- Autores: Pavlovsky Evgeny Georgievich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: roxo escuro
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 105-115
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Sinônimos de nomes: B-9-1
- Peso do cacho, g: 500-1000
- Tipo de flor: bissexual
A uva Baikonur é uma variedade de mesa relativamente jovem e de crescimento precoce. Em pouco tempo ganhou popularidade entre os viticultores. A variedade é caracterizada por alto rendimento, beleza decorativa e excelente sabor a frutos grandes. Baikonur é igualmente cultivado com sucesso em terrenos privados e vinhedos industriais em muitas regiões da Rússia.
História de criação
A variedade existe desde 2012 graças aos esforços do entusiasta criador Pavlovsky E.G. O híbrido surgiu como um cruzamento entre duas variedades de uvas populares - a polinização do Talismã com o pólen da Bela. Outro nome de variedade é B-9-1. Os doadores deram à videira as melhores qualidades. O talismã cresce em quase todo o território da Rússia, pois é capaz de amadurecer mesmo em um curto verão e em caso de incidentes climáticos. Ganhou popularidade devido ao seu sabor agradável e uvas grandes. A variedade parental Krasotka distingue-se pela sua excelente apresentação, os seus frutos suportam bem o transporte a qualquer distância.
Descrição
Uvas vigorosas com rebentos poderosos proporcionam elevados rendimentos. Ele pode se propagar por estacas como uma planta enraizada ou por enxerto em outros arbustos. Já de um arbusto de 3 anos surgem brotos fortes, que podem crescer até 4 metros de comprimento. O arbusto tem características decorativas elevadas - uma folhagem luxuriante de cor verde profundo.
Período de amadurecimento
O prazo inicial é de 105-115 dias após a estação de crescimento.
Cachos
Baikonur produz cachos exuberantes de densidade média e friabilidade. O formato é cilíndrico ou cônico, o peso varia entre 500-1000 g O peso depende da época de aparecimento dos cachos, os primeiros pesam até 500 ge os posteriores - cerca de 1 kg.
Bagas
Os frutos são caracterizados por uma cor púrpura escura com casca densa. O formato é alongado, mamilo, o peso de cada uva é de cerca de 11,4 g Os bagos são recobertos por uma fina camada cerosa de cor escura. No interior existem até 3 sementes, nem sempre fáceis de separar.
Gosto
A polpa é firme, com sabor harmonioso. Crocante ao morder. O teor de açúcar do suco está dentro de 20%. Aroma frutado com ausência total do retrogosto típico de Muscat. Ligeira acidez, mas seu nível é suficiente para classificar o Baikonur como uma variedade universal.
Produção
O rendimento é considerado alto. As primeiras bagas amadurecem 3,5 meses após a abertura dos botões, o que permite contar com uma vindima no início de Agosto e por vezes até no final de Julho. O amadurecimento dos frutos é prolongado até a chegada do outono. Normalmente são muitos cachos, a sua massa total exige uma liga de uvas em latadas muito fortes. Os frutos maduros permanecem muito tempo nos arbustos, sem obrigá-los a uma colheita urgente, sem perder o sabor e a comercialização.
Recursos crescentes
Plantar e cuidar das uvas Baikonur são idênticos às manipulações com outros representantes desta espécie. As únicas peculiaridades são que a cultura se torna muito poderosa.
Aterrissagem
Baikonur precisa crescer em um local ensolarado, protegido de ventos frios. Idealmente, este deve ser o lado sudoeste do jardim, um local atrás de árvores frondosas, uma parede de qualquer edifício alto. Qualquer solo é adequado, mas não muito pantanoso, com boa permeabilidade ao ar e fertilidade, longe das águas subterrâneas. Solos argilosos requerem modificação com turfa e areia. Em qualquer solo, a matéria orgânica é introduzida em grandes quantidades.
A época de plantio é a primavera e o outono. Na cova de plantio, é instalada uma camada de drenagem de 20 cm. A cova é cavada com pelo menos 60 cm de profundidade nas bordas sul e 20 cm mais nas regiões localizadas ao norte. Covas de plantio mais profundas são preparadas em locais áridos. A técnica de plantio é padrão; 2-3 botões permanecem acima do solo.
Os arbustos poderosos de Baikonur precisam de uma distância entre os arbustos. Deve ter 3 metros ou mais. A variedade híbrida se propaga bem por meio de estacas. No sul e no clima da zona média, praticam o cultivo de mudas a partir de estacas e a implantação de seu plantio direto no início da primavera em campo aberto.
Polinização
As flores da variedade Baikonur são bissexuais, não havendo necessidade de polinizador adicional.
Poda
Médio, curto. A variedade Baikonur precisa ser normalizada. A poda qualificada é realizada anualmente, contribuindo para a correta formação e racionamento dos cachos nos arbustos.
Rega
Durante e após o plantio, a cultura requer rega abundante. É aconselhável instalar um tubo de irrigação para fornecer água diretamente à zona da raiz nos primeiros dois anos. Baikonur precisa de rega intensiva, especialmente em épocas de seca e na fase de carregamento de frutas. A rega é interrompida 21 dias antes da primeira colheita, mas em condições quentes de verão, a rega fraca pode continuar. Os frutos desta variedade não correm o risco de se partir.
Top curativo
Uma medida obrigatória é a alimentação anual. Na primavera, o húmus e o superfosfato são despejados nos buracos cavados perto do arbusto. No verão, as cinzas são introduzidas na área ao redor do cluster. Após a floração, o tratamento foliar é realizado com complexos fertilizantes.
A quantidade de fertilizante aplicada no fundo da cava pode ser ligeiramente excedida, especialmente quando se trata de cinzas de madeira. No momento do plantio, as raízes da muda não devem ser fertilizadas no solo.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Suporta com calma geadas até -23 ° С. Os vinhedos não precisam de abrigo para o inverno apenas nas regiões mais ao sul. Embora esteja lá, o abrigo não é difícil.Enterrar vinhas no solo é aplicável apenas nas regiões do norte, por exemplo, na região de Leningrado e latitudes próximas.
Doenças e pragas
Mostra resistência a doenças fúngicas e danos causados por vespas. No momento, a variedade é mal compreendida quanto à sua incidência. É provável que haja surpresas em Baikonur em alguns anos e em condições diferentes.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os bagos encontram-se bem armazenados e apresentam boa transportabilidade. As uvas Baikonur são facilmente transportadas por distâncias consideráveis.
Visão geral da revisão
As mudas de Baikonur são muito procuradas, pois a variedade é de alto rendimento e os frutos são apetitosos e saborosos. Além do consumo in natura, os bagos são ideais para a vinificação devido ao seu alto teor de açúcar e certa acidez.
A apresentação das uvas varietais desperta o interesse tanto dos jardineiros amadores como dos criadores de cachos para fins comerciais.
Atualmente, a variedade é pouco estudada. Embora seja impossível dar-lhe uma descrição completa e detalhada. De acordo com as opiniões de quem provou as uvas Baikonur, as bagas são principalmente deliciosas com o seu sabor. Não há esclarecimentos sobre deficiências significativas ainda.
O cultivo desta variedade de uva não é difícil em comparação com qualquer variedade de uva, e a maioria dos agricultores privados com experiência básica em jardinagem são bem-sucedidos.