- Autores: Pavlovsky Evgeny Georgievich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Preto
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Sinônimos de nomes: Antracite
- Peso do grupo, g: 600-800
- Tipo de flor: bissexual
- Descamação: Não
Um híbrido de frutos grandes e despretensiosos com alta resistência à geada tornou-se o favorito entre os jardineiros em muitas regiões do nosso país. A sua boa aclimatação com tecnologia agrícola adequada permite que a casta enfeite a mesa com os seus belos cachos de suculentos frutos silvestres.
História de criação
O autor da variedade de uva de mesa Charlie (sinônimo Antracita) é o criador nacional Pavlovsky Evgeny Georgievich, que tem colaborado com VNIIViV eles. Ya.I. Potapenko. Seguindo as instruções do instituto de pesquisa, Pavlovsky testou muitas variedades em seu site por muitos anos de cooperação. Charlie foi o resultado do cruzamento de duas variedades Nadezhda AZOS e Victoria. Nesse dueto, Victoria é uma companheira mais sênior, sua aparição caiu em meados do século XX. Nadezhda AZOS é um pouco mais jovem, a sua data de nascimento é os anos 80 do mesmo século.
Geografia de distribuição
O descendente dos famosos progenitores foi testado em condições amenas no sul da Bielo-Rússia. No entanto, ter nascido em um clima quente não o impediu de dominar latitudes temperadas, e ele se apaixonou por jardineiros em quase todas as regiões da Rússia, sem contar o Ártico. Embora quem sabe, muito provavelmente, na estufa de alguém, ele se aqueça sob os raios do sol artificial e dote os proprietários não apenas com vitaminas, mas também com sucos e vinhos maravilhosos.
Devido a qualidades como resistência a geadas e doenças, a geografia de distribuição de Charlie cobre quase todas as zonas climáticas e regiões do país:
- tropical;
- subtropical;
- moderado.
A enumeração das regiões desenvolvidas pelas uvas Charlie ocupará muito espaço. Aqui estão apenas alguns deles:
- Altai e Adygea;
- Buriácia e Calmúquia;
- Daguestão e Carélia;
- Krasnodar e Krasnoyarsk;
- Regiões de Astrakhan e Irkutsk.
Esta é apenas uma pequena parte do habitat de Charlie. Como pode ser visto pela diversidade geográfica das regiões, sua vitalidade permitiu expandir sua área de cultivo a quase todo o território da Federação Russa.
Descrição
A variedade de mesa Charlie é caracterizada pelo vigor médio dos arbustos com vinhas poderosas amadurecendo ao longo de todo o comprimento. Os arbustos são propensos a ramificar - mesmo as plantas jovens são capazes de dar vida a até 40 brotos com boa vitalidade. A folhagem e os rebentos são pintados com um rico esquema de cores verdes. A variedade tem excelente apresentação e transportabilidade.
Folha de tamanho médio, cinco lobada, ligeiramente pubescente, com dissecção média. A superfície enrugada é coberta por uma fina malha de veias. As qualidades organolépticas são mais pronunciadas em áreas com um curto período de verão. A incrível vitalidade da variedade permite que ela se recupere rapidamente de lesões durante geadas, chuvas, ventos fortes. Com tecnologia agrícola de alta qualidade, o arbusto consegue agradar ao proprietário já no segundo ano, dando-lhe até 4 cachos de uvas varietais de alto grau.
Período de amadurecimento
Os criadores classificam a variedade como precoce ou meio precoce, pois o período de maturação é de 105-115 dias, dependendo da zona climática de crescimento. A maturação total do pincel ocorre no início ou em meados de agosto, embora seja necessário lembrar que os bagos adquirem uma cor rica um pouco antes da maturação real.É tudo uma questão de característica da variedade - leva muito tempo para ganhar teor de açúcar e, se você der tempo, os indicadores sobem para 22 por cento.
Cachos
A variedade quase não tem ervilhas, todos os bagos são uniformes em tamanho, firmemente presos ao galho. Pincéis médios-moles grandes têm formato cônico, mas podem ter contorno irregular, o comprimento é de até 40 cm. O peso médio de uma mão é mantido em torno de 600-800 gramas, mas um quilo e meio a dois quilos não são raros e campeões. Os grandes cachos também proporcionaram boas condições.
Bagas
Frutos carnudos com casca densa e polpa suculenta são coloridos em paleta preta e rica em azul escuro. A forma da baga é oval, o tamanho é grande e o peso é de 7 a 10 gramas. O número de grãos é limitado - não mais do que 3 peças.
Gosto
O sabor é harmonioso, a pontuação em um sistema de dez pontos é 8,4. Nem todo mundo gosta do sabor quase imperceptível da erva-moura, mas, segundo os especialistas, ela desaparece depois que o arbusto atinge os três ou quatro anos de idade. Alguns jardineiros dizem que se você deixar os cachos pendurados na videira, o gosto vai embora. Alguns veem isso como uma dependência direta da composição do solo. Em suma, nem sempre a "erva-moura" se manifesta, mas muitas pessoas usam essa variedade apenas para fazer vinho.
Produção
Um arbusto adulto dá até 20 quilos de frutas excelentes. Rendimento futuro - 140 centners por hectare.
Recursos crescentes
Os bons rendimentos e o cultivo bem-sucedido da videira dependem diretamente do plantio adequado e da adesão às práticas agrícolas. Cada broto forma até 7 escovas, mas recomenda-se deixar no máximo 2, caso contrário o arbusto ficará sobrecarregado, e a colheita nem sempre atinge a maturação técnica e fisiológica.
Aterrissagem
O plantio de mudas é realizado no início da primavera ou final do outono (abril-maio, outubro-novembro), durante a ausência de fluxo de seiva. Situada em zonas soalheiras, protegida do vento, evitando solos pantanosos, afastada de culturas que requeiram regas regulares abundantes.
Polinização
A floração bissexual de uvas permite que você faça sem polinização adicional.
Poda
A tendência do arbusto a brotar, levando ao engrossamento, torna necessária a realização de 3 podas anuais: na primavera, verão, outono. Na primavera, retire galhos fracos e danificados, no verão - enteados, no outono - olhos extras.
Rega
Rega moderada seis vezes ao longo de ranhuras anulares com uma profundidade de 20 centímetros, de acordo com as taxas de consumo - 14-15 litros por arbusto.
Top curativo
Uma videira poderosa requer fertilização regular com fertilizantes orgânicos e minerais. O curativo de cobertura é aplicado nas ranhuras a uma profundidade de 30 cm, a distância do tronco é de pelo menos 40 cm.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Apesar de sua excelente tolerância a baixas temperaturas, em latitudes temperadas, a variedade precisa de abrigo para o inverno. Para isso, a videira é retirada da treliça, dobrada ao solo e polvilhada com terra trazida ou retirada das fileiras. É impossível tirar solo debaixo do arbusto - as raízes ficarão desprotegidas.
Doenças e pragas
A variedade é resistente a várias doenças, como o oídio e oídio, quase não é afetada pela podridão, antracnose e clorose. No entanto, precisa de prevenção, como todo tipo de uva. Este é um tratamento antifúngico. Os pássaros pertencem aos frutos desta variedade com grande reverência, portanto, muitos jardineiros os cercam com uma rede de malha fina que serve de barreira para os gourmets emplumados. As vespas são pulverizadas com preparações inseticidas.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A variedade não perde qualidades comercializáveis e organolépticas por muito tempo, fica perfeitamente armazenada em câmara fria, portanto deve ser vendida mesmo em regiões distantes das áreas de cultivo.
Visão geral da revisão
A julgar pelos comentários, mesmo um arbusto "carregado" é capaz de prolongar a maturação técnica e fisiológica com bom teor e sabor de açúcar. Infelizmente, muitas pessoas têm uma atitude negativa em relação ao sabor da erva-moura, mas isso não interfere no cultivo de uma variedade para fazer vinho. A maioria dos jardineiros nota as qualidades decorativas de Charlie.