Visão geral dos fungicidas para uvas

Contente
  1. Variedades
  2. Lista de drogas populares
  3. Dicas de Seleção
  4. Dicas de aplicação

Os fungicidas são um grupo de produtos químicos muito procurados na tecnologia agrícola para suprimir doenças fúngicas: antracnose, sarna, podridão e muitas outras. Essas substâncias são utilizadas para combater e prevenir a doença. São inofensivos para a vinha e, na maioria das vezes, não prejudicam a saúde humana.

Variedades

A cultura da uva é suscetível a uma grande variedade de infecções fúngicas. Podridão, clorose, bem como antracnose, oídio e infecções semelhantes podem destruir todo o vinhedo em pouco tempo. Os criadores estão constantemente trabalhando no melhoramento da cultura para desenvolver variedades novas e mais resistentes. No entanto, até o momento, não foi possível resolver esse problema na íntegra.

É extremamente difícil salvar a vinha quando a infecção já começou a se espalhar por toda a plantação. O tratamento preventivo com fungicidas é considerado a forma mais eficaz de combater as doenças fúngicas. Existe uma grande seleção de medicamentos neste espectro de ação no mercado, e cada um deles é eficaz contra certos tipos de fungos. Por exemplo, com oídio estão lutando contra "Tipt", "Ikarus" e "Topázio". No entanto, se o vinhedo for atingido pela antracnose, eles ficarão impotentes. Isto significa que para a preservação da vinha é necessária a realização de vários tratamentos com diferentes tipos de produtos.

Dependendo do tipo de exposição, existem três tipos de medicamentos. Para a prevenção da infecção da videira, os meios de contato dão um bom efeito. Se o patógeno já se estabeleceu nos ramos, a composição sistêmica se tornará mais eficaz, o que pode interromper a propagação da infecção e destruir completamente o micélio.

Os fungicidas combinados são considerados os mais confiáveis: eles combinam as qualidades principais dos dois primeiros agentes.

Contato

Nos estágios iniciais, a doença fúngica afeta novos brotos, placas de folhas, ovários, bem como cachos de frutas. Para impedir a propagação da infecção, são necessários meios de ação de contato. Eles criam uma fina casca protetora nas partes verdes da planta. Ao entrar em contato com ele, os esporos do fungo morrem e os tecidos saudáveis ​​permanecem intactos.

A principal vantagem dos agentes de contato é o fato de o fungo não se adaptar a eles. Portanto, o mesmo medicamento pode ser usado várias vezes por temporada. Ao mesmo tempo, também existem desvantagens, a mais óbvia é a curta duração. Na ausência de clima seco, o filme criado pelo fungicida não dura mais do que 12-14 dias. Este período será significativamente reduzido se o tempo estiver muito quente lá fora. Em seguida, o tratamento deverá ser repetido uma vez por semana. Em geral, a vinha precisa de cerca de 7-9 pulverizações para atingir o resultado.

Importante: os agentes de contato não podem destruir o micélio. Portanto, pulverizar as uvas tem efeito apenas quando todas as partes infectadas são removidas. Os fungicidas mais eficazes deste tipo incluem "Tsineb", "HOM" e "Folpan".

O HOM é uma boa alternativa ao líquido bordalês. Ele efetivamente protege a planta contra infecções, mas ao mesmo tempo é completamente ineficaz no seu tratamento. O Folpan é mais eficaz e pode ser usado para curar vinhas infectadas em um estágio inicial. No entanto, não pode ser usado mais do que quatro vezes durante a estação de crescimento.

Sistêmico

O mecanismo de funcionamento dos fungicidas sistêmicos é diferente: neste caso, os componentes ativos penetram na planta, se distribuem por todas as suas partes junto com o suco e destroem o patógeno por dentro. Essas drogas podem suprimir o crescimento de fungos e neutralizar todo o micélio.

As vantagens indiscutíveis das formulações sistêmicas incluem:

  • alta taxa de permeabilidade e início de ação;
  • não lave a superfície da planta durante a chuva;
  • são altamente eficazes nas fases iniciais da infecção fúngica;
  • não mais do que três pulverizações são necessárias por estação de cultivo.

O fungicida sistêmico deve ser completamente absorvido para fazer efeito. Via de regra, leva até 5 horas e depois dura mais duas a três semanas. O preparo protege a vinha não só na superfície tratada, mas também em novos brotos, frutos e raízes. No entanto, também tem suas desvantagens. Os microrganismos se acostumam rapidamente com tais drogas, portanto, as composições de um mesmo grupo são usadas no máximo duas vezes seguidas.

O maior efeito é dado pela combinação de compostos sistêmicos e de contato. Os melhores produtos nesta categoria são Topaz, Falcon e Fundazol. Cada um deles tem sua própria direção de influência. Assim, o "Fundazol" ajuda a vinha a eliminar o mofo da neve, o oídio e a crosta. E "Falcon" dá um bom efeito na luta contra o oídio.

Além disso, a pulverização com fungicidas sistêmicos ajuda a prevenir o apodrecimento das raízes.

Complexo

As formulações complexas combinam as principais características dos medicamentos sistêmicos e de contato com todos os seus prós e contras. Esses medicamentos podem ser prejudiciais ao homem, portanto, requerem um manuseio mais cuidadoso. No entanto, têm um bom efeito e podem curar a vinha mesmo nas fases mais avançadas da doença. Ao fazer isso, eles agem seletivamente. As mais eficazes são as seguintes formulações.

  • Mikal. Eficaz na prevenção e tratamento de patologias fúngicas. Um requisito obrigatório é que o fungicida possa ser usado no máximo três dias após a detecção do micélio.
  • "Shavit". Dá um bom efeito contra o mofo branco e cinza. Estabeleceu-se como uma droga eficaz contra o ressecamento infeccioso e auxilia no oídio. Os componentes mais eficazes estão incluídos na composição. No entanto, "Shavit" é altamente tóxico, por isso deve ser usado com as precauções necessárias. Você pode usar este fungicida no máximo duas vezes por temporada.
  • Pedra. É utilizado no tratamento de míldio, podridão negra, rubéola e oídio. Possui baixa toxicidade, portanto pode ser usado três vezes na temporada. O tempo ativo é de 10-15 dias.
  • "Cabrio Top". Uma das melhores formulações contra o oídio, salva o vinhedo mesmo na fase de infecção do oídio maciço. Um fungicida pode ser usado contra vários tipos de manchas e antracnose. Livrar-se de pragas será um bom bônus. Ao mesmo tempo, sob a influência de altas temperaturas e chuvas, o agente mantém sua eficácia. Tende a se acumular nas folhas, pois leva um mês inteiro.

Um análogo de um fungicida complexo pode ser considerado monofosfato de potássio.

Lista de drogas populares

Formulações complexas são mais populares entre os proprietários de vinhedos. Eles são universais, então eles duram muito tempo. Isso minimiza o processamento regular demorado. Além disso, a maioria deles não apenas previne o aparecimento de doenças, mas também as trata com eficácia, mesmo em estágios posteriores. Os fungicidas mais eficazes incluem os seguintes agentes.

"Strobe"

Agente antimicótico do tipo sistêmico. Eficaz contra o mofo, suprime rapidamente todos os tipos de podridão. Possui a propriedade de suprimir a propagação do patógeno e matar o micélio. O processamento é realizado duas vezes por temporada. Para isso, a solução medicinal é agitada na proporção de 2 ga 8 litros de água.

"Strobi" não contém substâncias nocivas, portanto não representa nenhum perigo para as pessoas e animais de estimação.

Falcão

A droga é um tipo combinado. Destrói manchas rapidamente, elimina o oídio e neutraliza os patógenos do oídio. Em demanda em vinhas privadas, utilizadas na agricultura. Pode ser usado durante todo o período vegetativo. Tem um bom efeito como medida profissional, mas também pode ser usado no tratamento de patologias. No primeiro caso, é feita uma solução na proporção de 5 ml do fármaco para 10 l de água; no segundo, a concentração de trabalho é duplicada.

"Topázio"

É líder absoluta no mercado de fungicidas. É relevante não só para a videira, mas também para muitos outros tipos de plantas frutíferas e vegetais, pois permite salvar a vinha do oídio no menor tempo possível. Penetra nas células da uva em 2-3 horas, e este tempo é o suficiente para destruir completamente o micélio e os esporos.

Mantém sua atividade sob a influência da luz solar direta, em condições de alta temperatura e após chuvas intensas. Proporciona proteção confiável a todas as partes da planta devido ao fato da substância ativa ser transportada junto com os sucos vitais. O "Topázio" consolidou-se como um agente profilático eficaz e inofensivo para o meio ambiente.

No entanto, os fungos desenvolvem resistência a esta substância com o tempo, por isso o Topaz não deve ser usado por mais de 3 anos.

pedra de tinta

Composição universal, vendida na forma de grânulos solúveis em água. A droga provou ser um remédio eficaz contra frutas e podridão cinza, câncer negro, bem como líquenes e crostas. Destrói larvas de pragas no solo e sob a casca. Tem a propriedade de desoxidar o solo, o que contribui para a melhor assimilação de microelementos úteis pela cultura da uva. O processamento é realizado no outono e na primavera.

"Vivando"

A composição sistémica de última geração, permite curar a videira do oídio, bem como proteger os bagos de doenças fúngicas durante o período de maturação. O processamento é efectuado três vezes: na floração, durante a formação dos bagos e uma semana antes da maturação completa. Os componentes de trabalho penetram nos tecidos verdes da planta e, assim, interrompem o crescimento do fungo. A proteção da superfície é fornecida em 10-15 dias, não perde atividade em temperaturas elevadas.

Permite restaurar rapidamente a planta, mesmo com uma infecção forte.

"Velocidade"

Fungicida sistêmico que funciona por 7-20 dias. A composição é atóxica, não representa perigo para a plantação e para as pessoas. A solução de trabalho é feita na proporção de 2 ml do produto por 10 litros de água. É mais eficaz como medida preventiva, mas pode lidar com a crosta nos estágios iniciais da infecção. O número permitido de pulverizações é de 4 vezes, o melhor efeito é obtido quando combinado com fungicidas de contato.

Um bom efeito é dado pelo tratamento com as composições "Ordan", "Mobile", "Switch", "Profit Gold", "Fitosporin". As melhores críticas foram dadas aos fungicidas Oksikhom, Delan, Medea, assim como Bizafon e Abiga-Peak.

O tratamento com monofosfato de potássio e mistura de Bordeaux ajuda a prevenir a infecção.

Dicas de Seleção

Não é razoável argumentar que uma composição fungicida é mais eficaz do que outra. Cada um deles contém componentes ativos que atuam sobre um tipo específico de patógenos. Os cultivadores iniciantes geralmente preferem tratamentos complexos, uma vez que pode ser difícil para eles identificar imediatamente a doença. Proprietários de vinhedos experientes podem sempre determinar facilmente qual doença afeta a plantação e escolher o fungicida mais eficaz e, ao mesmo tempo, suave para ela.

Eficaz contra o mofo:

  • “Cabrio Top”;
  • Ridomil Gold.

Alguns medicamentos podem curar o oídio e o oídio:

  • Fundazol;
  • "Strobe";
  • "Vectra";
  • Falcão;
  • Alto Super Topaz.

Se a safra de frutas foi atingida por podridão cinzenta, o seguinte ajudará a corrigir a situação:

  • Sumileks;
  • Topsin;
  • "Euparen";
  • Ronilan.

Eles ajudam contra todos os tipos de podridão:

  • "Topázio";
  • "No chão";
  • "Captan";
  • "Tsinebom".

Dicas de aplicação

Os agentes fungicidas podem ser usados ​​de várias maneiras.

  • Desinfecção de material de plantio. As mudas adquiridas devem ser mantidas em soluções de preparações fungicidas antes do plantio em local permanente.
  • Pulverização ou polinização. Utilizado no tratamento fungicida de partes moídas de uvas. O procedimento é repetido várias vezes ao longo do ano, sempre na primavera e no outono.
  • Aplicação ao solo. Ajuda a proteger as plantas de bactérias patogênicas que habitam a terra. Nesse caso, os fungicidas são aplicados antes do plantio da planta em um local permanente durante a escavação. Nos anos subsequentes, o solo é derramado com uma solução líquida da droga.

O tratamento dos vinhedos com fungicidas pode ser realizado durante todo o período de cultivo:

  • na fase de inchaço dos rins;
  • após a formação da massa foliar;
  • durante a formação dos botões;
  • em processo de floração;
  • em um estágio inicial do aparecimento da baga;
  • na fase de maturação técnica;
  • 7-8 dias antes do amadurecimento final;
  • durante a colheita e abrigando a videira antes da hibernação.

O primeiro processamento da vinha é realizado quando o ar aquece até 4-6 graus. Neste ponto, os esporos dos fungos estão dormentes.

Os fungicidas sistêmicos têm um bom efeito, enquanto o arbusto e o solo na zona próxima ao tronco precisam ser cultivados.

Na fase de brotamento, o maior efeito é dado por efeitos complexos. Então o uso de drogas depende diretamente do estado das uvas. Se não houver patologias, você pode usar formulações de contato para prevenção. Se ocorrer uma infecção, as formulações sistêmicas e complexas serão eficazes.

Apesar de os fungicidas produzidos pela indústria terem um efeito suave, muitos deles ainda são prejudiciais ao homem. Portanto, ao trabalhar com tais medicamentos, é necessário seguir estritamente as regras de segurança: use óculos de proteção e um respirador para proteger os olhos e o trato respiratório. Use luvas e botas de borracha, se possível. Cubra sua cabeça com um lenço.

As preparações são seletivas, portanto, qualquer tratamento das vinhas com fins profiláticos e curativos deve prever a sua combinação entre si. A frequência da pulverização depende diretamente da composição de trabalho: os tratamentos de contato são realizados a cada 7 a 10 dias e os sistêmicos 2 a 4 vezes ao ano. Ao usar qualquer fungicida, você deve seguir rigorosamente as instruções. Concentrações excessivas mesmo em dosagens mínimas podem causar queimaduras e morte do vinhedo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário