- Autores: Mihos Vassilos (Instituto de Viticultura, Atenas, Grécia)
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: roxa
- Gosto: agradável, neutro
- Com ossos: Não
- Período de amadurecimento: cedo
- Período de amadurecimento, dias: 118-120
- Resistência ao gelo, ° C: -21
- Sinônimos de nomes: Attika sem sementes, Attika sem sementes, Attiki
- Peso do cacho, g: 600-900
A variedade Attica tornou-se conhecida há cerca de 40 anos. Ele merecidamente ganhou o reconhecimento dos viticultores russos por seus enormes cachos e boa resistência à geada. As uvas de mesa são uvas de amadurecimento precoce, dão regularmente uma colheita abundante e têm uma elevada resistência a doenças e pragas. Usado para vinificação, compotas, sucos, passas.
Ocasionalmente, o nome Attica Seedlis é encontrado.
História de criação
Criado pelo criador Mihos Vassilos no Instituto Grego de Viticultura de Atenas ao cruzar a variedade de uva preta da França Alphonse Lavalle com a Central Asiática Black Kishmish.
Geografia de distribuição
Cultivado nas regiões do sul da Rússia, na faixa do meio, em particular, na região do Volga e na região de Moscou - nessas regiões é recomendado para proteger a videira do frio.
Descrição
Os arbustos áticos são acima da média, bem desenvolvidos, com um poderoso sistema radicular, distinguem-se por um elevado grau de maturação das escovas nos rebentos jovens. As folhas são verdes brilhantes, com três ou cinco lóbulos. A lâmina foliar é ligeiramente dissecada, a superfície é mate com grandes rugas, a parte inferior é coberta por uma ligeira pubescência.
A floração dura 1 a 2 semanas. A estação de cultivo é de 110-120 dias. A variedade é sensível a mudanças bruscas de temperatura durante o período de formação de botões, floração e aparecimento de ovários. Em verões frios, os frutos têm um sabor mais insosso. As uvas não requerem condições especiais de cultivo, mesmo um jardineiro novato pode cultivá-las.
Período de amadurecimento
Attica pertence às primeiras variedades. Na faixa do meio, a colheita começa de meados de agosto a meados de setembro, nas regiões do sul - do final de julho a agosto. Videiras jovens e velhas dão frutos, a idade não afeta o tempo de maturação. Frutos maduros nem sempre indicam maturidade total. Para atingir a maturação total, a polpa deve ganhar teor de açúcar e suculência. Quando totalmente maduros, os frutos são grandes em tamanho e doce no sabor.
Cachos
Eles têm a forma de um cilindro, muitas vezes com asas, atingindo um comprimento de até 30 cm. O peso médio de uma mão é de até 700 g, o máximo é de 2 kg. Os bagos são colocados bem juntos, podendo haver cachos de densidade moderada. Em plantas jovens, os cachos são menores. Bem transportado.
Bagas
De tamanho grande, arredondado ou ligeiramente oval, com uma pequena fossa na extremidade. A massa de uma baga é de cerca de 4-5 g. A cor varia de ameixa a roxo escuro e azul escuro. A pele é firme, coberta por uma camada de cera, não tem sabor adstringente. A polpa é firme, crocante, sem caroço.
Gosto
Bagas suculentas têm uma doçura agradável com notas adicionais de cerejas e um gosto amargo de chokeberry. Contém açúcar - 16-18%, nível de ácido - 5 g por 1 litro.
Produção
Difere em altas taxas de rendimento. A variedade geralmente amarra mais pincéis do que pode suportar. Para manter a qualidade da colheita, o número de cachos na videira deve ser normalizado - cerca de 30 por planta adulta. As uvas começam a frutificar 2 anos após o plantio, com rendimentos de 3 até 5 kg. Um arbusto adulto dá cerca de 15-20 kg de frutas.
Recursos crescentes
É uma espécie termofílica e amante do sol. Muito bem polinizados, muitos ovários aparecem nas inflorescências. As vinhas são cultivadas em treliças. Os jardineiros consideram a variedade pouco exigente para cuidar. Para obter uma boa colheita, é necessário regar oportunamente, adubar, remover ervas daninhas e afrouxar o solo.
Aterrissagem
Pertence à espécie amante da luz, recomenda-se plantá-la na zona sul. Escolha um local plano, protegido de correntes de ar. Pouco exigente para os solos, com exceção de pântanos salgados e pântanos - nesses solos não trará safras. O nível recomendado de acidez do solo é de 6-6,5 pH.
As covas para as mudas são feitas com profundidade de 50x50 cm com intervalo de 1,5-2 m A localização do lençol freático não fica a menos de 2 m da superfície da terra. As plantas precisam de uma boa drenagem. Uma mistura de composto e fertilizantes de potássio-fósforo é colocada nos buracos, terra preta é derramada por cima. Após o plantio, regado com 20 litros de água por 1 arbusto, o solo é coberto com palha: palha, ramos de abeto, fiado, amarrado a um suporte.
Polinização
As flores bissexuais das uvas são polinizadas independentemente do clima. Cultivado no local, isolado de outras variedades e em plantações conjuntas. Pode ser plantado individualmente.
Poda
São podadas duas vezes ao ano: no início da primavera, antes que o caldo comece a se movimentar, são retirados os brotos danificados e secos, no outono, após a queda das folhas, é realizada a poda formativa. Para um clima do sul, faça uma moldagem curta de 2-3 olhos; em climas temperados, uma poda média de 5-6 olhos é recomendada. Nas plantas jovens, sobram 12 vinhas, nos adultos até 25. Para uma frutificação abundante durante a floração e o amadurecimento, recomenda-se arrancar os rebentos verdes. Pequenos galhos que crescem dentro do arbusto são removidos.
Rega
As uvas não gostam de secar demais o solo, mas o encharcamento também pode levar à deterioração do sistema radicular. Recomenda-se a irrigação por gotejamento ou drenagem. Se não chover, regue um pouco todos os dias.
Top curativo
Eles são alimentados várias vezes por estação: em abril-maio antes da floração - fertilizantes de nitrogênio, em junho-agosto - compostos de potássio-fósforo, em outubro-novembro - misturas orgânicas. Se for organizado um sistema de irrigação por gotejamento, a fertilização é introduzida em um local com água.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Nas regiões do sul, nem todos os jardineiros cultivam plantas. Em climas temperados, é recomendável preparar um abrigo para o inverno. Os arbustos são pulverizados com uma solução de sulfato de cobre a 5%.As vinhas são retiradas da treliça e colocadas em tábuas ou palha, por cima - várias camadas de estopa. Em invernos amenos, os brotos não são retirados das treliças, mas ao redor delas é feita uma estrutura, semelhante a uma estufa, feita de materiais "respiráveis".
Doenças e pragas
Attica é bem resistente a doenças de mofo e bolor cinza. A alta imunidade contra pragas é geneticamente estabelecida: ácaro, filoxera, curuquerê, coceira de uva. Para profilaxia, recomenda-se tratar com fungicidas 3 vezes por estação: após o desabrochar das folhas, durante o aparecimento dos botões e após a formação dos ovários. Para proteger os cachos das vespas, coloque sacos de malha especiais.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Os cachos conservam-se bem em local fresco até 2 meses, os ramos escurecem um pouco. Com o armazenamento mais longo, não apodrece, mas começa a secar e virar passas.
Visão geral da revisão
De acordo com os jardineiros, as uvas Ática amadurecem no Território de Krasnodar quase uma semana antes do indicado na descrição. Em Saratov, as bagas ficaram penduradas na videira até outubro, depois do qual não estragaram, a polpa tornou-se densa e crocante e gostei muito do sabor. O dono da área suburbana acredita que para Samara esta é uma variedade decente, embora não haja nada de especial no sabor da fruta, mas não houve nenhum problema particular com ela. Na região de Rostov, os arbustos hibernaram sem abrigo numa geada de -23 graus, o que surpreendeu muito o proprietário, e no ano seguinte floresceram abundantemente e formaram os primeiros cachos.