Tudo sobre a poda correta de uvas
A poda correta da videira é a chave para uma boa colheita e o crescimento normal da videira. Muitos produtores inexperientes não sabem o que é podar e como fazer de maneira adequada.
O que está cortando?
A poda refere-se às ações que são realizadas para encurtar ou remover os brotos de um ano, bem como os de dois e três anos, conforme a necessidade, e dar o formato desejado ao arbusto da uva.
Nas diferentes épocas das uvas, a poda tem características próprias.
- Os arbustos jovens são considerados 3 a 5 anos de idade. A poda dessas uvas começa a partir do primeiro ano de plantio. Seu principal objetivo é formar a manga principal do arbusto.
- Adultos as plantas frutíferas são podadas anualmente para dar forma ao arbusto e aumentar a produtividade.
- Velho as plantas são podadas para prolongar o período de frutificação. Neste caso, efetua-se uma poda mais curta do que nos períodos anteriores.
- No outono, a poda das vinhas pode ser iniciada após a colheita, após 10-14 dias. Durante esse tempo, a planta terá tempo para recuperar as forças após a frutificação.
Vale a pena prestar atenção às recomendações para a poda de outono.
A videira deve ser cortada em madeira viva - pode facilmente reconhecê-la pela sua cor verde clara, deve certificar-se de que 1,5-2 cm do rebento permanece acima do botão. Os tempos de poda dependem da região onde as uvas são cultivadas e das condições climáticas.
Primeiro, é realizada uma poda preliminar da videira. Durante este período, são retirados os rebentos verdes, que estão totalmente maduros. Eles podem ser identificados por sua tonalidade verde. Os rebentos que têm uma tonalidade castanha escura ou castanha não podem ser tocados, isto pode afectar ainda mais negativamente o crescimento do arbusto e a sua produção.
Na maioria das vezes, esse procedimento é realizado na primeira década de outubro.
Um pouco mais tarde, por volta da terceira década de outubro, realiza-se a poda principal da videira. Após um exame cuidadoso da cultura, os brotos finos, secos e também verdes são removidos.
Os produtores distinguem três tipos principais de poda:
- sanitário ou restaurador - é realizado na primavera, nesta época doente, danificado, bem como são retirados os ramos congelados no inverno;
- poda anti-envelhecimento é realizada principalmente no outono, quando aparecem os primeiros indícios de que a videira está velha, neste caso, ou os brotos individuais são cortados ou o arbusto é totalmente retirado, deixando 15-20 cm do esqueleto principal na superfície. da Terra;
- poda formativa começa a executar já em um arbusto de dois anos.
Técnica de poda correta:
- de 7 a 12 olhos permanecem na videira;
- os rebentos de um ano são cortados na base, deixando um pequeno toco de cerca de 1 cm;
- o ângulo de corte deve corresponder a 90 graus, neste caso a ferida cicatrizará mais rápido;
- todos os brotos doentes, fracos e deformados devem ser removidos;
- recomenda-se deixar apenas a videira com um diâmetro médio de 6-7 cm.
A poda das vinhas é um procedimento bastante sério.o que pode estressar as uvas. Para evitar essa situação após a poda, é necessário seguir algumas regras agrotécnicas para o cuidado da planta:
- é imperativo remover o crescimento jovem, uma vez que cresce rápido, e a videira pode se sobrepor com muita força, isso levará ao engrossamento do arbusto, depois a doenças, falta de luz solar e queda na produção;
- é imperativo soltar o solo perto dos arbustos - isso fornecerá acesso de oxigênio ao sistema radicular;
- também necessário não se esqueça do tratamento de plantas contra doenças e pragas;
- oportuna e correta alimentar e regar a planta;
- na zona de cultivo de risco, onde o sol fica por muito pouco tempo, é necessário remover folhas grandes que bloqueiam os frutos do sol e retardam o amadurecimento dos frutos.
Métodos de formação
Por muito tempo, cultivando uvas, os jardineiros desenvolveram vários esquemas e métodos para formar um arbusto. Isto depende principalmente das características da casta e das condições meteorológicas e climáticas da região onde as uvas são cultivadas.
Fã
Esse método de formação de arbusto difere pelo fato de a planta possuir vários braços, ou seja, vários brotos perenes se estendem do tronco.
O comprimento das mangas pode variar, portanto, existem diferentes leques de braço longo (podem ter de 60 a 100 cm) e leques de braço curto (sua altura é de 30 a 40 cm).
Os ventiladores de manga curta são muito menos comuns, pois são usados principalmente em áreas baixas. Os leques de braço longo são muito mais populares, muito frequentemente usados no design de gazebos, arcos e pérgulas.
As mangas na bucha podem ir em uma direção ou em ambas as direções.
Para cobrir variedades de uvas, um esquema de formação de planta unilateral é mais frequentemente usado, o que facilita muito o processo de cobertura. O número de mangas não deve exceder três a quatro peças.
Existem diferentes esquemas para a formação de mangas.
O esquema de mangas compridas unilateral foi desenvolvido pelo Sh. N. Guseinov. Na maioria das vezes, ele é formado em três camadas. O punch fan também é um método de poda muito popular, sendo este esquema utilizado em regiões com condições climáticas favoráveis. Os arbustos formados por este método são problemáticos para cobrir o inverno.
Instruções passo a passo para a formação de uma cultura de uva usando o método de leque:
- durante a primeira estação de crescimento na primavera as uvas novas não são podadas, o mais forte dos rebentos é escolhido no outono e o topo é cortado, deixando 2 a 4 gemas;
- durante a segunda vegetação dois rebentos jovens formados são cortados: 2-3 botões são deixados em um deles, o segundo será longo, de modo que se formem cachos nele;
- no terceiro ano de crescimento as mangas começam a se formar, seu número dependerá do número de tiros fortes, o resto do tiro precisa ser amarrado na barra transversal mais baixa.
Os rebentos também são podados na próxima primavera.
Os brotos internos devem ser mais curtos do que os externos.
Para frutificar, são criados elos, para isso a base inferior deve ser cortada em dois olhos, e a videira superior é cortada em 5-6 olhos.
Cordão
O método de cordão de formação de videiras é realizado principalmente em fustes altos e é utilizado nas regiões onde as uvas não precisam de abrigo. A principal característica deste esquema é que a formação de cordões ocorre ao longo de vários anos.
Cordões são brotos que parecem cordões alongados e pendem sob seu próprio peso.
As opções para tal formação podem ser diferentes:
- em um tronco alto;
- cordão reverso;
- cordão vertical;
- tigela;
- forma de raio e outros.
Gazebo
O método gazebo envolve o crescimento de um arbusto ao redor do perímetro de toda a área do gazebo. Neste caso, os elos de frutas são igualmente distribuídos no suporte. Esses arbustos têm muita madeira, por isso é muito mais conveniente e fácil cuidar deles. A videira formada pelo método da árvore é mais fácil de colocar no solo e cobrir.
O formato mais popular é um ventilador padrão de quatro braços.
Este método de formar um arbusto é considerado um dos mais fáceis e rápidos para vinicultores iniciantes. Com os devidos cuidados agrotécnicos, a lavoura dá um alto rendimento após três safras. Esses arbustos têm de 4 a 6 mangas e o comprimento varia de 40 a 65 cm ou mais. A forma do arbusto da uva lembra um leque. Neste método, um ou dois ramos são deixados para substituição.
Para que a videira de quatro braços seja devidamente formada, ele precisa ser aparado adequadamente nos primeiros anos. Vamos analisar passo a passo as regras básicas de poda durante este período.
Primeira vegetação
A principal tarefa deste período é cultivar dois brotos bem desenvolvidos em um arbusto de uva jovem.
Na primavera do primeiro ano, ao plantar uma muda ao nível do solo, deve-se deixar o último olho mágico, todo o resto deve ser retirado.
Os cuidados agrotécnicos durante este período devem atender aos seguintes requisitos.
- Rega... Após o plantio, a muda deve ser regada mais 2 vezes, o intervalo entre as regas não deve exceder 10-14 dias. Um arbusto precisará de 3-4 baldes de água fria. É imprescindível regar as uvas durante este período, mesmo que chova. Mais rega é feita conforme necessário. É aconselhável fazer a última rega durante o primeiro período vegetativo na primeira década de agosto. Regar mais tarde, afeta negativamente o amadurecimento da videira.
- Removendo tiros desnecessários. Conforme mencionado anteriormente, durante a primeira estação de crescimento, a tarefa é cultivar dois bons brotos. Às vezes acontece que 2-3 olhos podem dar muitos brotos, se não forem removidos a tempo, as uvas parecerão uma vassoura. Dos brotos crescidos, deve-se deixar os 2 mais bem-sucedidos, os brotos restantes são removidos quando atingem um comprimento de 3-5 cm.
- No mês de setembro é necessário fazer a cunhagem, bem como acompanhar o aparecimento dos enteados, e se o seu número for ultrapassado é necessário retirá-los.... No mesmo mês, as vinhas abandonadas em desenvolvimento são anexadas ao suporte.
- A poda da videira é realizada no final de outubro, e em algumas regiões - em novembro, deixando 3 gemas no rebento... Em seguida, a planta é preparada para se abrigar durante o inverno - uma tampa é feita de garrafas de plástico e as uvas novas são cobertas com ela. Em seguida, as uvas são regadas e cobertas com turfa, serragem ou agulhas de pinheiro. Algumas pessoas usam a terra para esses fins. Recomenda-se fazer um monte sobre a cabeça do arbusto até uma altura de cerca de 25 cm.
Segunda vegetação
A tarefa é cultivar quatro brotos bem desenvolvidos, que se tornarão os braços principais.
Na altura do fio inferior preso ao suporte, a espessura da videira formada deve ser de cerca de 8 mm. Os ramos maduros da videira são facilmente reconhecíveis pelo seu estalido característico quando dobrado e de cor brilhante.
Uma videira verde é fria ao toque e carece de elasticidade.
O principal trabalho realizado durante a segunda safra.
- Na segunda década de abril, o arbusto da uva deve abrir... O buraco do ano passado acima do arbusto precisa ser restaurado. Isso é necessário para que o sistema radicular se fortaleça e se desenvolva ainda mais nos horizontes inferiores. Se você precisar de um atalho, isso será muito mais fácil. No futuro, isso facilitará o processo de abrigar a planta para o inverno.
- Para que os rebentos principais se desenvolvam bem, os enteados devem ser removidos durante todo o período da segunda estação de crescimento. Isso ajudará a proteger as mangas de feridas cortantes.
- Na terceira década de agosto, o crescimento dos brotos costuma desacelerar, este é o momento mais adequado para perseguir brotos... O topo do broto é cortado na primeira folha bem desenvolvida. Determinar o momento certo para este procedimento é fácil - quando o crescimento diminui, a parte superior do broto se endireita.
- O curativo foliar é bom durante esta estação de crescimento.... Eles são realizados uma vez por semana. A poda é recomendada duas semanas após a primeira geada ou no final de outubro. Para isso, as mangas devem ser inclinadas para o fio inferior (ângulo de inclinação 45) e cortar a videira a uma altura de 15 cm. Com a segunda manga, as mesmas ações são realizadas, mas o remate é feito a uma altura de 21 cm.
- O abrigo segue o mesmo padrão.como no primeiro ano de cultivo.
Terceira vegetação
O objetivo principal da terceira estação de cultivo é cultivar duas vinhas em cada braço.
- Após a abertura de inverno, a videira deve ser amarrada ao fio inferior da treliça... Os brotos devem ser colocados em forma de leque, o ângulo de inclinação é de aproximadamente 40-45 graus.
- Na altura do início do crescimento dos rebentos, recomenda-se não deixar mais do que três rebentos em cada manga, retirando-se os rebentos inferiores. Ao longo de todo o período, todos os novos brotos também devem ser interrompidos. As mangas formadas devem permanecer “nuas” até o fio inferior da treliça. Assim, durante a primeira estação de crescimento, 8 a 12 brotos devem crescer.
- Nesta estação de crescimento, começa a primeira frutificação. Para não sobrecarregar a planta, recomenda-se deixar um cacho na parte aérea.
- É nesse período que se inicia o processo de formação do elo frutífero.... Na terceira década de outubro, a videira madura mais baixa na manga é cortada rapidamente, deixando apenas três ou quatro botões. Este se tornará o futuro nó de reposição, que ficará localizado na parte externa. A segunda videira deve ser cortada em não mais do que 6 botões. Mais tarde, isso se tornará uma flecha de fruta.
Quarta vegetação
Se o jardineiro não teve problemas durante os três estágios anteriores, no início da atual estação de cultivo a planta terá a forma desejada.
Após a abertura de inverno, é aconselhável amarrar as uvas.
As mangas são amarradas em um ângulo de 40-45 ao fio inferior. Durante a frutificação, como no período anterior, o arbusto não deve ser sobrecarregado. No outono, realizar podas clássicas, seguindo as recomendações da segunda safra.
Levamos em consideração o clima e a estação
Muitas vezes, os produtores se perguntam quando é a melhor época para podar - na primavera ou no outono. A época ideal para este procedimento é o outono. Isso pode ser explicado por várias razões que são as vantagens da poda de outono:
- muitas variedades de uvas precisam de abrigo para o inverno, e uma videira podada facilita esse processo;
- após a poda de outono, as "feridas" das uvas cicatrizam muito mais rápido, no futuro isso afetará a boa frutificação do arbusto.
Na primavera também é feita a poda, mas já está associada a alguns riscos. A poda da primavera é perigosa porque o fluxo de seiva começou e, junto com o suco, oligoelementos e nutrientes necessários para as plantas sairão da "ferida".
A poda da primavera é recomendada apenas nos arbustos que não têm mais de 3 anos.
Muitas vezes, isso é perigoso para o arbusto porque a videira pode secar e, no futuro, as uvas podem morrer completamente.... Se você podar uma planta com mais de 3 anos, pode ocorrer acidificação dos rins. A partir disso, podemos concluir que a melhor época para a poda das uvas é o outono, pois com a cessação do fluxo de seiva, muitas consequências negativas podem ser evitadas.
Qualquer forma, para que os arbustos não sofram, eles devem ser devidamente cortados. Um podador regular é usado para aparar arbustos jovens. Para uvas muito negligenciadas, usa-se com mais frequência um serrote ou um podador, que é projetado especificamente para remover galhos de árvores. Para não infectar a planta com doenças durante a poda, as ferramentas devem ser desinfetadas e bem afiadas.
A poda de outono é realizada com o objetivo de preservar e dar a forma desejada ao arbusto, remover vinhas velhas e férteis, avaliar e melhorar o estado geral da planta.
No verão, os rebentos doentes são frequentemente cortados.
Atenção - para a variedade
Durante a formação de um arbusto, deve-se prestar atenção à variedade da planta. Nem toda variedade funcionará bem com métodos de modelagem diferentes.
Também é necessário conhecer e levar em consideração a normalização do número de brotos.
Muitos jovens produtores, para ter uma colheita farta, deixam muito crescimento no mato, e isso passa a ser seu principal erro.
Videira chorando
O choro das uvas é o fluxo do suco dos cortes e feridas. O vazamento de seiva na primavera é normal. Isso indica que o arbusto está vivo. A quantidade de seiva geralmente depende do tamanho do arbusto e do desenvolvimento do sistema radicular. A duração média do processo de escoamento do suco dura cerca de 25-30 dias.
Para que a planta não perca muita umidade vital, é necessário podar adequadamente.
O comentário foi enviado com sucesso.