- Autores: Krainov Viktor Nikolaevich
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: branco-rosa
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: cedo
- Peso do grupo, g: 687
- Tipo de flor: bissexual
- Descamação: existe uma tendência
- Densidade do grupo: solto e meio solto
- Pele: médio
Entre os jardineiros, as uvas com um período de maturação precoce são muito populares. A variedade Angélica pertence exatamente a isso. Neste artigo, consideraremos suas características, aspectos agrotécnicos, além de indicar resistência a geadas, doenças e pragas.
História de criação
As uvas Angélica já são conhecidas por muitos jardineiros, mas poucos sabem que o nome original da híbrida era Xenia. Às vezes, a variedade pode ser encontrada com este nome. O híbrido foi cruzado por um criador amador VN Krainov e as variedades Talisman e passas Luchisty foram escolhidas como progenitoras. Então, na cidade de Novocherkassk, um novo tipo de uva de mesa, Ksenia, foi obtido e em 2006 foi renomeado.
Descrição
A uva Angelica é uma representante das variedades de maturação precoce. Os arbustos da cultura são fortes, crescem bem, a vinha cresce 2/3 do seu comprimento original por temporada. A cor dos ramos é castanho claro.
As folhas são grandes, grandes, de cor verde, têm três lóbulos e uma secção característica, apresentando entalhes ao longo do rebordo.
A variedade de uva está sujeita a uma forte sobrecarga dos arbustos, então você precisa manter o controle de quantos cachos são formados em um arbusto, não deve haver mais do que três. As bagas têm tendência para as ervilhas devido à grande sobrecarga, porque simplesmente carecem de nutrientes.
Período de amadurecimento
A floração começa em maio e a colheita pode ser feita em meados de agosto. Em média, a estação de crescimento é de 4-4,5 meses.
Cachos
Os cachos de uvas são grandes, de forma cilíndrica, oblongos. A frouxidão prevalece nas escovas. Em peso, um cacho puxa 500-700 g. Houve casos em que, em condições favoráveis, boa alimentação e cuidado, um cacho puxou 1,5 kg.
Bagas
Os bagos são grandes, alongados, de ponta pontiaguda. O fruto tem 3,2 cm de comprimento e 2,3 cm de largura. O peso médio é de 9,2 g.
A cor dos frutos é branco-rosa. A polpa é suculenta, carnuda e crocante, de densidade média. Embora a pele seja fina, ainda é sentida. As sementes estão praticamente ausentes.
Gosto
As uvas Angélica têm um sabor agradável, doce e aromático. A quantidade de açúcar é de 15-20%, mas a acidez é de 8 g / dm3. Os indicadores podem variar dependendo das condições climáticas da região de cultivo.
Produção
O híbrido tem alto rendimento. De um arbusto são retirados de 8 a 10 kg.
Recursos crescentes
Ao cultivar uvas Angélica, é necessário seguir o cronograma de rega e tempero. Pulverizar contra pragas em tempo hábil. E também realizar a poda correta das vinhas.
Para o plantio de mudas, é escolhida a parte sul do local. O solo não deve ser pantanoso ou ter lençóis freáticos subterrâneos. Se você não tiver certeza disso, é melhor pensar sobre a drenagem ou criar um monte artificial.
O sistema de treliça é sempre pensado com antecedência para que quando as mudas forem plantadas, elas já estejam instaladas. Isso é necessário porque a videira cresce muito rapidamente e deve ser amarrada na hora certa.
Após o plantio das mudas, se o terreno tiver sido fertilizado com alta qualidade, os arbustos não precisam de alimentação adicional no próximo ano. Apenas videiras frutíferas devem ser alimentadas.
Aterrissagem
A área destinada à vinha deve ser extensa para que os arbustos cresçam harmoniosamente sem se atrapalharem. A distância entre os arbustos em uma fileira deve ser de 1,5-2 m, e entre as fileiras de 2-2,5 m.
Os buracos são cavados a uma profundidade de 0,8 me diâmetro de 0,5-0,8 M. A drenagem é feita no fundo: tijolo quebrado ou seixos. Em seguida, é coberto com uma camada fértil de terra. Uma muda é plantada, coberta com terra. É necessário derramar a muda abundantemente com água. A cobertura morta pode ser colocada ao redor do arbusto para reter a umidade por mais tempo.
Polinização
Floresce em um híbrido de ambos os sexos, portanto polinização adicional não é necessária. As uvas angélica às vezes são usadas para polinizar outras variedades de uvas onde apenas flores femininas estão presentes.
Poda
A poda é realizada conforme necessário para remover o excesso de brotos, videiras doentes e que se quebraram.
No verão, as folhas que crescem embaixo e as que fecham os cachos da luz solar são removidas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A resistência à geada da variedade é de -25 graus. Isso permite na região sul não cobrir os arbustos e até mesmo não retirá-los das treliças. Mas nas regiões mais ao norte, onde há mudanças bruscas de temperatura, é melhor cobrir os arbustos para proteger a videira do gelo.
Doenças e pragas
As uvas Angélica são resistentes a uma série de doenças. Mas o trabalho preventivo ainda vale a pena ser feito. É melhor escolher drogas de influência externa, são seguras e não afetarão de forma alguma a colheita.
As vespas e as abelhas não têm medo de uvas.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As bagas são armazenadas em um quarto seco e fresco a uma temperatura não superior a +2 graus por 1-2 meses.