- Autores: VC. Bondarchuk
- Cor de baga: azul escuro
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Período de amadurecimento, dias: 95-100
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Peso do cacho, g: 500-700
- Tipo de flor: bissexual
- Pele: médio
- Apareceu ao cruzar: Talismã x Kodryanka
A cultura milenar do cultivo da uva deu origem, ao longo de vários milênios, a mais de 20.000 variedades, entre as quais existem variedades gastronômicas, técnicas e universais. Alguns são consumidos frescos como sobremesa, outros são processados para produzir sucos, geleias e vinho. Os universais são usados frescos e para enlatados. A uva Athos pertence às variedades de mesa.
História de criação
Atos é o resultado do trabalho de melhoramento de V.K.Bondarchuk no cruzamento das variedades Talisman e Codryanka. O ano de nascimento da uva híbrida Atos é 2009, e o criador ficou satisfeito com a primeira colheita em 2012. Foi o que aconteceu na região de Luhansk, após o que a variedade foi reconhecida por jardineiros na Ucrânia e no sul da Rússia. Depois de pouco tempo, Athos apareceu em outras regiões do nosso país.
Geografia de distribuição
A mesa precoce Athos, apesar da sua juventude, já conseguiu criar raízes no jardim e nas cabanas de verão da parte centro-europeia da Rússia, na região do Cáucaso do Norte. Mesmo que não em todos os lugares, mas ele já apareceu em Altai, no Cazaquistão, mostrou-se excelente no Território de Primorsky. Isso é possível devido ao amadurecimento precoce e boa resistência à geada.
Descrição
A rápida expansão do habitat do vigoroso híbrido Atos é facilitada por sua despretensão, alta adaptabilidade, resistência a doenças e outras características. A videira de Athos é potente, de cor castanha, com folhagem verde escura de tamanho médio, ligeiramente pubescente na parte inferior. A variedade vai precisar de muito espaço, então você deve calcular com antecedência quantos arbustos podem crescer confortavelmente no local.
A casta é boa para consumo fresco, indicada para a elaboração de vinhos tintos jovens, principalmente na adição de uvas de castas vínicas. Produz excelentes sucos de uma rica paleta, além de geléias e conservas. E também as bagas deixadas na videira se transformam em passas de excelente sabor no outono.
Período de amadurecimento
O híbrido pertence às variedades ultra-precoces - o período de amadurecimento é de 95-100 dias. Nas regiões do sul, o fruto pode ser consumido no final de julho.
Cachos
Os cachos de Athos são cónicos, de densidade média, com peso de 500 a 700 gramas, não podendo ser ervilhas.
Bagas
Bagas alongadas, ovóides, grandes de cor azul escuro, são cobertas por uma casca de densidade média, quase invisível no processo de alimentação. A polpa da fruta é carnuda, suculenta e crocante. Peso 10-11 gramas.
Gosto
As uvas têm um sabor incrível e harmonioso - doce, com um ligeiro azedume.
Produção
A variedade mostra um alto rendimento - com boa tecnologia agrícola, até 130 centners por hectare são colhidos.
Recursos crescentes
Os requisitos de plantio para a variedade não são diferentes dos padrões gerais.Necessita de áreas ensolaradas e falta de proximidade com lençóis freáticos.
Aterrissagem
As mudas são plantadas no início da primavera ou no final do outono, quando não há fluxo de seiva. A profundidade do furo é de 70 cm, a distância entre os furos é de pelo menos 2 metros. O fundo da cova é coberto com uma camada de drenagem de 25 cm, em seguida, 25 cm de solo são colocados com uma mistura de húmus, composto, superfosfato e cinzas.
Polinização
A videira floresce com flores bissexuais, por isso não precisa de polinização adicional.
Poda
Esse processo é obrigatório para a variedade Athos, pois seu crescimento vigoroso provoca o aparecimento de um grande número de olhos, o que inevitavelmente leva a uma sobrecarga do mato. A norma é 20-24 brotos, 30-35 olhos no arbusto, 6-8 no broto.
Rega
Arbustos fortes precisam de irrigação semanal moderada, mas o Athos tolera bem interrupções temporárias no fornecimento de água ao sistema radicular.
Top curativo
Uma videira poderosa precisa de alimentação. No início da primavera, antes do início da brotação, o arbusto é alimentado com um balde de mistura de nutrientes:
água - 10 l;
superfosfato - 20 g;
sal de potássio - 5 g;
nitrato de amônio - 10 g.
No outono, são aplicados fertilizantes de potássio, uma vez a cada 3 anos são fertilizados com esterco na hora de cavar a terra.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Athos é bastante resistente à geada - tolera geadas de até -23 graus, mas em regiões com temperaturas negativas de inverno, ele precisa de abrigo adicional para o inverno. A videira é deitada no solo, polvilhada com um isolante - terra, folhas caídas, e coberta com uma cobertura agrotécnica no topo.
Doenças e pragas
Apesar de sua resistência a doenças e alta resistência, Athos pode ser afetado por doenças fúngicas. Estes são antracnose, míldio, oídio, podridão cinzenta, mancha preta. Como medida preventiva, no outono, é necessária a limpeza do solo das folhas e galhos caídos, seguida da queima obrigatória.
Toda a gama de fungicidas usados em certos casos pode substituir o sulfato de cobre. A pulverização é realizada em climas calmos na primavera e no outono. As pragas perigosas são os rolos de folhas. Eles usam inseticidas contra eles: "Karbofos", "Clorofos". Bagas doces são uma iguaria para os pássaros, são combatidas com redes de capron.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas Atos apresentam alta comercialização, não são passíveis de rachaduras, portanto, são bem armazenadas em ambientes arejados e possuem alta transportabilidade. Este indicador permite realizar a colheita em áreas distantes do local de cultivo.
Visão geral da revisão
Nas respostas dos melhoristas de plantas, destaca-se a alta demanda nos pontos de venda e o amor dos compradores por ela. Muitas pessoas escrevem sobre a resistência da variedade - ela é capaz de extrair uma grande sobrecarga. Quem deixou os pincéis na videira para obter as passas fala do seu excelente sabor, suavidade e doçura. O amadurecimento precoce permite que os produtores comecem a vender muito antes que outras variedades amadureçam.