- Autores: EU E. Potapenko, A.I. Potapenko, L.I. Proskurnya (VNIIViV em homenagem a Ya.I. Potapenko)
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: Preto
- Período de amadurecimento: média
- Período de amadurecimento, dias: 135
- Resistência ao gelo, ° C: -30
- Peso do cacho, g: 110-149
- Produção: 124-188 c / ha
- Tipo de flor: bissexual
- Avaliação da degustação de vinhos, pontos: 7,5
A variedade Bruskam, bem conhecida dos enólogos profissionais, pertence à subespécie técnica da uva. Quando os criadores foram criados, a tarefa de obter uma planta resistente aos efeitos negativos do clima e outros fatores externos foi alcançada. Bruskam tornou-se bastante popular entre os viticultores privados.
História de criação
Barras obtidas pelo cruzamento das uvas Bruskovatenky x Vitis amurenzis no Ya. I. Potapenko VNIIViV. Foi anunciado pela primeira vez em 1970, mas a variedade só apareceu no registro estadual em 1994.
Descrição
As uvas são de tamanho médio, com o número de brotos de frutificação na faixa de 85-90%. O mato é lindo, com até 1 m de altura, com folhas grandes de cor verde suculenta. A videira é castanho-bege. As plantas têm um sistema radicular desenvolvido, enraízam-se de forma fácil e rápida num novo local.
Período de amadurecimento
O Bruskam atinge a maturidade técnica em 135 dias. Já em agosto, os bagos estão coloridos, mas precisam de mais tempo para atingir a maturação completa. A coleta é realizada a partir da 2ª década de setembro.
Cachos
Os cachos no arbusto são densos, de formato cilíndrico-cônico, pesando 110-149 g, cada um com uma asa pronunciada e uma perna de comprimento médio.
Bagas
A uva dá frutos de tamanho médio com casca preta. A polpa é suculenta por dentro, sem gosto de uva silvestre. A baga tem formato redondo, pesando 1,6 g. Há uma flor de ameixa fosca na casca.
Gosto
Os vinhos de Bruskam recebem uma classificação de degustação de 7,5 pontos. Seus frutos não são comidos, são utilizados exclusivamente como matéria-prima para o processamento. O teor de açúcar é de 210-220 g / dm3, a acidez é de 9,1-11,6 g / dm3.
Produção
Dependendo das condições de cultivo, até 124-188 kg / ha são colhidos. A variedade é considerada uma variedade de alto rendimento; agrupamentos de sinais podem ser esperados até 2 anos a partir do momento do plantio.
Recursos crescentes
Bruskam é uma variedade bem adaptada ao cultivo em diferentes zonas climáticas. Não requer praticamente nenhum cuidado especial. Ao crescer, o número de cachos é regulado. A variedade não tem tendência para ervilhas. Tolera bem o calor e os períodos de seca, sem sinais de murcha.
Aterrissagem
As barras podem ser plantadas com mudas ou plantas independentes já prontas em viveiros. A distância entre os buracos é mantida na faixa de 1,5 m ou mais, o espaçamento entre linhas é deixado em 3 m. Esse esquema de plantio permitirá que as plantas não sofram um déficit de luz solar. Para o cultivo de uvas desta variedade, solos de floresta ou chernozem com alto teor de potássio e fósforo, húmus, solto e fértil são bem adequados.
Polinização
As flores são bissexuais, a polinização ocorre naturalmente. Não é necessário plantar outras uvas nas proximidades.
Poda
Não mais que 8 olhos são deixados na videira durante a poda. A normalização das cargas nos primeiros anos é obrigatória. Deixar cerca de 2 cachos para um rebento frutífero, posteriormente esta quantidade pode ser aumentada. A carga máxima na videira não deve ultrapassar 3 kg, caso contrário, afetará o teor de açúcar dos frutos.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade foi adaptada com sucesso para crescer em zonas climáticas com uma queda nas temperaturas atmosféricas de até -30 graus. O abrigo para o inverno não é necessário para ele quando cultivado em uma cultura de haste alta.
Doenças e pragas
A variedade possui alta resistência ao míldio - ao nível de 1 ponto. Ele também é fracamente suscetível a outras doenças fúngicas. Os tratamentos preventivos são opcionais, mas podem ser necessários durante os períodos de chuvas fortes.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As bagas não estão sujeitas a armazenamento de longo prazo após a remoção do arbusto. Eles são reciclados imediatamente. Com a retirada tardia do arbusto, pode haver aumento do teor de açúcar, murchando os bagos. Com o armazenamento prolongado, os frutos começam a rachar.
Visão geral da revisão
Segundo os proprietários, a Bruskam pode ser considerada uma das variedades mais atraentes para a vinificação privada. O material resultante é freqüentemente comparado com o mais famoso Cabernet Sauvignon, indicando que sua qualidade, se inferior a de seu irmão eminente, não é muito. A aparência dos cachos também foi muito apreciada, e as folhas são recomendadas para o dolma: são macias, sem aspereza excessiva. Os proprietários concordam que o Bruskam é totalmente compatível com o nível de resistência a doenças declarado pelos criadores: mesmo os iniciantes na viticultura dificilmente precisam lidar com eles.
Das deficiências da variedade, há alguma discrepância nas datas de amadurecimento dos bagos nos arbustos. Mesmo dentro de um ano do plantio, o intervalo é de até 7 dias. O ganho de açúcar também é bastante lento: até 3-4 semanas. É mencionado que as vespas não demonstram muito interesse por bagas, mas os arbustos com colheitas maduras têm de ser protegidos das aves com redes.