- Autores: N.V. Paponov, VNIIViV Magarach
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: azul escuro, coberto com ameixa espessa
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Período de amadurecimento, dias: 146
- Sinônimos de nomes: Magarach No. 217
- Peso do cacho, g: 176
- Produção: 107,1
- Tipo de flor: bissexual
As uvas Bastardo Magarachsky são muito populares na produção de bebidas alcoólicas. Dele são feitos deliciosos vinhos, vinho do Porto e muitas outras bebidas, na produção das quais se utilizam as uvas.
História de criação
A uva técnica Bastardo Magarach foi cultivada pelo criador ucraniano N.V. Paponov no laboratório de VNIIViV Magarach graças ao cruzamento de duas variedades: Bastardo e Saperavi. A variedade também tem um nome menos conhecido - Magarach No. 217.
Geografia de distribuição
As vinhas desta casta cobrem um grande número de países: Portugal, Rússia, França, Bielorrússia, Moldávia e, claro, Ucrânia - país onde nasceu.
Descrição
A variedade possui uma coroa pubescente branca com uma borda de framboesa. Os rebentos são castanhos claros. As folhas são meio dissecadas, arredondadas. A superfície inferior é coberta com uma leve penugem.
Período de amadurecimento
O amadurecimento do Bastardo Magarach não é tão rápido: em média, a variedade leva cerca de 146 dias. É cultivado principalmente nas regiões mais ensolaradas.
Cachos
O cluster é de tamanho médio, tem uma forma cilíndrica-cônica ou cônica com lâminas. Seu peso é muito pequeno: tem apenas 176 gramas.
Bagas
As uvas colocadas sobre um cacho têm forma oval. Eles crescem tanto em tamanho pequeno como médio. Eles têm 15,5 mm de comprimento e 12 mm de largura. A côdea, de agradável cor azul escuro, é coberta por uma espessa camada de cera, que faz com que as uvas pareçam opacas. Existem 2-4 sementes na baga.
Gosto
A variedade tem sabor adocicado e côdea fina, mas é difícil de mastigar. A polpa tem uma delicada cor esverdeada e costuma ser muito suculenta e macia. Não tem aroma.
Produção
Um hectare de terra é responsável por 107,1 centners de bagas. Esta é uma variedade de rendimento médio.
Recursos crescentes
As características de cultivo dependem da região em que as uvas crescem. Eles são determinados pela fertilidade e densidade do terreno, bem como pela umidade ou aridez da região.
Aterrissagem
Bastardo Magarach é uma variedade que adora o sol. Ele precisa de calor abundante e irrigação por gotejamento. A variedade prefere solos férteis. Antes do plantio na primavera, é necessário podar os brotos ao nível do solo, mas se as uvas forem cultivadas em estufa, o corte deve ser realizado 2 gemas acima. No final da primavera, as mudas plantadas são verificadas quanto à sobrevivência: se houver secas, são retiradas junto com os botões.
Polinização
A polinização não é exigida para esta variedade, pois Bastardo Magarach possui uma flor bissexual.
Poda
Durante a poda de outono, ao formar um caule baixo, restam 8 a 10 olhos na videira. Com uma haste alta, 5-6 olhos devem permanecer.
Rega
A rega abundante do Bastardo deve ser feita 4 vezes por temporada:
- no início da floração;
- antes da formação dos ovários;
- no processo de crescimento de cachos;
- antes da onda de frio.
Top curativo
A variedade quase não precisa de fertilização orgânica, mas durante a floração e a frutificação, é necessário alimentar o solo com nitrogênio 2 ou mais vezes por temporada. Quando os frutos já estão maduros, a alimentação de fosfato é usada. O mineral é usado conforme necessário (pode ser julgado pela aparência do arbusto).
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade tem resistência média ao gelo. Suporta temperaturas de -19 a -20 graus.
Doenças e pragas
As uvas são moderadamente resistentes a todo tipo de doenças e pragas. Ele se torna mais vulnerável com umidade abundante e baixas temperaturas do solo. Nessas condições, a variedade apresenta alto risco de podridão cinzenta. Para prevenir a ocorrência de insetos nocivos, Bastardo deve ser tratado com inseticidas antes da floração.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Em casa, a variedade não pode ser armazenada por mais de uma semana. Se o prazo for ultrapassado, as uvas devem ser descartadas imediatamente. Em condições adequadas e temperaturas baixas, a vida útil das uvas pode ser estendida para seis meses.