- Autores: VNIIViV eles. Potapenko, Novocherkassk
- Compromisso: sala de jantar
- Cor de baga: Branco
- Gosto: harmonioso
- Período de amadurecimento: muito cedo
- Resistência ao gelo, ° C: -23
- Peso do cacho, g: 598
- Tipo de flor: bissexual
- Avaliação de degustação, pontos: 8,6
- Descamação: Não
As variedades de uvas de mesa distinguem-se pelo seu rendimento. Isso é o que os jardineiros mais valorizam. A variedade de uva Aisar é exatamente isso. Neste artigo, consideraremos as características da variedade, o tempo de maturação, o rendimento, o sabor, bem como a resistência ao gelo e o tempo de armazenamento.
História de criação
A casta Aisar é relativamente jovem, foi criada na A. Potapenko na cidade de Novocherkassk. As variedades de uvas Richelieu e Talisman foram escolhidas para o casal parental.
Descrição
Os arbustos de uva Aisar são pequenos, de altura média. A vinha cresce até 4 m, semi-espalhando-se. A cor da videira é castanha escura por baixo, os rebentos são verdes claros. As folhas são grandes, com 3 lóbulos, mas também em forma de cunha. Corte reto e grandes bordas irregulares estão presentes. A face anterior da folha é lustrosa, a face posterior é fosca, com pubescência quase imperceptível.
A videira amadurece bem. Muitos jardineiros observam que as uvas Aisar compartilham bem com as estacas.
Período de amadurecimento
Em termos de maturação, a variedade pertence à maturação precoce. A maturação completa dos frutos ocorre no início de agosto. Na região Norte, o período aumenta até os primeiros dias de setembro.
Cachos
Os cachos amadurecem grandes e pesados, em média 598 g.A forma é cónica, alongada. Os frutos nos cachos estão bem próximos uns dos outros. Sem descascar.
Bagas
Os frutos são de forma oval, ligeiramente oblongos, grandes. De peso 10-12 g, alguns amadurecem e 20 g.Na cor, os frutos variam do branco ao dourado com uma leve floração rosada. A polpa é suculenta, firme e crocante. A casca é fina, não é sentida quando usada.
Gosto
As qualidades de sabor são excelentes, notando-se um aumento da doçura. A proporção de açúcar é de 232 g / dm3, a acidez é de 4 g / dm3. Este indicador indica que não há absolutamente nenhum acidez nas frutas.
Produção
Até 40 kg de uvas podem ser removidos de arbustos maduros. O número varia de acordo com a limpeza adequada do arbusto, bem como as condições climáticas.
Recursos crescentes
As uvas não gostam de solo muito úmido. Embora os frutos não quebrem com o excesso de água, isso pode afetar o sistema radicular. Portanto, é necessário escolher um solo frouxo e argiloso, e um local afastado de corpos d'água. Para maior segurança, é feito um sistema de drenagem durante o plantio.
As uvas Aisar podem ser propagadas tanto pelo método da raiz quanto por estacas. Ambos os métodos garantem uma boa taxa de sobrevivência de novas mudas.
Vale a pena observar o regime de água e alimentação.
Antes de plantar as mudas, é necessário pensar no sistema de latada e na forma de plantio. Pode ser uma trincheira ou um buraco.
Aterrissagem
As mudas podem ser plantadas na primavera e no outono. Primeiro, prepare o terreno. Pode ser desenterrado e fertilizado com antecedência.Este método é adequado para abertura de valas. Se for plantado em covas, não vale a pena cavar a área selecionada.
É necessário cavar buracos com 0,8 m de profundidade e 0,5 m de largura, momento em que é instalado um sistema de treliça ao longo do caminho. Seixos ou tijolos quebrados são despejados no fundo do buraco, isso funcionará como drenagem. Em seguida, uma camada de solo fértil é derramada junto com minerais contendo nitrogênio. Depois que a muda é abaixada. O galho é gradualmente coberto, a terra ao redor é compactada. Em seguida, é derramado abundantemente com água.
Polinização
As uvas Aisar possuem flores de ambos os sexos, portanto, nenhuma polinização adicional é necessária.
Poda
A poda é realizada em várias etapas. Na primavera cortam-se ramos secos e partidos, e também os que não saíram depois do inverno. No verão, as vinhas são podadas um pouco, os galhos que começaram a crescer na direção errada são removidos e os brotos não frutíferos. E também corta-se a folhagem de baixo e de cima, principalmente aquela que fecha demais os cachos.
No outono, corte as vinhas que frutificarem há mais de 3 anos, bem como as que foram danificadas pela doença. Vinhas frutíferas são encurtadas por 5-7 olhos. A poda de outono é feita após a colheita da safra e antes das primeiras geadas.
Resistência à geada e a necessidade de abrigo
As uvas apresentam boa resistência à geada - 23 graus. Mas, segundo os jardineiros, a videira não resiste a temperaturas tão baixas. Portanto, os arbustos devem ser cobertos para o inverno. Os galhos são removidos das treliças, cuidadosamente torcidos e baixados para o tabuleiro. Não permita contato com o solo. As vinhas podem ser cobertas com uma camada de terra seca ou cobertas com ramos de abeto, depois tudo é coberto com agrofibra ou material de cobertura.
Doenças e pragas
As uvas são susceptíveis à doença fúngica oidium, para evitar a propagação da doença, os arbustos devem ser pulverizados 3 vezes por época. As preparações que contêm fungicidas são adequadas.
Vale a pena pulverizar pela primeira vez após o derretimento da neve, durante a estação de crescimento, e 3 vezes, quando os cachos já se formaram e o fruto começou a encher-se de cor.
Muitos jardineiros observam que as uvas Aisar não são suscetíveis ao ataque de vespas.
Se uma uva é exposta a qualquer doença ou inseto, isso sempre afeta sua aparência.
Armazenar
As uvas têm bom prazo de validade - a partir de 1,5 meses.