Plantar uvas em terreno aberto na primavera
O plantio de uvas na primavera em campo aberto não causará muitos problemas ao jardineiro, se a hora e o local forem corretamente determinados, e também não se esqueça dos procedimentos preparatórios. A presença de quatro opções de destino principais permite que você organize seu site da maneira mais bem-sucedida.
Vantagens e desvantagens
Plantar uvas ao ar livre na primavera tem vantagens e desvantagens.
Considere os pontos positivos.
- Uma vantagem significativa é o tempo que a muda recebe para se enraizar em um novo lugar e ficar mais forte antes que chegue o frio. No inverno, seu sistema radicular se desenvolverá tanto que será capaz não apenas de fornecer alimento para o mato, mas também de colher na próxima estação. Aliás, as uvas plantadas no outono são capazes de dar frutos com um atraso de pelo menos um ano.
- É possível preparar com antecedência um local para a vinha, após o que o solo tem tempo para descansar e ser nutrido com substâncias úteis.
- Além disso, ao transferir a cultura para seu habitat permanente precisamente nos meses de primavera, na maioria dos casos é possível evitar uma forte onda de frio e, portanto, a muda não morre de frio após o plantio.
Condições climáticas confortáveis aceleram o processo de adaptação, a cultura aumenta sua resistência às baixas temperaturas.
No entanto, o procedimento ainda tem uma série de desvantagens.
- Por exemplo, o aquecimento da primavera costuma ser acompanhado pela ativação de pragas e pelo desenvolvimento de doenças fúngicas e infecciosas. Sem tratamento preventivo da terra, um arbusto que ainda não amadureceu pode infectar, não criar raízes ou até morrer.
- Há uma pequena possibilidade de retorno das geadas noturnas, bem como da umidade insuficiente do solo após o derretimento da neve. Numa situação de falta de humidade, acompanhada de aumento de temperatura, as uvas deverão ser regadas desde o início da época.
- Outra desvantagem relativa é que muito poucas variedades de uvas são vendidas na primavera - você tem que comprar mudas no outono e organizar um armazenamento adequado para elas, ou você corre o risco de adquirir espécimes doentes ou congelados.
Condições e local
O momento do plantio de mudas na primavera em campo aberto pode variar um pouco, dependendo das especificidades das mudas e das características climáticas da região. Assim, da segunda quinzena de abril até meados do mês seguinte, costuma-se lidar com os anuais lignificados, e desde o final da primavera e quase até o final de junho - vegetativo verde. Em qualquer caso, é importante esperar até que o solo esteja completamente descongelado e a temperatura média diária seja fixada em mais 12-15 graus.
Nas regiões do sul da Rússia, por exemplo, na Crimeia ou no Kuban, o período de plantio começa na segunda década de abril. Uma condição importante é que o ar já esteja se aquecendo até +15 graus, e áreas bem iluminadas da terra - geralmente até +20 graus. Apesar do clima quente, as mudas ainda estão cobertas com material especial para o caso de geadas noturnas. É costume plantar uvas na região de Moscou e na faixa do meio em maio, a partir da segunda década. A essa altura, o solo já deve estar bem umedecido e o ar deve esquentar mais 15-17 graus. No território da Bielorrússia, este período começa após 9 de maio.
É típico dos Urais e da Sibéria fazerem plantações em campo aberto do final de maio a meados de junho. De referir que muitos produtores que vivem nestas regiões preferem desenhar uma tela verde para a vinha. Uma estrutura com altura de 80 a 100 centímetros é montada a partir de tábuas e montada no lado norte dos canteiros. Seu principal objetivo é proteger os desembarques dos ventos frios.
Geralmente, se você planeja plantar apenas alguns arbustos de uva, é melhor colocá-los ao longo do lado sul da cerca ou perto da parede sul da casa. A formação de várias linhas exigirá sua organização em uma suave encosta sul do local, mantendo uma orientação de norte a sul. A área deve ser bem iluminada, mas ao mesmo tempo protegida de correntes de ar. Em princípio, para enfrentar os ventos, você pode colocar uma cerca viva de árvores com um sistema de raiz principal ao lado dela. O tamanho do canteiro deve permitir uma distância de 3 a 6 metros entre as mudas e as árvores grandes.
Caso contrário, os vizinhos extrairão todos os nutrientes do solo e as plantas não terão espaço para crescer.
Se um vinhedo for plantado nos lados sul ou oeste de grandes edifícios, o calor acumulado pelos edifícios durante o dia será aplicado às plantas à noite. Em nenhum caso você deve plantar mudas em terras baixas, cujas quedas de temperatura as quais os arbustos não sobrevivem, bem como em áreas com proximidade de lençóis freáticos.
Preparação
Quanto mais meticulosamente for a preparação das covas e do material de plantio, mais provável será a adaptação bem-sucedida das uvas a um novo local.
Locais
Um local para o plantio de uvas na primavera deve ser preparado ainda no outono anterior. Então, semear centeio de inverno será uma boa solução - esta cultura vai melhorar as condições do solo e, na primavera, ficando nos corredores, protegerá as mudas do vento e a camada de areia de se espalhar. Quando as vinhas são fortes, o centeio cortado pode ser usado como cobertura morta.
A cultura é boa com qualquer tipo de solo, exceto argila densa, mas reage muito mal a níveis de pH abaixo de 5 unidades. Solo muito ácido deve sofrer calagem.
Se, antes do plantio, decidiu-se alimentar o solo com matéria orgânica, então é permitido usar apenas substâncias fermentadas e apodrecidas, por exemplo, verbasco, excrementos de galinha, húmus ou composto. A estimulação do sistema radicular permitirá a adição de 100-300 gramas de superfosfato, colocado no fundo do orifício. Além disso, vale a pena adicionar alguns quilos de cinza de madeira ao recesso. A profundidade da cava, assim como sua largura, é em média de 80 centímetros. É importante que as raízes das mudas de uva se encontrem em profundidade, pois podem suportar temperaturas não superiores a 6-7 graus negativos.
Mudas
As mudas transferidas ao ar livre devem ser saudáveis e bem desenvolvidas. Na horticultura, costuma-se usar duas variedades: vegetativa ou lignificada. A primeira, na verdade, é uma muda com várias folhas verdes que são enviadas para o ar livre no início da primavera.
Mudas vegetativas verdes precisam ser endurecidas antes do plantio. Caso contrário, uma vez em campo aberto, eles queimarão imediatamente ao sol. O endurecimento começa com a manutenção das mudas sob um dossel ou sob copas de árvores largas por quase uma semana, e então continua na forma de ficar ao sol por cerca de 8 a 10 dias.
Não será supérfluo suportar as peças de trabalho em um estimulador de crescimento - comprado ou feito em casa, feito de uma colher de sopa de mel e um litro de água.
Mudas lignificadas significam um arbusto de um ano desenterrado no outono. Antes do plantio, a planta precisará cortar o broto de um ano, deixando 3-4 olhos. As raízes em todos os nós superiores são removidas e nos inferiores são apenas atualizadas. No entanto, para mudas cultivadas a partir de estacas encurtadas, apenas uma poda refrescante dos rebentos das raízes superiores é necessária.Para prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas, faz sentido mergulhar o crescimento sem raiz numa mistura de 5 gramas de "Dnoka" e 1 litro de água. Também faz sentido manter a muda cortada em um balde de água por cerca de uma hora.
Vale ressaltar que na primavera também pode ser realizado o plantio de uvas por sementes para mudas.
O material estratificado em 2 a 4 meses, desinfetado e germinado em guardanapo úmido na região sul, é enviado a campo aberto em meados de março. Se a princípio os grãos forem colocados em um terreno fechado - em um vaso no parapeito de uma janela ou em uma estufa, a época da semeadura varia do início de março até a primeira década de maio.
Tecnologia de pouso
Para germinar uma videira com sucesso, o cultivador de brotamento deve descobrir qual técnica de plantio é a certa para suas condições particulares.
Clássico
As instruções passo a passo para o plantio de uvas de acordo com o esquema clássico parecem bastante simples. A muda é retirada do recipiente e, junto com um torrão de terra, é colocada no fundo do buraco. Do lado norte do recesso, é imediatamente cavada uma estaca, que mais tarde será necessária para amarrar. A muda é borrifada com terra em cima do caroço, que é imediatamente compactado e irrigado com água morna. Depois disso, o poço é preenchido até a altura correspondente à primeira folha.
Na treliça
Este método requer a instalação prévia de treliças, cujo número corresponde ao número de mudas. Esses suportes são mais convenientemente construídos com tubos de metal com um diâmetro de cerca de 10 centímetros, nos quais a videira será fixada com um arame envolto em proteção de plástico. O diâmetro da haste de metal geralmente é escolhido igual a 5 centímetros. A cultura deve ser plantada da mesma forma que com o plantio clássico. Seu layout, via de regra, é de 3 por 3 metros.
Nas camas
A organização de canteiros é especialmente popular nas regiões do norte da Rússia, uma vez que tal sistema não permite inundações e fornece às uvas a quantidade máxima de calor. Tudo começa com a formação de uma trincheira indo para o sul. Sua profundidade chega a 35-40 centímetros, comprimento - 10 metros e largura - 1 metro. No estágio seguinte, o solo é ejetado acima de 32-35 centímetros da superfície. Após a cobertura morta e a colocação de isolamento, as próprias mudas são plantadas. A rega dessa cama é realizada com um tubo especial.
Da Moldávia
A especificidade do plantio da Moldávia requer torcer um longo pedaço de videira madura e saudável, por exemplo, tirada de uma uva com dois anos de idade. A peça de trabalho, amarrada com uma corda densa, é colocada em um orifício regular de forma que apenas 2-3 botões permaneçam acima da superfície. No futuro, tudo acontecerá de maneira semelhante ao esquema clássico.
O comentário foi enviado com sucesso.