- Autores: Rússia
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: branco, mate
- Gosto: simples, harmonioso
- Período de amadurecimento: meio inicial
- Período de amadurecimento, dias: 100
- Resistência ao gelo, ° C: -35
- Sinônimos de nomes: Amurensis
- Peso do cacho, g: até 800 gr
- Forma de baga: ligeiramente oval
As uvas são consideradas uma cultura bastante difícil de cultivar. Mas o mesmo não pode ser dito sobre a variedade Amur White. Capaz de criar raízes em quase todas as condições climáticas, esta variedade tem sido um "convidado" frequente nas plantações de dacha dos jardineiros na Rússia e em outros países.
História de criação
O progenitor da uva branca Amur é uma videira selvagem, que vem crescendo nos países asiáticos há muitos séculos. As características surpreendentes do cipó oriental foram notadas pelo criador russo A.I. Potapenko. Com base nela, foi criada uma nova variedade que não tem medo de geadas. Seu segundo nome é Amurensis.
Geografia de distribuição
A variedade é muito difundida na Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia. Pode ser cultivada em qualquer lugar com clima semelhante.
Descrição
A uva branca Amur é uma planta vigorosa que se parece muito com uma liana decídua. A videira cresce até 30 metros, numa época o seu crescimento é de cerca de 2 metros. As folhas são verdes, suculentas e de ponta afiada. Eles são semelhantes em forma de um círculo ou oval. No outono, a folhagem é roxa, vermelha ou laranja. A cultura floresce no início de maio. As flores são normais, têm uma cor branco-amarelada.
Os jardineiros identificaram as seguintes vantagens das uvas brancas Amur:
recuperação rápida de doenças ou ulcerações;
resistência ao frio, temperaturas extremas;
resistência comparativa a doenças fúngicas;
de fácil cuidado;
alto sabor de frutas silvestres;
capacidade de suportar transporte;
uma colheita abundante.
Desvantagens também são observadas:
o arbusto é muito alto, então é simplesmente impossível colher toda a safra;
durante toda a estação de crescimento, a planta precisa de poda.
Período de amadurecimento
O branco de Amur pertence às primeiras variedades intermediárias. Ele precisa de 100 dias para amadurecer totalmente. A cultura começa a dar frutos aos 6-8 anos. A colheita é retirada no primeiro mês do outono.
Cachos
As uvas brancas Amur produzem grandes cachos, pesando até 800 gramas. Sua forma é cilíndrica-cônica, as lâminas são altamente desenvolvidas. As frutas nos cachos estão soltas.
Bagas
Espera-se que as bagas de Amur White tenham um tom branco com um brilho fosco. Eles são de forma ligeiramente oval. O peso de uma baga é de 5 gramas, o tamanho é considerado grande.
A polpa no interior é bastante suculenta, de cor clara, com um ligeiro tom esverdeado. A pele é densa e fina e muito fácil de mastigar.
Gosto
O sabor é simples, harmonioso, a quantidade de açúcar é de 250 g / dm3, a acidez é de 7 g / dm3.
Produção
Amursky é considerada uma variedade de alto rendimento. De 60 a 80 centners de bagas são retirados de um hectare. Os rebentos dão 80% de frutos.
Recursos crescentes
As uvas brancas Amur são muito fáceis de cuidar. Até mesmo um iniciante pode dominar o cultivo desta variedade. Essa planta é cultivada em um local nivelado ou ligeiramente elevado, você pode plantá-la perto de uma parede ou cerca para criar uma bela sebe. As uvas devem ser iluminadas pelo sol, só então seus frutos serão saborosos. Amursky não é plantado perto de árvores frutíferas, pois vai começar a trançá-las rapidamente.
Ao cultivar Amur White, é muito importante soltar o solo em tempo hábil, pois as uvas precisam de muito oxigênio. Isso deve ser feito antes de regar. Além disso, a variedade definitivamente precisa de suporte. Os rebentos frutíferos são amarrados horizontalmente.
Aterrissagem
É muito importante determinar corretamente a época de plantio do Amur White no solo. As mudas podem ser plantadas em outubro ou abril. O plantio na primavera é especialmente popular entre aqueles que propagam uvas em camadas. No outono, é melhor começar a semear.
O solo deve ser de acidez média a baixa. Se os indicadores saem da escala, calcário ou cinza é adicionado ao solo. O pouso dependerá do tipo de solo.
Se o terreno for arenoso, o pouso em trincheiras é praticado. Você precisará cavar sulcos com 20 cm de profundidade e 50 cm de largura. As paredes das ranhuras devem ser reforçadas com pedra ou madeira. Em seguida, os brotos são plantados nas ranhuras.
Em áreas argilosas e argilosas, recomenda-se o plantio de uvas em cristas. O terreno é nivelado, são feitos furos com 60 cm de profundidade, no fundo do qual deve ser feita a drenagem.
Polinização
A maioria das uvas brancas Amur são dióicas, mas em casos raros, espécimes bissexuais também são encontrados. As flores masculinas aparecem mais cedo do que as femininas. A polinização ocorre com a ajuda de insetos, e o vento desempenha um papel importante aqui.
Poda
No primeiro ano de vida, a planta não deve ser tocada para que possa se fortalecer bem. No segundo ano, os ramos são podados e os topos pinçados. O procedimento de poda é realizado somente após o aparecimento de antenas e inflorescências no arbusto. Comece a podar as uvas do fundo.
Jardineiros experientes da Amur White aconselham o cultivo com haste. Os brotos em ramos perenes são removidos a cada temporada. Aperte o topo alguns dias antes da floração. Durante a poda, você pode pegar mudas verdes, que são usadas para propagação.
Rega
Plantas com até três anos de idade precisam ser regadas abundantemente, porque na natureza, esse tipo de trepadeira geralmente é encontrado perto de fontes abertas de água. O líquido é derramado diretamente sob a raiz, você precisará de cerca de 6 baldes de dez litros por arbusto. Após a rega, as plantas são cobertas com cobertura morta. Uma semana antes da floração, o suprimento de líquido é completamente interrompido, caso contrário, a colheita será pobre.
Top curativo
As uvas brancas Amur respondem bem a fertilizantes minerais complexos. Se a planta crescer em terras férteis, um enfeite superior por temporada será suficiente.No caso de solo pobre, o fertilizante é aplicado três vezes: na primavera, antes e depois da floração. Importante: esta variedade não é fertilizada com matéria orgânica.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
Em climas amenos, as vinhas não cobrem as uvas, já se sentem bem debaixo da neve. A exceção são os espécimes jovens, bem como os casos em que a temperatura cai muito. Em tal situação, a videira é colocada no solo, coberta com fibra de agrofibra e os ramos de abeto são colocados no topo. É necessário remover tal abrigo em um momento em que as mudanças de temperatura não são mais esperadas.
Doenças e pragas
As uvas brancas Amur são resistentes a doenças como oídio, oídio, podridão cinzenta. Porém, em condições de alta umidade e com tecnologia agrícola inadequada, ele ainda pode adoecer. Para evitar que isso aconteça, o jardineiro precisa desbastar regularmente a safra, retirando todo o desnecessário, e também realizar tratamentos preventivos com fungicidas e inseticidas. As obras são realizadas no outono e na primavera.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Se as uvas forem cultivadas para elas mesmas, podem ser mantidas na geladeira por muito tempo. Quando cultivadas em escala industrial, as adegas frias são frequentemente utilizadas. A cultura pode permanecer neles por várias semanas. Antes de armazená-lo, é importante selecionar frutas podres e estragadas.