- Autores: Viktor Kalugin, Ucrânia
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Azul-marinho
- Gosto: harmonioso
- Com ossos: Sim
- Período de amadurecimento: cedo
- Peso do cacho, g: 700-1200
- Produção: Alto
- Tipo de flor: bissexual
- Pele: médio
Em busca da forma, sabor e qualidade ideais, os criadores cruzam entre diferentes castas. Uma das novidades do século XXI é a variedade Alvika.
História de criação
Alvika, uma variedade de uva criada pelo criador ucraniano Viktor Mikhailovich Kalugin. É um cruzamento entre duas variedades híbridas Talisman e Velika. É considerada uma das maiores variedades de uvas. A variedade está sendo testada por jardineiros, então nem tudo se sabe sobre suas qualidades.
Descrição
O arbusto é vigoroso. A copa é branca com forte pubescência, especialmente visível nas folhas jovens. Isso também acontece nas filmagens. As folhas são redondas e cordadas. Eles têm 3 lâminas, às vezes 5, com bordas serrilhadas. A cor das folhas é verde brilhante, saturada, com leves veios na superfície.
Há uma malha enrugada no topo da folha. Perfil plano ou ondulado. Na lateral, os cortes superiores são em forma de lira, com um vão. Os cortes inferiores costumam ser abertos e pontiagudos. O entalhe no pecíolo é em forma de lira e tem fundo pontiagudo. Os pecíolos são verdes, às vezes têm uma tonalidade vermelha.
Os dentes são dentes de serra, pequenos, com arestas salientes e pontas afiadas.
Período de amadurecimento
A variedade é considerada precoce. A estação de crescimento vai do início do amadurecimento dos botões até a colheita. Amadurece em clima temperado aos 120-125 dias. A soma da temperatura é 2400-2500 ° C. Na Ucrânia e no sul da Rússia, está pronto para a colheita a partir do final de agosto.
Cachos
Cachos de forma cónica ou cilíndrica cónica. Muito grande. O tamanho aproximado do cacho atinge de 700 a 1200 g.Têm uma densidade média, solta em alguns pontos.
Bagas
Os bagos são azuis escuros e muito grandes. A forma de uma oval alongada ou ovóide. Eles crescem até 30 g, mas geralmente seu peso é de 18-22 g. Os bagos têm 41-43 mm de comprimento e cerca de 25-27 mm de diâmetro. As bagas são cobertas por uma espessa camada de flor de purina.
Devido à distância livre entre os bagos, eles não se enrugam nem se deformam durante o crescimento. A polpa é firme, crocante e suculenta, com 2-3 sementes. A pele é de densidade média, não grossa.
Gosto
O sabor é harmonioso, mas desprovido de aroma brilhante. O teor de açúcar e acidez ainda não foi totalmente determinado, mas a maioria das pessoas classifica essa variedade como doce em vez de azeda.
Produção
Segundo as avaliações, a variedade em termos de rendimento supera os indicadores de seus pais. Sabe-se que os brotos localizados na parte inferior do tronco são altamente produtivos. Mas o mesmo fator ameaça com rendimentos excessivos e, ao mesmo tempo, uma deterioração da qualidade dos próprios bagos. As frutas podem ser imaturas ou perder o sabor por falta de nutrientes.
Nesse sentido, os jardineiros são aconselhados a monitorar a cultura e não permitir excesso de peso e fecundidade.
Recursos crescentes
A variedade é considerada jovem, mas agora está sendo testada em muitos de seus indicadores. Mas, de acordo com as opiniões dos primeiros proprietários, pode-se concluir que a casta Alvika é uma casta promissora e que requer cuidados especiais.
A geografia da distribuição ainda não foi determinada com segurança, mas o fabricante declarou que ela é resistente ao clima temperado da Rússia central. Agora, a maioria dos testes está ocorrendo no sul da Rússia e na Ucrânia.
Aterrissagem
Ao escolher um local para uma futura vinha, é necessário orientar-se pelos requisitos padrão típicos da uva. Quanto à variedade Alvika, suas estacas enraízam-se bem. No entanto, a variedade pode crescer sem prejudicar o sistema radicular apenas em locais que não estejam infectados com a filoxera.
Polinização
O tipo de flor da variedade Alvika é bissexual, o que exclui o plantio obrigatório de várias outras variedades.
Poda
O arbusto da variedade é vigoroso, portanto requer poda média (cerca de 6 a 8 gemas). Ao podar, você não deve deixar mais do que um cacho por broto. Brotos ineficazes e quebrados são removidos à medida que o caule cresce e se quebra.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
A variedade apresenta-se resistente ao gelo, com temperatura admissível no inverno não inferior a -23 ° C. Nas recomendações para o cultivo, entretanto, chega-se a um ponto como a necessidade de abrigo para o inverno. Muitos jardineiros, tendo recebido uma variedade rara, se esforçam para proteger a cultura, certifique-se de cobri-la no inverno. Portanto, ainda não há dados confiáveis sobre o inverno sem abrigo.
Durante o abrigo para o inverno, as vinhas assumem a forma em leque ou sem cordão inclinado.
Doenças e pragas
Os insetos e doenças mais perigosos ainda não foram totalmente estudados. Segundo a experiência dos jardineiros, Alvika apresenta uma resistência média às doenças. A cultura é processada 3-4 vezes ao ano.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
Bagas maduras podem ficar na videira por muito tempo sem perder sua apresentação. Devido à mudança de umidade e temperatura, as bagas não racham ou rebentam. Vale a pena acreditar nesses dados, já que a casca da fruta é forte.
Muitos jardineiros, no entanto, destacam a dificuldade de transporte.As bagas não aderem bem ao favo.
Visão geral da revisão
Agrônomos experientes estimam - 4 em 5. Há aqueles com excelentes resultados. Eles descrevem a baga como saborosa, doce e muito grande. Os frutos não racharam, amadureceram perfeitamente nos ramos. Os cachos estavam um pouco soltos, mas isso não distorceu a impressão.
Outros notaram não a melhor germinação, provavelmente devido às condições meteorológicas. Não quente o suficiente, muito úmido.
Várias pessoas notaram que o bando derruba muito cedo. Os bagos ainda não chegaram ao açúcar, mas já estão caindo do galho devido ao peso.
Alguns ficaram confusos com os ossos grandes e pesados. Mas, como conclusão, essas são apenas bagas de sinal, mais deve ser dito mais tarde.