- Autores: V.N. Krainov
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Rosa escuro
- Gosto: noz-moscada
- Período de amadurecimento: meio-tarde
- Período de amadurecimento, dias: 140
- Resistência ao gelo, ° C: -22
- Peso do cacho, g: 700-1500
- Tipo de flor: bissexual
- Pele: médio
Anyuta é um dos híbridos favoritos da coleção do criador V. N. Krainov e, acima de tudo, o sabor dessa uva chama a atenção. Embora o resto de suas qualidades estejam no seu melhor.
História de criação
Viktor Nikolaevich usou uvas Kesha-1 (ou Talisman) e passas radiantes para criar esta forma. Essas eram suas cruzes favoritas. E embora as variações genéticas apresentassem surpresas diferentes a cada vez, no caso da Anyuta tudo correu bem. Anyuta herdou o rendimento e o tamanho das bagas do Talismã e um sabor único do Radiante.
O nome da uva foi dado em homenagem à amada neta de Viktor Nikolaevich. Como variedade, a forma foi registrada após a morte do criador, em 2016. Os direitos autorais de Krainov e de 3 outros criadores foram confirmados no Registro do Estado.
Geografia de distribuição
O híbrido foi obtido em Novocherkassk, região de Rostov, mas pode ser cultivado mais ao norte. Fornecido abrigo, pode ser usado na Rússia central.
Descrição
Anyuta é uma forma de uva de mesa. Os brotos são fortes e apresentam boa sobrevivência tanto nas próprias raízes quanto nos porta-enxertos. Os frutos desta variedade são caracterizados por elevados indicadores comerciais. Sua cor varia do rosa claro ao escuro.
Período de amadurecimento
O período de maturação depende das condições climáticas da região e do número de dias de sol. Varia de médio a médio-tardio e tem 140 dias. A variedade amadurece bem no final de setembro nas condições da região de Rostov e em outras regiões com clima semelhante.
Cachos
Os cachos são grandes, cônicos, alinhados, não soltos. Seu peso varia de 700 ga 1,5 kg. Na maioria das vezes, eles pesam um pouco menos de um quilo. Os grandes, de até um quilo e meio, são a exceção e não a regra. Eles geralmente começam a se formar primeiro. Os clusters médios e menores crescem depois deles.
A aparência dos cachos das uvas Anyuta é muito atrativa: cachos rosa-profundos com um ligeiro rubor, com frutos grandes e uniformes, que imediatamente atraem os compradores. Sabe-se que pela apresentação desta uva em comparação com outras castas e híbridos em altura, os bagos não se desintegram durante o transporte do local de cultivo ao local de venda.
Uma qualidade muito importante de Anyuta é que a variedade não é propensa a ervilhas. Isso significa que não existe nenhum fenômeno desagradável no mato como bagas vizinhas de tamanhos diferentes, desde muito grandes até pequenas, do tamanho de ervilhas. Em um cacho, todos os frutos estão alinhados, tanto em tamanho quanto em forma.
Bagas
As bagas de Anyuta são grandes e ovais, com até 20 g, e estão firmemente presas aos pecíolos. A cor é rosa profundo, os frutos são translúcidos, com um blush de um lado. A polpa é carnuda, moderadamente crocante, não aquosa, mas ao mesmo tempo macia. A casca é de espessura média, comida com a polpa. Mas, ao mesmo tempo, é denso o suficiente para criar uma barreira para as vespas.
As bagas, em comparação com outras variedades e híbridos, têm uma conservação muito elevada, podem ficar penduradas no mato por muito tempo. Estas uvas praticamente não racham, apenas alguns bagos podem rebentar devido à elevada humidade prolongada ou ao mau tempo. Os frutos são coloridos da mesma maneira: sob o sol direto e sombreados com folhas.
Gosto
O principal nas uvas apresentadas é o sabor: o aroma e doçura únicos da noz-moscada dos frutos silvestres, que permitiram tornar-se o ídolo de muitos viticultores.É por causa do gosto que Krainov a chamou de seu híbrido favorito.
Produção
As uvas Anyuta são muito produtivas, os seus rebentos estão sujeitos a sobrecarregar. Com bom cuidado, até 10 kg de bagas podem ser colhidas de um arbusto. Mas modelar é fundamental, caso contrário, os arbustos podem não aguentar a colheita.
Recursos crescentes
A variedade é bastante despretensiosa, mas os rebentos fortes e uma grande produção requerem uma área de alimentação aumentada. Com os devidos cuidados e modelagem, o arbusto cresce até 3 metros após três anos. Uma lacuna de pelo menos 2 metros é deixada entre as plantas.
Nessa variedade, é imperativo normalizar o número de pincéis, principalmente na faixa do meio. Para que as uvas amadureçam nos rebentos jovens, é necessário deixar 1 pincel, nos adultos - 3.
Aterrissagem
A variedade Anyuta pode ser plantada na primavera e no outono. Mas é melhor usar um plantio de primavera, para que o sistema radicular esteja bem formado e a planta esteja preparada para o primeiro inverno.
Ao plantar, é preciso prestar atenção não tanto à temperatura do ar quanto à temperatura do solo. Deve aquecer até +10 graus. No outono, o procedimento de plantio deve ser realizado o mais tardar 3 semanas antes das geadas permanentes.
É melhor escolher um local ensolarado. Mas deve-se ter em mente que o sistema radicular de Anyuta é muito extenso, portanto, muito espaço para um arbusto será necessário. A cova de plantio deve ser cavada pelo menos 0,7x0,7x0,7 m. Rebentos poderosos requerem nutrição suficiente, é preenchido com húmus misturado com fertilizantes de fósforo-potássio. Ao pousar, pelo menos 3 botões devem permanecer na superfície.
Polinização
As flores são bissexuais, por isso pode ser usado como polinizador para outros híbridos e variedades de uva. A polinização ocorre tanto em alta umidade quanto em alta umidade.
Poda
Após o término da estação de crescimento, as uvas Anyuta podem ser cortadas. Isso ajudará a aumentar ainda mais a produção e a melhorar a saúde do mato. Esta variedade é melhor espalhada, deixando aproximadamente 30 olhos e 20 brotos. E você também deve remover brotos verdes e secos.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade foi criada na região de Rostov com invernos bastante quentes, mas, apesar disso, deve ser coberta. Anyuta não pode suportar temperaturas abaixo de 21-23 ° C negativos.
Doenças e pragas
Todos os híbridos de uva que Viktor Nikolaevich trouxe em seu site são resistentes a rachaduras e apodrecimento. Se a forma derivada não fosse confiável, o criador se livraria dela imediatamente. Na área de várzea onde cresceram os protótipos, eram frequentes as geadas, nevoeiros e orvalhos, pelo que podemos dizer que a selecção se deu de forma natural.
Anyuta neste sentido não é exceção, a variedade é resistente ao oídio e oídio.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Esta casta mantém-se bem no mato (até Outubro) e após a vindima. A vida útil máxima é de 4 meses.