- Autores: Maurice Baco, França
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: preto, com um revestimento ceroso espesso
- Gosto: agradável, com aroma varietal peculiar
- Resistência ao gelo, ° C: -27
- Sinônimos de nomes: Bako # 1, Bako 1-24, Bako 24-23, Bako space, Bako black
- Peso do cacho, g: 150-200
- Densidade do grupo: solto
- Apareceu ao cruzar: Folle Blanche x Vitis Riparia
- Forma de baga: volta
Muitas variedades de uvas são uvas de mesa, mas também existem variedades técnicas. Um excelente representante da variedade técnica é o híbrido Bako. Com um sabor requintado, é apreciado por muitos enólogos. Neste artigo, consideraremos a história da criação, características da variedade e cultivo.
História de criação
A uva leva o nome de seu criador, o francês Maurice Bako. O criador tomou como base duas variedades de uvas, a Folle Blanche e a Vitis Riparia. O híbrido é de origem franco-americana, também possui outros nomes:
Tanque # 1;
Bako preto;
Bako speysky;
Bako 1-24, Bako 24-23.
Na União Soviética, essa espécie podia ser encontrada com nomes completamente diferentes: Timofeevka e Alzheryan.
Descrição
Os arbustos de uva são muito atraentes na aparência, são de tamanho médio, em climas quentes podem começar a crescer ativamente. O comprimento médio da videira é de 12-17 m, a espessura de um ramo é de aproximadamente 20 mm. As folhas são exuberantes, de cinco pontas, arredondadas, com lóbulos sutis. Não há vilosidades nas costas. Com um comprimento de 25-30 cm, as folhas cobrem os cachos com muita força, mas não interfere com o amadurecimento das uvas.
Período de amadurecimento
Como este híbrido pertence a uma variedade técnica, ele pega a cor bem cedo, em meados de maio, mas seu período vegetativo é longo. Os primeiros frutos amadurecem apenas nas últimas semanas de setembro. Ou seja, em média, entre o início da floração e os primeiros frutos, leva de 120 dias a 140 dias.
Cachos
Os cachos são médios, existem também os pequenos. São de formato cilíndrico-cônico, ligeiramente alongados. Em peso, um cacho chega a 150-200 G. O caule é bem pressionado contra a videira, de comprimento médio. As frutas no cacho crescem frouxamente umas nas outras.
Bagas
Os frutos são pretos e redondos. O tamanho está mais próximo da média, mas também existem pequenos frutos silvestres. Dimensões de 7 a 9 mm. A casca é fina, muito frágil e racha facilmente. Tem um brilho quase imperceptível e um revestimento ceroso denso. A polpa é firme e suculenta.
Gosto
Os frutos silvestres são muito agradáveis ao paladar, não são açucarados. Tem um aroma peculiar. O próprio suco tem uma tonalidade rubi escura devido ao fato de se misturar com a casca, mas após a infusão torna-se transparente.
Devido ao facto de as uvas técnicas serem frequentemente cultivadas para vinho, apresentam um aumento da acidez, que não é muito pronunciado quando consumido.
Produção
O rendimento deste híbrido é muito alto. É verdade que depende muito das condições climáticas e do tempo: se o ano foi frio, a colheita será ruim.
Recursos crescentes
A principal característica do cultivo da espécie é que Bako adora solos argilosos pesados. Se o solo for muito fertilizado, macio e solto, então neste caso os brotos começarão a crescer excessivamente e podem crescer até 8 m de comprimento durante a temporada.
Aterrissagem
O plantio de variedades técnicas é ligeiramente diferente das variedades de mesa e é considerado bastante simples de realizar. É por causa do plantio que as bagas geralmente amadurecem pequenas.
A distância entre os arbustos deve ser de 1,5-2 m, sendo melhor deixar 2 m entre as linhas.
Vale a pena cavar um buraco um pouco maior do que o diâmetro das raízes. Isso tem aproximadamente 0,8 m. No fundo do buraco, vale colocar húmus em pequenas quantidades, cobrindo-o com terra, depois plantando uma muda e preenchendo o buraco, socando a terra aos poucos. Derrame com água.
Nos primeiros anos, você pode alimentar as mudas um pouco com estimulantes de crescimento para que criem raízes bem. Não exagere com isso.
Polinização
O híbrido Bako não necessita de polinização adicional, pois suas flores são de ambos os sexos, sendo considerada uma espécie autopolinizada.
Poda
A poda é feita na primavera e no outono nas regiões do sul, e nas regiões mais frias apenas no verão. Claro, antes da estação, vale a pena inspecionar os arbustos e cortar todos os ramos secos: os que não saíram depois do inverno e os que estão suscetíveis a doenças. Para uma horta doméstica (não plantações), em média, a videira fica com 10-12 m de comprimento, presa às treliças. Os suportes propriamente ditos devem ser aproximadamente 0,5 m mais altos, podem ser plantados perto de arcos ou caramanchões, então as uvas se enrolarão sozinhas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Tolera geadas até -27 graus. Mas como o local da criação é considerado uma região mais meridional, é necessário cobrir a planta para o inverno para que na primavera todos os arbustos descongelem normalmente.
Doenças e pragas
O híbrido foi criado para ser resistente a várias doenças fúngicas. Na verdade, na França, os vinhedos têm sido freqüentemente expostos a surtos de doenças fúngicas, como a filoxera. Mas ainda vale a pena fazer a pulverização preventiva uma vez por temporada.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Essa variedade é produzida mais para fazer sucos ou vinhos do que para consumi-la crua. Portanto, esta espécie tem uma boa vida de prateleira e transporte.
Bako geralmente é mantido em caixas. O papel é colocado no fundo, coberto com uma pequena camada de serragem de 2-3 cm. Em seguida, as uvas são dispostas, polvilhadas com serragem com uma camada de 5 cm. E novamente as uvas são dispostas. Isso evita que as cascas da uva estourem.