Por que o bolor apareceu nas uvas e o que fazer?
As uvas são uma planta bastante extravagante que, no entanto, é freqüentemente encontrada em jardins em todo o país. Este representante da flora exige uma tecnologia agrícola de altíssima qualidade, caso contrário você não pode apenas não esperar uma boa colheita, mas também perder a própria planta. Muitas vezes, as uvas sofrem de vários tipos de doenças, um dos sinais das quais são vários tipos de bolores. Trata-se de várias podridões, infecções fúngicas que afetam ramos, folhagens, frutos silvestres. As causas dessas doenças são diferentes - assim como o tratamento e as medidas preventivas. Todos os jardineiros que cultivam arbustos de uva precisam estar preparados para esses problemas, pois alguns deles podem causar danos irreparáveis à saúde do arbusto.
Causas
O bolor nas uvas pode formar-se apenas na videira, ramos, folhas, mas também nos próprios cachos. As bagas são frequentemente afetadas por várias doenças, entre as quais existem doenças muito inofensivas e bastante graves. Em primeiro lugar, o risco de desenvolver mofo aumenta se:
- no ano passado, as uvas adoeceram com um fungo;
- a pulverização oportuna com composições fungicidas não foi realizada para proteger o arbusto, ou as medidas foram mal realizadas;
- o regime de temperatura sob o abrigo ultrapassou a marca de +5 graus;
- antes da organização do abrigo de inverno, não era realizada pulverização com vitríolo, ou a composição estava mal feita;
- inverno muito quente com degelos, solo não congelado.
O mofo costuma ser um sinal de doença grave, como um tipo de podridão. As razões para o desenvolvimento da doença são diferentes:
- podridão branca freqüentemente infecta a planta durante os períodos de seca;
- preto, cinza - o resultado de umidade excessiva, por exemplo, durante a estação das chuvas;
- fungo, provocando podridão branca, invernos bem na casca e na folhagem, quanto mais alta a temperatura do ar na primavera, mais rápido a doença se espalha.
Como tratar?
O mofo em si não é um fungo particularmente viável, às vezes até mesmo um simples sol pode resolver o problema. Mas os jardineiros definitivamente não deveriam esperar por misericórdia desse tipo. Se o molde for padrão, é necessário pulverizar o arbusto após abri-lo com uma solução especial de sulfato ferroso. Para 10 litros, são consumidos cerca de 400 gramas do produto. Este evento é realizado antes da abertura dos olhos, se tudo for feito corretamente, o molde queima rapidamente.
Se o arbusto ficar bolorento após o inverno, você pode fazer uma solução de manganês para que fique rosa claro. Se esses dois métodos não forem adequados por algum motivo, você deve usar o tradicional "Fundazol". Para 10 litros, toma-se 20 g do produto, esta dupla composição faz um excelente trabalho com o mofo comum no arbusto.
O que fazer se o arbusto estiver com algum tipo de podridão? Podem ser necessárias medidas mais sérias aqui, mas antes de tudo, todas as áreas afetadas são destruídas: cachos, brotos, folhagem.
Atividades de tratamento:
- após a destruição das áreas infectadas, é necessário borrifar a planta com uma solução de refrigerante ou “sabonete verde”;
- o processamento de arbustos executa-se repetidamente - 3 vezes por mês, e é melhor alternar soluções;
- agentes químicos também funcionam bem com esse problema, você pode comprar "Ronilan", "Rovlar", composições fungicidas;
- o tratamento químico é realizado a cada 2 semanas;
- remédios destinados a combater o oídio ou oídio ajudam contra a podridão branca;
- a composição complexa do tipo fungicida - "Ridomil Gold" + "Tiovit Jet", salva bem da podridão negra, a mistura é diluída com água, o tratamento é realizado 2 vezes por mês.
É muito importante lembrar que nem todos os tratamentos químicos são realizados durante o amadurecimento da fruta, caso contrário, pode-se perder a colheita.
Medidas de prevenção
Em primeiro lugar, é necessário garantir que o bolor não se forme no arbusto durante o período de inverno a partir do outono. Para isso, as regras do abrigo são seguidas:
- as videiras são conectadas por fascines, isto é, feixes;
- borrifado com vitríolo - ferro, cobre;
- se o inverno for anormalmente quente, isso pode não ajudar, então a planta terá que ser tratada, mas este é um problema completamente removível.
Quanto à podridão, seu tratamento nem sempre traz resultados, portanto, medidas preventivas devem ser seguidas à risca. Para não perder uma planta ou parte de uma safra, é importante estar sempre à frente da curva. As medidas preventivas são as seguintes:
- no outono, o solo próximo aos arbustos é escavado cuidadosamente, a folhagem, os galhos cortados são coletados e tudo é destruído;
- na primavera, quando a planta é aberta, é necessário realizar imediatamente o tratamento com líquido bordalês;
- as formulações "Atemi", "Topázio", Baytan "ajudam bem na prevenção;
- você pode borrifar a videira com uma solução de iodo - cerca de 50 gotas são tomadas por balde;
- compostos de cobre ajudam na podridão branca - vitríolo, "Poliram";
- é muito importante podar bem a vinha, para não deixar engrossar;
- use cuidadosamente fertilizantes com nitrogênio, contando com fertilizantes de fósforo-potássio;
- molhar bem o arbusto, não se pode levar à seca ou inundá-lo com água, tudo deve ser com moderação, de acordo com o clima.
Também vale a pena considerar que existem variedades de uvas mais suscetíveis a doenças fúngicas, que acarretam a formação de fungos. Você precisa ter um cuidado especial com eles e seguir cuidadosamente todas as medidas preventivas.
Variedades sujeitas a essas doenças: "Aligote", "Rhine Riesling", "Rainha dos Vinhedos", "Muscat" (Hamburgo, Tairovsky, Húngaro), "Seibel", "Karaburnu", "Terbash", "Pearl Saba", "Shasla branco" e outros.
O comentário foi enviado com sucesso.