- Autores: Eger OSV (Hungria)
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: amarelo verde
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 130
- Resistência ao gelo, ° C: -25
- Sinônimos de nomes: Egri csillagok 40
- Peso do cacho, g: 90-120
- Tipo de flor: bissexual
A casta Bianca é sem dúvida uma joia entre as castas técnicas. É caracterizada por altos rendimentos e cuidados pouco exigentes. Com um mínimo de custos de mão de obra, é usado com sucesso para criar uma variedade de bebidas alcoólicas de alta qualidade.
História de criação
Bianca é uma variedade reprodutiva de origem húngara. A primeira menção a esta espécie apareceu em 1963. O nome adicional desta variedade é Egri chillagok 40. A cultura híbrida é obtida pelo cruzamento de duas variedades de uvas populares - Villard blanc e Chasselas bouvier. Os arbustos com rebentos densos apresentam um crescimento moderado.
Geografia de distribuição
O clima mais adequado para o cultivo de Bianchi é o território das regiões do sul da Ucrânia, Bielo-Rússia e Federação Russa. No sul, a Bianca é cultivada sem o uso de abrigos, utilizando-se para o preparo de bebidas inebriantes. A vindima não é pior nas regiões centrais dos mesmos países, mas não sem alguns esforços, contribuindo para a melhor adaptabilidade da cultura termofílica devido às condições climáticas mais frias.
Descrição
Os arbustos altos desta variedade são muito raros. Normalmente, eles são encurtados. A videira Bianchi é bem desenvolvida, densa, resiste a uma boa colheita. Placas de folha arredondada com 5 lóbulos verdes profundos. Os arbustos parecem muito decorativos e são freqüentemente usados em terrenos paisagísticos.
Período de amadurecimento
A variedade é caracterizada pelo amadurecimento precoce. A recolha dos cachos inicia-se após 130 dias do período vegetativo, ou seja, do final de julho e início de agosto nas regiões da zona sul, no auge de agosto - na zona centro.
Cachos
Aglomerados cilíndricos de densidade média, atraentes, pequenos. Em média, um pincel pesa 90-120 g, mas também existem espécimes mais pesados. Portanto, o cuidado cuidadoso com o plantio aumenta esse número para 0,5 kg, mas isso requer custos e esforços significativos.
Bagas
Os frutos são de tamanho médio, pesando 1,5-2 g, de formato redondo ou ligeiramente oval. Sob a pele fina, mas densa, de cor amarelo-esverdeada, polpa suculenta. À medida que os frutos amadurecem, eles adquirem um tom âmbar.
Gosto
Na boca é harmonioso, encorpado, encorpado, com um final de boca pronunciado a amêndoa. O sabor também pode ter uma tonalidade floral mel sutil. A polpa é carnuda e suculenta, mesmo aquosa, contendo até 3 pequenos ossos moles. O teor de açúcar do suco é de 20-28% com uma acidez de 7-9 g / l. A safra colhida algumas semanas depois é caracterizada pela baixa acidez - no nível de 3-5%.
Produção
A taxa de frutificação é de 90-100%. O cuidado oportuno e o clima favorável permitem que você colete até 20 kg de bagas em 1 arbusto, em 1 hectare de terra o rendimento chega a 200 centners.
Recursos crescentes
Bianca não requer cuidados específicos. Para obter uma safra generosa e de boa qualidade, basta seguir os padrões agrícolas usuais.
Aterrissagem
Se o plantio está planejado para o período de outono, você precisa se concentrar nos primeiros dias de outubro. A videira sinaliza o momento certo ao soltar as folhas. Para o plantio da uva Bianca, considera-se que o local mais adequado é uma colina. Esta variedade não gosta de solos com umidade excessiva e prefere uma boa iluminação na ausência de correntes de ar. O solo necessita ser fértil e leve, com acidez neutra ou baixa, com bom nível de aeração. O solo ácido precisa aumentar a permeabilidade à umidade, fertilizando com giz, farinha de dolomita e cal, e arenitos - em matéria orgânica apodrecida.
Polinização
O tipo de flor é bissexual.
Poda
Os arbustos são podados com a chegada da primavera até 30-40 brotos e no outono, livrando-se das vinhas inutilizáveis e danificadas. O excesso de folhas também está sujeito a remoção para melhor acesso de UV às escovas e aumento da ventilação para excluir doenças fúngicas e mofo. Recomenda-se aparar até 3-4 olhos. Os arbustos precisam de racionamento de carga.
Rega
As uvas Bianca têm uma boa resposta de rega. O alagamento e a flacidez do solo ao redor dos arbustos não são permitidos. Ao determinar o tempo de irrigação, é necessário levar em consideração as condições da superfície do solo. A secagem completa é um sinal de rega. Dependendo do clima, cada arbusto precisa de 7 a 10 litros de água morna. A introdução do líquido é feita em um orifício próximo à planta.
O cultivo de muitos arbustos envolve o uso de um método de irrigação de valas ou irrigação por gotejamento. A rega das uvas pára na altura da floração e 18-20 dias antes do início da vindima. O solo úmido é coberto com cobertura morta para reter a umidade e prevenir a germinação precoce de ervas daninhas.
Top curativo
As plantas precisam de fertilizantes três vezes por temporada:
fosfatos e compostos com potássio na primavera;
fertilizantes nitrogenados antes do início da estação de crescimento;
superfosfato ou sulfato de amônio no outono, antes do inverno.
E também a cinza de madeira é usada como fertilizante, que nutre o sistema radicular e evita o desenvolvimento de infecções.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A cultura se distingue pela boa resistência à geada. Tolera temperaturas tão baixas quanto -25 C. Portanto, é adequado para o cultivo em regiões localizadas no norte.
Nas realidades do clima do sul, os arbustos adultos que atingiram a idade de três anos não precisam de abrigo. As plantas jovens e aquelas que crescem na faixa do meio devem ser cobertas. Para isso, folhas caídas, filme, ramos de abeto ou fibra de vidro são adequados.
Doenças e pragas
A variedade distingue-se pela resistência média aos danos por oídio da forma presente e falsa. Raramente adoece com filoxera e outras doenças características das uvas. Bianca apresenta maior risco de infecção por fungos alternaria. A variedade se distingue pela capacidade de autorreparação, por ter estado doente ou congelando. E também existe a possibilidade de danos às frutas por vespas e pássaros. As bagas precisam de medidas de proteção contra ataques de pássaros e pragas que picam.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A colheita é feita com tesoura. Pincéis maduros são cuidadosamente cortados e enviados para armazenamento em caixas de madeira, espalhando-se no fundo em camada fina e polvilhando os cachos com serragem. Bagas de casca fina não são adequadas para armazenamento a longo prazo. É necessária uma implementação ou processamento imediato.
Visão geral da revisão
O consumo regular de uvas Bianca na alimentação tem um efeito geral de fortalecimento e rejuvenescimento do corpo humano. Tem um efeito positivo na qualidade e aparência da pele, cabelo e placas ungueais.
A Bianca é considerada uma das melhores castas de vinho, cultivada com sucesso por viticultores privados e à escala industrial.
As uvas desta casta são amplamente utilizadas para a preparação de bebidas de alta qualidade com vários envelhecimento: vodka de uva de alta qualidade, vinhos meio-doces e variedades dry blend com um delicado aroma a mel e conhaque com sabor a amêndoa e sabor residual a baunilha.
Além disso, as frutas são indicadas para complementar sobremesas, como componentes de sucos mistos. Folhas jovens de uva são incluídas em chás gourmet.