- Autores: V.V. Zagorulko
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: amarelo
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 105-100
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Peso do grupo, g: 700
- Tipo de flor: bissexual
- Densidade do grupo: médio
As uvas Bazhena são um híbrido precoce com grandes cachos e frutos grandes. Esta espécie se distingue por sua produtividade, despretensão e incrível tamanho de baga. Produtores experientes se apaixonaram por Bazhena por sua bela apresentação. O novo híbrido é tão popular entre os produtores de vinho amadores. Os luxuriantes arbustos de uvas de Bazhena deliciam-se não só com uma doce colheita, mas também servem de decoração para um jardim ou uma casa de veraneio.
História de criação
Um novo híbrido foi criado na Ucrânia pelo criador Zaporozhye Vitaly Vladimirovich Zagorulko. O autor criou muitos híbridos e variedades com sucesso. A variedade Arcádia dotou Bazhena de uma aparência chique, sabor maravilhoso e alto rendimento. E o Dom de Zaporozhye transmitia maturação precoce, resistência e resistência a doenças e pragas.
Geografia de distribuição
As uvas são cultivadas com sucesso não apenas na Ucrânia, mas também na Rússia central, na Sibéria, no Extremo Oriente e nos Urais.
Descrição
O sabor e o aroma harmoniosamente agradáveis permitem obter vinhos aromáticos, compotas, compotas e sumos de uvas.
Em um arbusto Bazhena, muitos cachos de uva com frutos grandes podem amadurecer. Uma baga é em média igual ao tamanho de um ovo de pombo.
Período de amadurecimento
Uma variedade de uva madura permite que os bagos amadureçam em 3,5 meses. Na região Sul, a colheita começa na primeira quinzena de agosto. Em regiões mais severas, a baga amadurece apenas em meados de setembro.
Cachos
Os aglomerados de Bazhena são grandes e têm uma forma de cone alongado. O comprimento da escova pode chegar a 40 centímetros, e o peso médio é de 700 ga 1 kg.
Em condições climáticas favoráveis e cuidados adequados, o peso de um cacho pode chegar a 2 quilos.
Bagas
Os frutos são muito grandes, alongados e ligeiramente alongados na ponta. O comprimento da baga é ligeiramente superior a 4 cm, a largura é de 2,4 cm e o peso médio é de 12 g, mas há bagas que pesam de 18 a 20 g.
A cor da casca é amarela, mas pode mudar de verde leitoso para verde claro brilhante, tudo depende da maturação e maturação dos frutos.
Gosto
O sabor é harmonioso. Uma característica distintiva de Bazhena é a combinação de doçura e leve acidez. Quando o fruto está suficientemente maduro, apresenta-se um sabor frutado com aromas de cereja, pêra e maçã.
A polpa é suculenta, crocante e muito macia. A casca, apesar da sua firmeza, é fácil de mastigar e não altera o sabor das uvas.
Produção
A primeira colheita só pode ser efectuada 3 anos após o plantio das uvas. Tal expectativa de Bazhena no futuro compensa com uma rica colheita na faixa de 20-30 kg de um arbusto.
Recursos crescentes
As uvas Bazhena gostam muito de calor e luz.Portanto, para o plantio, é necessário escolher um local na zona sul, que seja bem aquecido pelo sol, e proteja a mata das correntes de ar.
É importante que não haja água subterrânea perto do local; uma pequena colina é mais adequada.
Cuidar dos arbustos não é nada difícil, mas tem uma peculiaridade: a poda primaveril pode prejudicar a abundante secreção de suco, que posteriormente é carregada com o apodrecimento da videira.
Durante a estação de crescimento, é necessário remover apenas enteados e ramos doentes com folhas danificadas.
Aterrissagem
Você pode plantar mudas de uva na primavera e no outono. Bazhena não é muito exigente com a composição do solo, é capaz de criar raízes bem em solos não particularmente ricos. A melhor opção é o solo preto, é mais solto e leve, além de ter boa passagem de ar e água.
A muda que será plantada é embebida por um dia em estimulador de crescimento. Em seguida, é colocado em uma solução com suco de babosa para fins de desinfecção.
A água é despejada em uma cova pré-preparada com um metro de profundidade e largura, que deve ser bem absorvida. Lá é instalado um tubo de plástico, por meio do qual a planta receberá água quando for irrigada. O comprimento do tubo deve ser superior a 1 metro, para que depois de encher o orifício possa sobressair do solo.
A muda é instalada em um monte de terra a granel em um ângulo de 45 graus com as raízes para baixo, preenchida e compactada com solo pré-fertilizado.
Após o preenchimento da cova, deve-se lançar novamente a terra bem e, se desejar, polvilhar por cima serragem, húmus ou capim fresco.
Polinização
A polinização da planta ocorre de forma independente devido à estrutura bissexual das flores, que também afeta o aparecimento de numerosos ovários e a ausência de ervilhas. Bazhenu também é muito bem polinizado por abelhas, e polinização adicional não é necessária aqui.
Poda
No ano da primeira colheita, e depois a cada primavera, é necessário podar e remover os galhos, que tirarão todos os nutrientes dos frutos.
Rega
Bazhena é uma variedade que adora umidade e, com a ajuda de raízes bem localizadas, pode se alimentar de forma independente da umidade do solo. Mas para arbustos jovens que ainda não deram frutos, é simplesmente necessária rega adicional.
É muito conveniente regar as uvas através de tubos de plástico previamente cavados. Se não houver tais dispositivos, você pode cavar valas ao redor dos arbustos e despejar água ali. Água quente com adição de cinzas estimula o crescimento dos botões e eles florescem mais rápido.
Os arbustos adultos durante a floração e a formação de cachos de uvas não são regados. Caso contrário, isso levará à queda dos botões, o que afetará a colheita futura. A rega também não é feita antes da colheita para evitar polpa aguada e quebra da fruta.
Top curativo
Bazhena é uma variedade despretensiosa e, se as mudas forem plantadas em solo bem fertilizado, a alimentação é opcional por 2 anos. Depois disso, você pode fertilizar o solo com fertilizantes orgânicos com adição de minerais.
Além de fertilizar o sistema radicular, as uvas podem ser pulverizadas com uma solução de ácido bórico, permanganato de potássio e sulfato de cobre. Para evitar que essas soluções pingem das folhas, um pouco de óleo vegetal e açúcar granulado deve ser adicionado a elas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O pai de Bazhena, um presente de Zaporozhye, dotou as uvas de resistência à geada de até -24 graus. Na região sul não é necessário cobrir a planta, basta cobrir as raízes com serragem ou capim seco. Nas áreas onde os invernos são mais severos, as uvas precisam ser isoladas. Isso é especialmente verdadeiro para arbustos jovens. No final do outono, o solo ao redor das raízes é coberto com turfa ou palha.
Doenças e pragas
Bazhena tem imunidade muito boa. Para evitar doenças com mofo ou bolor cinza, tratamentos preventivos podem ser realizados. A praga mais perigosa para as uvas são os pulgões das raízes e das folhas.
O sabor específico da polpa não é particularmente atraente para as vespas. Por outro lado, os pássaros podem facilmente destruir algumas das uvas. A única maneira de preservar a colheita é lançar uma rede forte e de malha fina sobre a videira. Ou coloque um saco de malha em cada grupo.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
A colheita de Bazhena recém-colhida pode ser armazenada por muito tempo em local fresco, mantendo sua aparência e sabor. A casca da fruta protege bem a polpa de danos e fissuras, o que permite que as uvas sejam transportadas sem danos.
Visão geral da revisão
Você pode encontrar muitas avaliações online de viticultores satisfeitos. Em seus comentários, eles compartilham suas conquistas pessoais no cultivo de Bazhena, postam fotos da colheita e compartilham dicas úteis. Quase todos ficam encantados com a boa produção e o tamanho dos cachos com frutos impressionantes.