- Autores: Krainov Viktor Nikolaevich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 125
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Peso do grupo, g: 1000-2000
- Tipo de flor: bissexual
Todos os anos, os criadores desenvolvem novas variedades cultivadas de uvas selvagens. Esses desenvolvimentos permitem criar bagas mais saudáveis, grandes e saborosas. Cada variedade tem suas próprias qualidades e aparência.
História de criação
Na região de Rostov, por volta dos anos 2000, a uva Bogatyanovsky foi cultivada por um criador popular. Por meio da polinização cruzada de duas variedades de uvas, o criador V.N.Krainov criou um verdadeiro orgulho que foi amado por muitos jardineiros. Esta uva tem o nome da região em que apareceu. Das qualidades parentais de Radiant Kishmish e Talisman, o híbrido interespecífico tirou a resistência ao clima instável, amadurecimento rápido e sabor excelente.
Descrição
Uma planta vigorosa é cultivada de várias maneiras. Pode ser propagado por raízes, estacas ou com o porta-enxerto de outro arbusto. A força dos rebentos permite resistir a grandes cachos de uvas. Apesar da abundância de frutos, mais de 90% dos bagos amadurecem completamente.
As inflorescências verdes claras em uma planta cultivada começam seu desenvolvimento em junho. Até 3 inflorescências são formadas em um ramo. As bagas começam a se formar algumas semanas após o inchaço. As placas de folha de uva são divididas em 5, com menos frequência em 3 lóbulos. Existem dentículos ao longo das bordas. A cor das folhas é verde intenso.
As uvas brancas são classificadas como uma variedade de mesa. Devido à sua alta taxa de crescimento e rica colheita, você pode obter muito suco dela. Portanto, o híbrido é excelente para a produção em larga escala de vinhos e sucos.
A variedade Bogatyanovskiy é capaz de se regenerar rapidamente. Vinhas e frutos danificados são restaurados sem intervenção humana. Frutos rachados secam rapidamente e não têm tempo para apodrecer. Novas flores são formadas a partir de botões para substituição. Alta densidade de frutas resiste ao transporte de longo prazo. Ao mesmo tempo, eles mantêm sua aparência fresca e comercial.
Período de amadurecimento
As uvas amadurecem cedo. Após 125 dias a partir do momento do plantio, os cachos maduros podem ser colhidos. A colheita está pronta para a colheita em agosto-setembro.
Cachos
A forma cônica de um cacho de uvas Bogatyanovskiy de densidade média resiste até 2 kg de bagas. Existem clusters curtos e longos. Em casos raros, eles são expostos a ervilhas. Os pincéis cedem com o peso da fruta, ficam mais soltos, mas os bagos não se esfacelam.
Bagas
Os frutos de uma planta híbrida são grandes. Em média, uma baga pesa 15 g, em alguns casos - até 18 g. As bagas maduras contêm até 20% de açúcar e cerca de 7% de acidez. No lado ensolarado, os frutos costumam ser bronzeados, adquirindo uma tonalidade avermelhada. As próprias bagas são ovóides, de um amarelo brilhante. Durante o amadurecimento, a cor varia do marrom dourado ao rosa pálido, que está presente na variedade original - Kishmish.
Gosto
A combinação de acidez e açúcar nos bagos confere à polpa um agradável sabor adocicado com notas ácidas. Tem um aroma de noz-moscada. A pele densa é bastante fina. Quando mordido, ele tritura, mas não é sentido nos dentes.
Produção
As uvas Bogatyanovskiy dão frutos fortes, o que requer o processamento da planta para o amadurecimento uniforme da safra. Não mais do que 40 cachos podem ser cultivados por temporada, até três inflorescências projetam-se em um galho. Se não restarem mais do que 8 olhos em uma videira, a safra pode ser colhida até 15 kg.
Recursos crescentes
A variedade Bogatyanovsky requer maior atenção e cuidado cuidadoso. Os arbustos são cultivados em uma cultura de cobertura. O plantio em uma área ensolarada acelera o desenvolvimento dos brotos. As mudas são plantadas afastadas, evitando a sobreposição. A irrigação no meio do verão ajudará a evitar rachaduras nas bagas. Para fortalecer a videira, é necessário um suporte para que a planta não se quebre por causa de colheitas fortes e folhagens. É imprescindível remover olhos extras para o correto desenvolvimento dos cachos - deve haver 35-45 deles em uma videira.
Aterrissagem
As uvas de mesa são plantadas na primavera em uma cova rasa. No fundo, é necessário preencher uma camada densa com uma mistura de brita, areia e tijolo britado. Um longo tubo é instalado no fundo do poço, o solo é coberto com minerais (sal de potássio, fosfato) e uma mistura fértil de esterco, terra de húmus e turfa. Na base das plantas, as vinhas são cortadas e plantadas com as raízes a sul. Os arbustos são amarrados a um suporte para posterior germinação. Coberto com terra preta e derramado abundantemente com três baldes de água quente. Solo bem preparado permite não usar fertilizantes no primeiro ano da planta. Da aridez, o solo é coberto por uma película.
Polinização
O híbrido reprodutor tem uma flor bissexual. O desenvolvimento não requer o plantio de outras variedades próximas a si, uma vez que é polinizada por conta própria.
Poda
O processamento da planta é realizado no outono antes do abrigo para o inverno. Corte os galhos em excesso, prepare o arbusto para a próxima colheita. No primeiro ano, a planta se desenvolve sem tratamento. Para a segunda temporada, vários brotos são deixados, cada um com 3 olhos. No terceiro ano e no seguinte, a planta fica com até 4 brotos e o comprimento da videira é preservado.
Cada filmagem não deve ter mais de 25 olhos em climas quentes. Em clima frio - até 8 olhos. A carga total na bucha não deve exceder 45 olhos. Os jardineiros recomendam cortar os brotos perto do solo, pois são menos polinizados.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Sem prejudicar as bagas, a planta cultivada pode resistir a geadas de até -23 graus. Para o inverno, o abrigo não é necessário apenas para regiões quentes.
Em meados de outubro, as vinhas estão cobertas com materiais densos - é assim que a espécie Bogatyanov sobrevive às geadas e novamente se agrada com uma colheita abundante para o próximo ano.
Doenças e pragas
As uvas são resistentes a doenças, mas requerem atenção. A variedade é mais resistente do que outras:
- a mofo;
- oídio;
- podridão cinzenta;
- oídio.
Para doenças infecciosas e insetos, o tratamento é realizado duas vezes - no início da primavera e no outono, quando as folhas caem. Para este processo, recomenda-se uma solução agroquímica suave, especialmente preparada para culturas frutíferas e hortícolas.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas Bogatyanovsky têm uma vida útil longa devido ao alto teor de açúcar. Os cachos cultivados no lado sul duram mais.