Poda de uvas no verão
A uva é uma planta de crescimento rápido e, se não for devidamente cuidada, dedicará todos os seus recursos internos ao surgimento de vinhas frescas. Assim, para conseguir uma colheita farta e saborosa, o jardineiro precisa "ajustar as prioridades" desta cultura do jardim, direcionando suas forças não para o crescimento, mas para a formação de novos cachos. Para isso, as uvas são podadas no verão. O artigo descreve este procedimento com todas as pequenas nuances, indica o intervalo de tempo em que é necessário realizar determinadas manipulações e também dá recomendações para o cuidado dos pés de uva após a poda.
Para que serve?
A poda das uvas no verão é um dos ingredientes essenciais no cuidado desta planta. Se você não segui-lo, os arbustos crescerão descontroladamente, ao mesmo tempo em que produzem uma colheita insuficiente de frutas pequenas e azedas. Em geral, esse procedimento leva aos seguintes resultados:
-
colheita abundante;
-
bagas grandes e doces;
-
amadurecimento rápido de frutas;
-
alta ventilação da planta;
-
resistência a várias doenças;
-
simplificação do cuidado com o mato;
-
livre acesso da luz solar aos caules e cachos;
-
alta taxa de circulação de nutrientes dentro da planta;
-
melhorando o aspecto estético da vinha.
Pode parecer ao jardineiro novato que a presença de um grande número de flechas frutíferas elimina automaticamente a necessidade de podar as uvas. Com efeito, neste caso, a colheita será abundante, mas o sabor e o tamanho dos bagos deixarão muito a desejar, pois todos os nutrientes que o arbusto recebe do solo vão para o crescimento e não para a formação dos frutos.
Outra opção possível é a ausência completa de frutos na presença de grande número de folhas, alta densidade e ramificação da planta.
Disto se conclui que a principal tarefa da poda das uvas é manter um equilíbrio entre as vinhas vazias e férteis durante o período de vida ativa da planta.
A vantagem deste procedimento é a possibilidade de realizá-lo tanto com a ajuda de ferramentas de jardim como sem elas (falaremos sobre isso com mais detalhes a seguir). E também os aspectos positivos incluem a disponibilidade de recursos temporários. - a poda das uvas é realizada de junho a agosto, o que permite ao jardineiro reservar com calma o tempo para determinados procedimentos.
Em geral, cuidar das uvas no verão exige esforço e atenção diários. Se você não leva a sério a cultura do jardim, as principais consequências serão uma colheita insuficiente (ou sua ausência completa) e a aparência negligenciada do próprio terreno do jardim. Ao mesmo tempo, o esforço e o tempo investido pelo jardineiro compensam com juros - graças à poda e aos cuidados adequados no período de verão de agosto a novembro, os arbustos ficarão repletos de grandes cachos com frutos grandes e doces.
Cronometragem
No verão, os pés de uva devem ser podados antes e depois da floração, bem como durante o aparecimento dos pincéis (no caso de brotos desnecessários). Em outras palavras, você precisa podar as uvas durante os três meses - em junho, julho e agosto.
A poda de junho consiste nas seguintes manipulações - quebrar os rebentos jovens e amarrar o talo frutífero. Graças a essas ações, a carga das mãos com ovário e processos vazios é distribuída uniformemente.E também neste mês, são lançados brotos substitutos, no local dos quais, após 1 ano, se formam os ramos férteis.
No meio do verão, quando as uvas já murcharam, os especialistas aconselham remover enteados desnecessários, tratar a planta de pragas e também fertilizar o solo. Como resultado, esse cuidado leva a uma colheita doce e abundante.
A poda de agosto dos rebentos jovens realiza-se pelo método de perseguição. Além disso, jardineiros experientes recomendam remover várias raízes superiores no final do verão para melhorar o funcionamento do rizoma inferior.
A critério dos jardineiros, fica a questão de retirar os rebentos da uva - se o arbusto estiver amarrado a um suporte, pode se livrar do bigode.
Visualizações
Em primeiro lugar, deve-se notar que dentro de dois anos após o plantio desta cultura de jardim, independentemente da variedade, a planta é podada de acordo com um algoritmo, que inclui as seguintes características:
-
planejamento preliminar da forma futura da videira;
-
ao planejar cobrir um arbusto para o inverno, encurtando o caule da planta o máximo possível;
-
remover uma videira que já hibernou por duas estações, pois não produzirá mais frutos;
-
preservação de 8 olhos ou mais durante o corte das flechas frutíferas.
Formalmente, o processo de poda de verão das uvas divide-se em 4 etapas: retirada dos enteados, beliscadura, clarificação e enxerto. Abaixo está uma descrição passo a passo de como realizar esses procedimentos. Essas dicas podem ser úteis para jardineiros novatos e pessoas com experiência no negócio.
Removendo enteados
Os especialistas aconselham se livrar dos brotos desnecessários em julho, depois que os arbustos desaparecerem. Com esse procedimento, a planta ganha acesso à quantidade necessária de luz solar, com a qual os frutos adquirem doçura, e o próprio arbusto fica mais resistente a diversas doenças.
Não é recomendado cortar os enteados até a base - é melhor deixar um processo a cerca de 15-20 mm da primeira folha.
Como as uvas são uma planta de crescimento rápido, os arbustos devem ser inspecionados todas as semanas para tornar mais fácil e conveniente o desbaste dos enteados, que aparecem 2-3 dias após a poda.
Beliscando
A pinça é realizada para melhorar as qualidades frutíferas da planta. Esse método de poda retarda o crescimento dos brotos, de modo que os nutrientes que antes ajudavam a planta a formar novos ramos são utilizados para o crescimento de futuras escovas.
A pinça é efectuada antes do início da floração das uvas - a parte superior do rebento jovem (9,5-10,5 cm até ao início da secção rígida do caule) é pinçada com dois dedos.
Este procedimento deve ser realizado a cada 10-12 dias.
Lightening
Este tipo de poda realiza-se, via de regra, durante o amadurecimento das escovas e consiste no desbaste da folhagem, com o que se aumenta a capacidade de sopro da planta, bem como dos cachos, melhorando a qualidade. da colheita. Jardineiros experientes recomendam deixar no máximo três cachos nos brotos fortes e um nos fracos.
É comum que muitos iniciantes deixem as folhas aparadas no chão perto das raízes do arbusto - isso é errado, pois a folhagem pode formar aglomerados de bactérias que podem infectar posteriormente o arbusto da uva.
Perseguindo
O procedimento de gofragem tem etapas comuns com pinçamento, mas neste caso, a parte superior do broto deve ser removida em cerca de 40 cm. Regra geral, a cunhagem realiza-se em agosto para acelerar o amadurecimento dos bagos.
Características da cunhagem da videira:
-
uma média de 14 folhas devem ser deixadas na planta;
-
não se recomenda encurtar muito os brotos, bem como realizar o procedimento propriamente dito até agosto, caso contrário, haverá intensa formação de enteados e retardo na maturação das escovas;
-
é impossível realizar a poda em arbustos doentes, em climas secos e quentes, bem como em áreas com proximidade de lençóis freáticos.
Antes de cortar a bucha, as ferramentas de trabalho (facas, tesouras de podar) devem ser desinfetadas e afiadas. COMDeve-se lembrar que os cortes devem estar na face interna do broto e ser lisos - caso contrário, uma queda acentuada no rendimento é possível devido à má circulação dos sucos internos das plantas contendo vários nutrientes. E também a poda das uvas pode ser feita com as mãos desprotegidas, quebrando brotos desnecessários.
Cuidados de acompanhamento
No verão, após a poda, a planta deve ser cuidada:
-
água em abundância (1 balde de água por 1 arbusto de uva);
-
fertilizar (sulfato de amônio, nitrato de amônio, superfosfato);
-
soltar o solo ao redor da planta após a rega e a introdução de fertilizantes líquidos;
-
adubar o solo;
-
se necessário, amarre em suportes verticais.
A poda da uva é um procedimento necessário, mas pode enfraquecer a planta e reduzir sua resistência a várias doenças, principalmente infecções fúngicas. Para evitar isso, o arbusto deve ser tratado com agentes fungicidas. Se uma lesão inicial com podridão cinza for detectada, a planta deve ser borrifada com uma solução de manganês e os cachos com bicarbonato de sódio comum.
O comentário foi enviado com sucesso.