônio e sal de potássio. O complexo é nitrophoska. Você pode usar fertilizantes complexos prontos especiais para uvas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade Tsimlyansky Black pode resistir a geadas de até -18 ° С. Em temperaturas mais baixas, cubra a planta e crie outra camada de neve por cima. Se o sistema radicular sofrer de geada, no futuro as uvas perderão seus botões.
Doenças e pragas
As uvas Tsimlyansky Black são fortemente afetadas pelo míldio. Tem uma fraca resistência ao oídio. Portanto, é imprescindível a realização de um conjunto de medidas de prevenção às doenças dessa cultura.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os vinhos elaborados com a variedade Tsimlyansky Black podem ser armazenados em barricas por cerca de 2 anos. Com este método de armazenamento, o vinho fica melhor. Devido ao alto teor de açúcar das uvas desta variedade, são criados blends com variedades mais ácidas.
Visão geral da revisão
A uva Tsimlyansky Black é uma das melhores variedades de vinho, mas é exigente de cuidar. Sujeito a todas as condições para um bom atendimento e medidas de prevenção de doenças, trará uma grande colheita.O sabor do vinho feito a partir desta casta não se compara a nenhum outro. Todos os esforços para cultivar uvas Tsimlyansky Black serão recompensados com uma rica colheita.