- Autores: NIIViV Pleven (Bulgária)
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Branco
- Gosto: comum, harmonioso
- Período de amadurecimento: média
- Período de amadurecimento, dias: 117
- Resistência ao gelo, ° C: -24
- Sinônimos de nomes: Fenômeno, Pleven estável, V-25/20
- Peso do grupo, g: 400-500
- Produção: 120-140 c / ha
Agostinho é uma das variedades de uvas mais populares e despretensiosas, que sempre agrada com sua colheita e bela aparência. Jardineiros experientes não têm dificuldade em cultivá-lo, mas os iniciantes têm muitas dúvidas: vale a pena comprá-lo por muito dinheiro e se haverá problemas com o cuidado. É importante avaliar todas as vantagens e desvantagens antes de comprar e plantar sementes.
História de criação
O fenômeno - o segundo nome da uva Augustine, foi criado na Bulgária pelo cruzamento de Pleven e Villars Blanc. Devido a esta seleção de pares parentais, a nova variedade revelou-se muito resistente à podridão, doenças fúngicas e intempéries. É graças a isso que Agostinho, ou Pleven, é estável, cresce bem nas regiões do norte do país e não requer cuidados especiais.
Descrição
Os arbustos desta variedade são bastante fortes, têm um grande número de vinhas que ficam lindas no jardim. As uvas não são utilizadas apenas como decoração, mas também deliciam-se com os frutos silvestres doces.
Período de amadurecimento
Agostinho é uma variedade de mesa que amadurece em média 117 dias. Os primeiros frutos aparecem no final do verão, mas você pode demorar para colhê-los - os frutos podem permanecer no mato por mais 2-3 semanas sem perder o sabor e a forma.
Cachos
Os aglomerados soltos e quebradiços têm uma forma cônica padrão. Seu peso médio é de 350-400 gramas. Às vezes, as trepadeiras ficam mais baixas com o peso das bagas, mas não há nada de errado com isso - o arbusto pode suportar sem problemas.
Bagas
As frutas são brancas, às vezes ligeiramente ambarinas, pesando de 5 a 6 gramas. A casca é muito densa, ao contrário de outras variedades, mas praticamente não se faz sentir nos frutos maduros.
Gosto
Os frutos são doces e densos, lembrando uma delicada marmelada. No entanto, o sabor é simples, não existem tonalidades de noz-moscada, razão pela qual não é muito apreciado pelos amantes do insólito. Eles contêm de 17 a 20% de açúcar e a acidez da fruta é de 7 g / dm³. Pontuação de degustação - 8,2 pontos.
Produção
A variedade Agostinho dá um bom rendimento - 120-140 kg / ha. Apesar do fato de que muitos frutos podem ser obtidos de um arbusto a cada ano, sua qualidade não muda para pior com o tempo.
Recursos crescentes
Aterrissagem
Como mencionado acima, as uvas Augustine são muito resistentes ao mau tempo e às condições desfavoráveis de cultivo. No entanto, para obter uma colheita verdadeiramente abundante, é necessário preparar um local com solo fértil: misture solo comum com turfa e composto. Agostinho adora água, mas isso não é motivo para plantá-lo no fundo do jardim. É aconselhável plantar uvas do lado sul ou sudoeste.
Jardineiros experientes aconselham a não plantar arbustos próximos uns dos outros, a distância ideal entre as plantas em uma linha é de 150 cm e entre as linhas adjacentes - pelo menos três metros. Isto não só tornará mais fácil cuidar das uvas, mas também dará luz solar suficiente a todos os arbustos, porque as vinhas não poderão fazer sombra umas às outras.
É importante escolher as mudas certas da variedade Agostinho. Devem ter raízes firmes e longas, tronco verde com casca castanha, trepadeira com pelo menos 35 cm de comprimento e 4-6 botões.
Para mudas jovens, é necessário preparar covas de até 1 metro de profundidade, seu fundo é coberto por 60 cm com húmus misturado com cinza de madeira e sulfato de amônio, pode-se adicionar superfosfato. Eles são plantados no final de março ou em setembro.
Polinização
Agostinho tem flores bissexuais, para que possam polinizar-se sozinhas - não precisam de um arbusto do sexo oposto por perto.
Poda
O corte de uvas e vinhas deve ser bastante volumoso. A poda leve das pontas e a remoção das folhas não farão nada, pois a planta tende a crescer e se espalhar rapidamente. Somente a poda vigorosa induzirá a planta a produzir brotos férteis que podem dar frutos. A poda aumenta a probabilidade de formar grandes cachos cobertos de bagas.
No primeiro ano, é necessário deixar 2-3 brotos, no segundo - 3-4 vinhas, e após a colheita para encurtá-los. No terceiro ano, é necessário formar uma flecha de fruta e um nó de reposição, que são cortados a cada ano, deixando novos brotos.
No verão, você precisa beliscar seus enteados. Um pincel não deve ter mais de 5 folhas, o resto é removido.
Rega
A variedade Agostinho prefere regas abundantes, mas não com muita frequência. Ele precisa de 2 a 3 baldes de água em temperatura ambiente uma vez por mês durante o primeiro ano, após o que a quantidade de líquido diminui. Antes da floração e colheita, é necessário aumentar a rega em 1,5 vezes.
Top curativo
Esta casta é alimentada três vezes por ano: no início da primavera, algumas semanas antes da floração e após a colheita.
Na primavera, isso é feito durante a rega: 20 gramas de superfosfato, meia colher de sopa de sal de potássio e a mesma quantidade de nitrato de amônio são adicionados à água. Esta mistura é derramada sobre o arbusto a uma distância de 30–35 cm da base.
Os fertilizantes à base de potássio são usados no outono. Misture 10 gramas de sal de potássio, 20 gramas de superfosfato, 1 grama de ácido bórico e a mesma quantidade de iodeto de potássio. A esta composição adicione 2 gramas de sulfato de zinco e sulfato de manganês. Jardineiros experientes aconselham o uso não apenas de produtos feitos pelo próprio Agostinho, mas também de preparações complexas: Florovit e Kemira.
Antes de cobrir a planta para o inverno, polvilhe o solo ao redor com cinza de madeira.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Esta variedade distingue-se pela sua elevada resistência ao gelo: pode resistir a geadas até -24 graus. Mas, apesar disso, Agostinho precisa de abrigo para o inverno - ele é pressionado contra o chão, coberto com folhagem e coberto com fibra vegetal.
Doenças e pragas
A variedade é resistente a doenças e pragas, mas às vezes até ele apresenta problemas de saúde. Para não perder o controle, você precisa saber quais doenças são mais comuns.
O mais comum é a antracnose. As folhas de Agostinho estão cobertas de manchas marrom-escuras, esfarelam-se e caem. As frutas têm um tom azulado, racham ou ressecam. Você pode evitar a contaminação de toda a planta removendo as partes infectadas do arbusto e tratando as uvas com medicamentos.
A podridão branca aparece com muito menos frequência, geralmente em uvas mais velhas e fracas. Os frutos ficam castanhos, amassam-se e enrugam-se, a infecção espalha-se para os rebentos, que ficam cobertos por uma flor castanha clara. Para curar a planta, é necessário tratá-la com uma solução de bordalês a 2%.
A mancha preta é uma doença fúngica que se desenvolve quando a umidade do ar chega a 80% e a temperatura é de 20-25 graus. Manchas marrons aparecem nos galhos, que eventualmente ficam pretas. Os brotos infectados não podem ser salvos, mas o aparecimento da doença pode ser evitado borrifando os arbustos com um fungicida durante o período de floração.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Esta variedade não pode ser armazenada por mais de 2-3 semanas ao ar livre, após o que o sabor muda muito. As bagas podem ser armazenadas congeladas por muito tempo, mas Agostinho não pode ser considerada a melhor variedade em termos de armazenamento.