De que tipo de solo as uvas gostam?

Contente
  1. Qual deve ser a composição?
  2. Acidez necessária
  3. Escolhendo o tipo de solo
  4. Como melhorar o solo?
  5. Dicas úteis

Todos os jardineiros podem se beneficiar potencialmente de informações sobre que tipo de uvas de solo gostam. Atenção deve ser dada não apenas à acidez do solo, como muitas vezes se pensa. É preciso pensar também em argila e outros solos para a uva, em medidas para melhorar a qualidade da terra.

Qual deve ser a composição?

A prática da viticultura permite há muito tempo e com segurança responder a esta pergunta. As uvas adoram solo composto de pedra, minerais, argila, areia e matéria orgânica. Mas, ao mesmo tempo, esta planta se desenvolve muito mal em solos muito densos. A areia limpa tende a congelar em climas frios, mesmo que a geada não seja muito forte e, em tempos normais, a umidade não permanece nela. Quanto aos oligoelementos, então no solo para a vinha deve estar presente em quantidades perceptíveis:

  • azoto;

  • ferro;

  • magnésio;

  • cálcio;

  • fósforo.

Acidez necessária

O pH (mais conhecido por não especialistas como equilíbrio ácido-base) também é muito significativo. Normalmente, para uvas, o pH pode ser de 4 a 8. Solos fortemente ácidos dificilmente são sábios para usar. Neste caso, o sistema radicular da planta está passando por problemas, absorvendo mal as substâncias do meio externo.

Temos que usar doses maiores de fertilizantes, o que não é apenas um desperdício, mas também prejudicial ao meio ambiente.

Mas nem tudo é tão simples e direto. Os indicadores devem ser variados dependendo do tipo de planta. Para variedades americanas, você pode escolher um solo azedo. Variedades europeias e asiáticas prosperam em um pH de 6 ou mais. As informações mais precisas podem ser encontradas apenas na descrição de variedades específicas.

Escolhendo o tipo de solo

Antes de cavar um buraco para o plantio de uvas, você precisa se certificar de que o solo é realmente adequado. Esta planta claramente prefere um substrato rochoso e arenoso. Deve haver inclusões de cascalho. A permeabilidade ao ar é um requisito importante, uma vez que o sistema radicular deve ser aerado. Em áreas pedregosas e arenosas, outras safras crescem mal, mas as uvas são ótimas, elas são quentes e confortáveis. Solo solto contendo brita ou cascalho ajuda a desenvolver um sistema radicular sério. Um grande número de raízes de sucção são formadas nele.

Chernozems, em que outras safras crescem lindamente, dificilmente são adequadas para vinhedos. Se não houver areia e cascalho suficientes, eles definitivamente não são mais adequados. Vale lembrar que a videira não cresce em áreas com subsolo impenetrável. Portanto, cultivá-lo em áreas pantanosas, sobre um substrato de pedra sólida, não é nada para se pensar. Não será possível criar uma vinha produtiva em um pântano salgado. Terras argilosas são pesadas e densas e não conseguem passar água e ar de maneira inadequada. Os arbustos se desenvolverão mal e lentamente. E mesmo que se desenvolvam, contar com uma colheita decente não vai funcionar.

Como melhorar o solo?

Independentemente do tipo de solo, eles podem ser otimizados... A ênfase principal está no aumento do valor nutricional. Graças aos aditivos especiais, as raízes nas camadas são formadas de forma mais ativa. Argila muito densa é diluída com aditivos de areia grossa. Ao mesmo tempo, é útil colocar outros 20 kg de turfa alimentada com capim por 1 quadrado. m. Eles agem de forma diferente ao trabalhar com argila. É preenchido com areia grossa em um volume de 20 kg. A mesma quantidade de turfa é necessária. Você não pode fazer sem compostagem. Mas já está sendo usado menos, apenas 5 kg por 1 m2.Solo puramente arenoso é completamente alterado, pois é praticamente inútil. A argila arenosa deve ser compactada e tornada mais nutritiva. Para isso, aplique:

  • argila ou solo preto de alta qualidade;

  • turfa;

  • estrume.

Eles tentam principalmente enriquecer a terra com substâncias orgânicas.

O esterco de cabras, cavalos e ovelhas é preferido para barro e argila. Estrume de porco e ovelha ajudará a lidar com as imperfeições do solo arenoso. A alta concentração de nitrogênio no estrume das aves obriga a um uso muito cuidadoso. É aconselhável insistir esse fertilizante em água, diluído 15 vezes, de 10 a 15 dias. Cada arbusto exigirá o uso de 3 litros de solução pronta.

Você também pode cozinhar turfa com húmus (3 batidas contra 1 batida, respectivamente). A mistura é infundida por 5 a 8 meses. Deve ser usado em uma quantidade de 3-4 kg por 1 sq. m) Deve-se ter em mente que, com o uso constante de tal melhorador, o solo da vinha fica oxidado. Para enfraquecer este efeito negativo ajudará:

  • casca de ovo;

  • giz;

  • cinza de madeira.

Palha é útil. Como se costuma usar palha, farelo de trigo ou serragem. Esses fertilizantes de movimento lento retêm a umidade e aumentam a elasticidade do solo. Eles vão saturar os arbustos de uva com nutrientes. A cobertura morta é colocada em uma camada de cerca de 5 cm.

Os fertilizantes verdes são frequentemente recomendados para uvas.... Legumes (incluindo ervilhas), centeio ou mostarda são plantados entre as fileiras de arbustos. Isso vai enriquecer a camada superficial do solo. Durante a estação de crescimento, é útil regar os arbustos com uma solução de cinzas (concentração 0,5%).

Com a ajuda dessa solução, eles não apenas melhoram a qualidade da terra, mas também repelem com sucesso ataques de pragas e doenças.

Não devemos esquecer os suplementos minerais.... Assim, nos meses de primavera, recomenda-se o uso de composições de nitrogênio e potássio-fósforo. Com o início do verão, é necessário abandonar as misturas de nitrogênio e deixar as misturas fósforo-potássio. No inverno, fertilizantes complexos são espalhados na neve. Existem mais algumas nuances:

  • as variedades de uvas brancas são mais favoráveis ​​aos orgânicos do que aos minerais;

  • variedades vermelhas não toleram fertilização com húmus;

  • ao cultivar variedades de vinho, a sobrealimentação deve ser cuidadosamente evitada.

Dicas úteis

As condições em que a videira se desenvolve não dependem apenas da composição química e da estrutura do solo. É importante considerar como o terreno os afeta. É útil plantar vinhas nas encostas, porque aí a água não fica estagnada. Ao mesmo tempo, as encostas são desiguais - o lado sul ou sudoeste é o mais adequado.

É melhor abster-se de cultivar essa cultura nas terras baixas, mesmo que o solo lá cumpra formalmente os requisitos.

Os vinicultores da região de Moscou, Leningrado e regiões vizinhas costumam encontrar solos ácidos pantanosose. Antes do plantio, as plantas não devem ser apenas drenadas e a acidez normalizada, mas também o valor nutritivo deve ser aumentado. Os chernozems do Volga são caracterizados por uma mudança no equilíbrio em direção a uma alcalinidade mais alta. Portanto, eles precisam ser neutralizados, caso contrário, nada mais precisa ser feito. Nas regiões do sul da Rússia, predominam as áreas arenosas. Eles terão que colocar uma combinação de turfa e matéria orgânica. Mas, ao mesmo tempo, a suavidade do clima permite compensar o problema tradicional das areias - o frio do inverno.

Os territórios da Sibéria e dos Urais também são usados ​​para o cultivo de uvas. Lá, em qualquer terreno, mesmo ao escolher uma variedade resistente à geada, você terá que cobrir as plantações com segurança com o início do frio. Mas você não precisa lidar com as pragas características da videira. Eles simplesmente não sobreviverão no clima severo. E também deve ser notado que qualquer tipo de solo na Sibéria e nos Urais requer a mesma abordagem que em outras regiões do país.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário