- Autores: A.I. Potapenko
- Compromisso: técnico
- Cor de baga: roxa
- Gosto: simples
- Resistência ao gelo, ° C: -35
- Peso do grupo, g: 250-300
- Produção: 20-50 kg por arbusto
- Tipo de flor: bissexual
- Danos por vespas: não afetado
- Densidade do grupo: densidade média
As uvas técnicas são tão populares quanto as uvas de mesa. A uva Ametista pertence à categoria técnica. Neste artigo, consideraremos a história da criação, características da variedade, rendimento, sabor, trabalho agrotécnico, resistência à geada e vida útil.
História de criação
A uva Amethystovy foi obtida pelo cruzamento do par parental de variedades Tsimlyanskiy black e Amurskiy. O autor deste híbrido é um criador amador Potapenko A.I.Esta variedade também é chamada de uva Amur Novocherkassky. Isso é necessário para que existam mais duas variedades de uvas com o mesmo nome - Samara Amethyst e Super-Early Amethyst. Todos usaram pares parentais diferentes e tiveram criadores diferentes. Isso significa que as características das três espécies são diferentes. Isso deve ser lembrado para comprar exatamente essa variedade. O artigo discute a variedade Novocherkassky Amethystovy.
Descrição
Os arbustos são de tamanho médio, pequenos. As vinhas amadurecem bem, mas não são tão grossas em diâmetro. Os ramos estendem-se e dobram-se ao solo, por isso é necessário fazer um sistema de treliças. As folhas são verdes, sem lóbulos característicos, em forma de cunha. São pequenos, opacos, com uma ligeira aspereza.
Existem vários fatores do lado positivo:
alta produtividade;
resistência à geada;
qualidades de sabor;
transportabilidade.
Período de amadurecimento
A variedade tem maturação precoce, por isso pode-se colher em agosto. O período de amadurecimento dos frutos é de até 90 dias.
Cachos
Os cachos são pouco densos, de forma cilíndrica. Não há frouxidão. Por peso, uma escova puxa de 250 a 300 g, também existem cachos mais pesados que pesam até 0,7 kg.
Bagas
Os frutos são de tamanho médio a pequeno, diâmetro de 9 a 13 mm, peso de 3-4 g, formato arredondado. A cor dos frutos varia do roxo ao preto. A pele é densa, brilhante, há uma camada de cera. A polpa é suculenta, carnuda, a polpa pode ser corada com a casca.
Gosto
O sabor é agradável, harmonioso, com notas subtis de noz-moscada. O teor de açúcar é de 20-25% e a acidez é de 7 g / dm3. Isso sugere que os frutos são bastante doces.
Produção
Rendimento das uvas Ametista à altura, de um arbusto, se forem colocados 3-4 cachos na videira, podem ser retirados 40 a 50 kg. Se os arbustos forem menores, o rendimento será de 20-30 kg.
Recursos crescentes
Plantar uvas A ametista é melhor feita na primavera. Maio é ideal para isso. O desembarque ocorre no início ou final de maio, dependendo da região. É necessário que a temperatura do ar se aqueça até +15 graus.
É melhor plantar mudas de outras culturas a uma distância de 2-3 m, para que não bloqueiem o fluxo de luz.
O solo deve ser ligeiramente ácido, argiloso e solto. Antes do plantio, o local deve ser escavado com fertilizantes. Derrame a área selecionada livremente. A melhor maneira de fazer isso é quando a neve derrete e o solo descongela.
As uvas não gostam de solo muito úmido, por isso é necessário fazer um esquema de rega. Se uma grande quantidade de precipitação cair durante a estação, a cultura não precisa de rega adicional.
Aterrissagem
O plantio de mudas ocorre no solo preparado. Os buracos são cavados com um diâmetro de 0,5 m, uma profundidade de 0,8 m. Tijolos ou seixos quebrados são despejados no fundo do buraco, isso funcionará como drenagem. Em seguida, a drenagem é coberta com uma camada fértil de terra com uma pequena colina. A muda é cuidadosamente baixada para o buraco e coberta com terra. Os arbustos são derramados em abundância com água e, se necessário, imediatamente amarrados a treliças.
Polinização
As flores do híbrido são pequenas e amarelas. Pedúnculos são encontrados em ambos os sexos e unissexuais. Portanto, antes de comprar, é necessário esclarecer a que tipo pertencem os caules da muda.
Poda
A poda desta uva não é diferente de outras safras. No outono, as vinhas são encurtadas por 4-6 olhos. Os rebentos laterais são cortados em 5 cm se o seu comprimento for superior a 20 cm. Na primavera, cortam-se todos os ramos congelados e os que se partem.
No verão, retira-se o excesso de folhagem e rebentos, que começam a crescer na direção errada.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
O grau técnico Amethystovy tem boa resistência ao gelo, pode suportar até -35 graus. As videiras adultas não precisam de abrigo adicional se forem gradualmente acostumadas ao frio.
Refugiam-se os rebentos jovens, que têm apenas 2-3 anos. A congelação da videira ocorre mais frequentemente neles, uma vez que o sistema radicular ainda não está totalmente maduro. Vale a pena cobrir com fibras agrícolas o mais tardar na última semana de setembro.
Você pode parar de cobrir as vinhas no quarto ano após o plantio da muda no solo.
Doenças e pragas
Embora o fabricante afirme que as uvas têm boa imunidade, esse não é o caso. Se você não realizar a pulverização oportuna contra doenças fúngicas, as seguintes doenças podem se desenvolver:
podridão cinzenta;
mofo.
Se uma uva é exposta a alguma doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas possuem alta transportabilidade e vida útil de até 1 mês. Não vale a pena armazenar uvas por muito tempo, elas devem ser processadas ou consumidas imediatamente.