Por que as uvas estão ficando pretas e o que fazer?

Contente
  1. Causas
  2. Tratamento
  3. Medidas de prevenção

Muitos jardineiros desejam cultivar uvas deliciosas e bonitas. Mas essa planta precisa de cuidados especiais, além de proteção contra várias pragas e infecções. Freqüentemente, os iniciantes perguntam por que as uvas ficam pretas e o que fazer. Neste artigo, consideraremos com mais detalhes as causas do apodrecimento e ressecamento dos bagos de uva, bem como o tratamento e as medidas preventivas.

Causas

Se as uvas ficarem pretas, vários motivos devem ser considerados. Por exemplo, se uma videira está infectada com uma doença infecciosa, uma praga, vírus ou fungo pode se tornar o agente causador. Além disso, atenção especial deve ser dada aos cuidados prestados. Se o jardineiro cometer erros durante as atividades de higiene, ele também pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças.

Danos mecânicos às folhas e frutos, bem como ao clima em que as uvas crescem, também afetam o estado da planta.

O fungo e o vírus atacam a planta com bastante rapidez, de modo que a doença está se espalhando ativamente. Nos bagos aparecem inicialmente pequenas manchas, mas logo se tornam grandes em diâmetro, além disso, os próprios bagos perdem a forma, escurecem e, por isso, ressecam. Deve ser lembrado que a planta pode ter sido infectada de várias maneiras, porque os esporos são transferidos não apenas das uvas doentes para as saudáveis. Microrganismos nocivos podem entrar na planta com a ajuda de água, humanos ou animais.

Se as uvas verdes ficaram pretas, várias doenças infecciosas devem ser consideradas.

  • Míldio ou míldio. Normalmente os esporos hibernam nos restos da folhagem e, na primavera, começam a infectar as uvas, carregados pelo vento. Normalmente, os frutos começam a sofrer primeiro, ficam pretos e depois as folhas são afetadas, enrolam-se e secam.
  • Mancha negra. Se, depois da chuva, as bagas começaram a ficar pretas, então, provavelmente, essa doença foi a causa. Se você não agir, a doença se espalhará para os brotos e folhas. Um excelente remédio é o líquido Bordeaux, que é usado para borrifar as áreas afetadas.
  • Antracnose... Quase todo o arbusto seca com esta doença. Primeiro, os brotos e as folhas são afetados - manchas marrons são formadas neles e, em seguida, a doença passa para o caule. Recomenda-se que as áreas afetadas sejam removidas e queimadas imediatamente, pois as uvas podem perder a maior parte da folhagem.

As uvas ficam pretas não apenas por causa de doenças infecciosas. O motivo pode estar no cuidado impróprio da planta. Por exemplo, se as uvas não recebem a quantidade necessária de umidade no verão, as bagas também podem ficar pretas. É muito importante dar às uvas a rega necessária durante o período de crescimento.

Solo pesado pode ser a causa. Se aparecerem manchas amareladas na folhagem, pode ser uma clorose não infecciosa. A introdução de fertilizantes minerais ajudará a resolver este problema.

Tratamento

Após determinar a causa do aparecimento de bagos pretos nas uvas, pode-se proceder ao tratamento do arbusto. O remédio mais eficaz é selecionado dependendo da doença. Por exemplo, se a causa das bagas pretas for mofo, as plantas afetadas devem ser desenterradas e queimadas, caso contrário, a doença afetará todas as outras plantas. Para evitar que as uvas adoeçam com manchas pretas, recomenda-se a realização de medidas preventivas regulares.... Nesse caso, serão necessários fungicidas especiais, que devem ser aplicados pelo menos duas vezes no verão.Se a doença já atingiu a videira, todas as plantas afetadas devem ser desenterradas e removidas, e os locais de corte devem ser tratados com um desinfetante de alta qualidade.

Também é muito difícil tratar a antracnose, por isso é melhor não poupar esforços nas medidas preventivas. Durante o período vegetativo (antes da floração e durante o amadurecimento dos frutos), é necessário pulverizar os arbustos. É melhor realizar o procedimento após as chuvas para que as medidas sejam mais eficazes. Se já é hora de fazer a colheita, a pulverização é adiada e feita após a colheita.

Se as doenças continuarem a se desenvolver no outono, você precisará continuar a lutar.

Medidas de prevenção

É muito importante realizar procedimentos preventivos, para evitar o escurecimento das uvas. Jardineiros experientes recomendam prestar atenção a algumas dicas.

  • Desde o início da estação de crescimento, as uvas precisam de muita atenção. Realize inspeções regulares na planta, principalmente nas folhas e nos cachos.
  • Se notar partes secas nas uvas, aparecerem pontos ou manchas pretas, vale a pena passar para ações mais ativas.
  • O líquido bordalês ou as preparações especiais ajudam a enfrentar muitas doenças infecciosas.
  • Recomenda-se a remoção oportuna das partes afetadas.
  • Somente material de plantio saudável deve ser usado para o plantio.
  • Amarração oportuna dos brotos para evitar tocar no solo.
  • Cobertura com fertilizantes minerais balanceados.
  • Criação da forma correta da videira.

Todas as variedades de uvas estão sujeitas a escurecimento, a menos que sejam tomadas medidas preventivas. Mas entre as variedades mais resistentes podem ser distinguidas, como Itália, Agostinho, Merlot, Moldávia Negra, Traminer e outros. Mas as variedades "Pearl", "Cardinal", "Cabernet Sauvignon" estão sujeitas a várias doenças fúngicas. Se você perceber o escurecimento com o tempo, determinar a causa, identificar a doença, a probabilidade de não perder a cultura aumenta significativamente. O controle cuidadoso e o processamento oportuno das uvas garantirão uma colheita bonita e saborosa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário