- Autores: Turquia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: verde amarelado, bronzeado
- Gosto: moderadamente doce, com um peculiar sabor herbáceo
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 131
- Resistência ao gelo, ° C: -15
- Sinônimos de nomes: Heinovy, Genueser weisser, Fehér tökszőlő, Chaus branco, Chaus
- Peso do cacho, g: 240-350
A uva Chaush, como o nome sugere, foi desenvolvida na Turquia. Mas na prática doméstica, pode ser usado amplamente. Você só precisa estudar adequadamente as sutilezas e nuances do aplicativo, descobrir o quão bem sucedido é o resultado.
História de criação
Essa variedade de mesa apareceu na Ásia Menor por muito tempo. Chaush é conhecido pelo menos desde o século XIX. A autoria exata do desenvolvimento é desconhecida e também não está estabelecido se a seleção direcionada foi realizada uma vez ou se é um acaso. Apesar de sua longa história, a cultura ainda tem um certo significado.
Geografia de distribuição
A variedade Chaush é usada em quase todas as áreas da Península da Crimeia. No entanto, concentra-se principalmente na região de Alushta e nas proximidades de Balaklava. Também é cultivado no exterior - na própria Turquia, na Grécia, na Bulgária, na Romênia. Também há informações sobre o cultivo dessas uvas ao longo da costa mediterrânea. Mas em outras partes, é usado muito menos.
Descrição
Esta variedade tem muitos sinônimos - Chaus, Heinovy, Genuiser weisser, Chaush white, Feger Tökselö, Genueser weisser, Feher tokszolo. A planta é caracterizada por folhas grandes e grossas do tipo quíntuplo. Mesmo em áreas áridas, a uva Chaush tem um crescimento forte, que se distingue pelo amadurecimento total precoce da videira. As dificuldades podem estar associadas à manutenção de condições térmicas ideais e outras condições.
Período de amadurecimento
Chaush é uma uva precoce. O período de maturação aproximado é de 131 dias. A colheita geralmente ocorre na segunda quinzena de agosto.
Cachos
Os pincéis de Chaush vêm em formas indefinidas e cilíndricas-cônicas. A ramificação frequente é característica. As uvas no cacho são colhidas frouxamente. O peso de uma videira com colheita chega a 0,24-0,35 kg. A desvantagem é o risco de ervilhas.
Bagas
Peculiaridades:
cor verde-amarela;
a presença de sementes (2-3 sementes por 1 uva);
comprimento 2,2-2,5 cm;
largura 1,8-2,2 cm;
oval ou semelhante a ovo;
casca coberta com ameixa espessa.
Gosto
Chaush é moderadamente doce. Ele tem um sabor herbáceo bem marcado. O teor de açúcar da fruta é 150 g / dm³. Os provadores deram a esta variedade uma avaliação de 7 a 8 pontos.
Produção
A colheita é muito decente - pode chegar a 112 centners por 1 hectare de vinha. Mas muito depende das condições climáticas e da habilidade dos viticultores. Em condições desfavoráveis, a fertilidade pode cair para 30 centners. Há informações de que às vezes chega a 200 centners. A polinização é o fator decisivo em muitos casos.
Recursos crescentes
As uvas Chaush dão 54% dos rebentos frutíferos. Em cada um desses rebentos, uma média de 1,4 trepadeiras são formadas. A planta precisa de insolação intensiva e irrigação decente. Solos franco-arenosos e arenosos são recomendados para o plantio. É importante que o solo aqueça bem.
Aterrissagem
Na estepe e no sopé da rica terra, 2 m são deixados entre os arbustos. Terreno leve comum implica uma lacuna de 1,75 m. No solo esquelético da costa sul da Crimeia, a distância é reduzida para 1,5 m. Os espaçamentos entre linhas são padrão e sempre inalterados. Use treliças altas o suficiente; o material de plantio é retirado estritamente dos brotos mais produtivos de arbustos frutíferos.
Polinização
As variedades polinizadoras são Shasla e Saperavi. O desembarque junto com eles é realizado em uma etapa de 2-3 filas. Em caso de chuvas fortes, recomenda-se a polinização artificial com pólen das mesmas variedades. Caso contrário, o pólen da uva selvagem pode servir como um substituto.
Poda
A videira geralmente deve ser aparada usando uma técnica média. Com esta abordagem, restam 6-8 olhos. Às vezes, uma poda longa é realizada, deixando 8-10 olhos. Com o tempo, a poda longa é realizada cada vez com mais frequência, porque os rebentos mais distantes da vinha original são os mais férteis.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As uvas Chaush podem hibernar em temperaturas de até -15 graus. A resistência à geada na primavera é baixa. Portanto, mesmo nas áreas principais, a cobertura do trabalho é imprescindível. Em regiões mais ao norte, diferentes variedades são necessárias.
Doenças e pragas
Aqui, a situação é a seguinte:
forte exposição ao mofo;
alto risco de infecção com oídio;
infecção por mofo cinzento é muito provável;
a variedade é tolerante à filoxera de raiz, suscetível a folhas;
pragas de insetos específicas não são descritas, todas as que invadem outras variedades são perigosas.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
O transporte da fruta Chaush é quase impossível. O processamento da colheita em vinho ou suco não é prático. É melhor guardá-lo na geladeira. Na maioria dos casos, toda a colheita é consumida rapidamente. Além do consumo in natura, essas uvas podem ser utilizadas para fazer passas ou compotas.