Plantar uvas no outono
Plantar uvas no outono pode ser uma solução muito boa. Mas é muito importante saber plantá-lo corretamente na Sibéria e em outra região para proprietários iniciantes de chalés de verão. As regras para o plantio de uvas já estão definidas há muito tempo - o principal é cumpri-las.
Cronometragem
O desembarque no outono não é recomendado antes do início de outubro. O motivo é muito simples. É nessa época que a planta se acalma e começa a se preparar para o inverno. Mesmo assim, após o desembarque, os brotos tenros devem ser protegidos dos efeitos do frio. O mês específico para o plantio de uvas no outono deve ser selecionado levando em consideração as especificidades da região. Então, na Sibéria, é completamente melhor abandonar esse procedimento no outono, porque até no sul já faz muito frio em setembro.
A situação é melhor na região de Rostov. Você pode plantar uvas lá desde o início de outubro até os primeiros sinais de congelamento do solo. É imprescindível cuidar das mudas para que elas passem o inverno com tranquilidade.
Na região de Nizhny Novgorod e na Bashkiria, é recomendado respeitar os mesmos prazos que na Sibéria. Isso permite que você se proteja contra muitos eventos climáticos inesperados.
Seleção de assento
O plantio de uvas em terras baixas pantanosas deve ser evitado sempre que possível. Os lados norte das parcelas também devem ser evitados. Independentemente da orientação para os pontos cardeais, é necessário escolher locais onde não haja perigo de correntes de ar penetrantes. Não deve haver árvores altas por perto, mas prédios e cercas são bem-vindos. Deve ser mantida uma distância de pelo menos 4 m entre as vinhas e as árvores de fruto.
A seleção do solo para os arbustos de uva também é importante. Esta planta cresce perfeitamente em solo fértil e leve. Solo argiloso pesado é categoricamente inadequado. Solo puramente arenoso também é ruim, porque permite a passagem da água e congela severamente no inverno. Devemos também evitar áreas com acidez excessiva.
A escolha do material de plantio
Um pré-requisito na escolha de mudas é que sejam enxertadas. Entre eles, destacam-se os maduros, que, ao contrário dos vegetativos, são adequados apenas para o trabalho no outono. Você também precisa prestar atenção ao sistema raiz. Ao plantar uvas nas regiões sul, deve-se preparar este material de plantio, que tem haste não menor que 40 cm. Para áreas do norte, assim como no caso de plantio forçado em áreas arenosas, este comprimento não pode ser inferior a 50-60 cm.
Antes de cortar um rebento de uva, também deve ser cuidadosamente examinado. Mais precisamente, você precisa escolher uma foto de alta qualidade. Vinhas com comprimento de apenas 8 a 12 mm são adequadas para enxertia. É melhor cozinhar as hastes ao mesmo tempo que poda. O cultivo de uvas a partir de sementes requer muito mais esforço.
Que fertilizantes você precisa?
O desenvolvimento futuro da planta depende em grande parte da introdução de tais curativos. A falta de nutrientes se transforma em crescimento deficiente e até em ervilhas. Desde o início, enxofre e nitrogênio precisarão ser adicionados ao solo. Eles irão garantir a formação rápida de botões e fortalecer os caules e a folhagem. Os suplementos de fósforo ajudarão a ativar a floração e o crescimento dos frutos silvestres.
Se você fertilizar uvas com potássio, isso formará melhor os ovários. A planta estará mais protegida de fatores adversos. A matéria orgânica apodrecida se diferencia pela eficiência e segurança no plantio. Além disso, melhora a fertilidade da terra e sua estrutura. Bem no patamar, é recomendável colocar:
- superfosfato;
- cinza de madeira;
- esterco respingado ou excrementos de pássaros (matéria orgânica fresca deste tipo pode danificar as raízes).
Tecnologia de pouso
Em terreno aberto
Mudas com sistema radicular fechado podem ser plantadas de maio a outubro. Na maioria das vezes, as uvas são escolhidas a partir do primeiro ou segundo ano de vida. Para essas plantas, você precisará preparar uma cova com 30-50 cm de profundidade, cuja largura e comprimento não serão diferentes. A função de drenagem será assegurada por um assentamento de tijolo ou argila expandida com uma espessura de 20-25 cm, podendo a drenagem ser abandonada se o próprio local eliminar bem a água da chuva. Mas é melhor observar isso por pelo menos alguns anos antes de ousar plantar uvas. Em qualquer caso, antes do procedimento em si, a muda deve ser regada abundantemente. A planta plantada é borrifada com terra, esmagando-a. Amarrar-se a um suporte é um pré-requisito para o sucesso.
Para plantar uvas corretamente, você precisa planejar todo o esquema em detalhes. Vale a pena considerar as peculiaridades de uma determinada região. O húmus é colocado em um orifício preparado. Depois de mover as mudas para o local escolhido, endireite as raízes, verificando se elas estão localizadas de maneira organizada e uniforme. As escavações devem ser cobertas com terra cuidadosa e lentamente. Além disso, as instruções passo a passo para iniciantes indicam que você precisa regar as mudas abundantemente com água. Use 20-30 litros de água por planta. Você pode usar várias maneiras de resolver o problema. Ao usar mudas, é feito um buraco, que é preenchido antecipadamente com terra (húmus). Uma muda totalmente preparada encharcada é colocada em cima dela, todas as raízes das quais são cuidadosamente esticadas.
As raízes do calcâneo são posicionadas de forma que fiquem a uma profundidade de cerca de 40 cm. De cima, o buraco é coberto com solo fértil simples. Regras diferentes se aplicam quando é decidido plantar uma planta com uma estaca. Recomenda-se iniciar o preparo cortando a parte superior do broto mais desenvolvido, no qual haverá 3 botões formados. Em primeiro lugar, prepara-se uma vala com 30 cm de profundidade, que é coberta com húmus. As estacas são colocadas em incrementos de 20 cm, inclinando-as para sul. Todos os botões são deixados acima da superfície do solo, exceto o par inferior. Imediatamente após o desembarque, a vala é abundantemente irrigada. Os cortes geralmente são cobertos com garrafas de plástico (mas se você instalou arcos antes, também pode usar papel alumínio).
Você também pode recorrer ao plantio com hastes. Fragmentos de videira pré-cortados são mantidos em uma solução de permanganato insaturado por cerca de 4 horas. Em seguida, eles devem ser lavados e secos. Corte de cima e de baixo de 1-2 cm, mergulhe as pernas por 2 dias em "Kornevin" e depois em água limpa. Depois de esperar que os caules cresçam até 5-7 cm, são plantados em terreno aberto. Você pode fazer isso de forma diferente - a saber: use o método de cultivo de uma videira sem raízes. Essa abordagem é bastante antiga, mas permite que você obtenha um bom estado do arbusto. Um caule de 1-2 m de comprimento é plantado no final do outono, quando termina a queda das folhas.
A videira é dobrada em um anel ou colocada exatamente no fundo do poço, dependendo de como seus tamanhos estão relacionados. 2 ou 3 olhos são deixados acima da superfície do solo.
Para a estufa
O cultivo da uva em estufa é mais prático, apesar do esforço envolvido. E quanto mais difícil o clima em alguma área, mais verdadeiro ele é. Sem aquecimento, mesmo uma estufa simples cria uma temperatura elevada. A diferença de 2 a 4 graus para a videira é muito mais importante do que para os humanos. Com a tecnologia certa, você pode cultivar 14-20 dias antes do que em terreno aberto e combater menos as pragas.
É necessário equipar treliças dentro das estufas. O fio é conectado a eles. As mudas são colocadas a uma distância de pelo menos 30-50 cm dos limites da sala. O espaçamento entre as plantas é o mesmo que em terreno aberto. Tubos com um diâmetro de 10-12 cm são fixados à camada de drenagem, que são úteis para a irrigação. Os tubos são elevados acima do solo em pelo menos 5 cm, antes do plantio das mudas nas covas devem ser regadas.
Se o substrato diminuiu, você deve adicioná-lo mais.
O comentário foi enviado com sucesso.