Tudo sobre a videira
Como germinar?
Recentemente, nas parcelas do jardim, pode-se encontrar cada vez mais a vinha. Porém, nem todos os jardineiros conseguem atingir o amadurecimento da planta. Vale a pena considerar com mais detalhes as peculiaridades da cultura e os métodos de cultivo no local.
O que é isso?
A videira é uma planta tolerante a condições adversas, capaz de resistir à seca nos países quentes e às primeiras geadas nas regiões frias.
Além disso, o arbusto cria raízes rapidamente, mesmo em solos inférteis, em arenitos e rochas pedregosas.
Um dos motivos da alta adaptabilidade de uma planta é sua estrutura. A videira inclui:
- tronco;
- sistema radicular;
- coroa.
A videira tem raízes muito fortes que podem penetrar profundamente no solo - para extrair nutrientes - durante 6 ou mais metros. Curiosamente, os nutrientes são depositados no sistema para que a videira receba gradualmente a porção necessária de fertilizantes naturais.
Por localização, as raízes das uvas são divididas em:
- superficial;
- lateral;
- básico.
Os primeiros crescem perto da superfície e absorvem a umidade da chuva.
As raízes laterais e principais são projetadas para assimilar os nutrientes e a água que extraem das profundezas do solo.
Na copa da videira existem mangas e rebentos, onde se desenvolvem inflorescências, cachos de uvas, gavinhas e folhas durante o período de crescimento ativo.
Estágios de desenvolvimento
Para cultivar uvas com eficiência, é importante entender por quais etapas de maturação a planta passa.
- O início do movimento dos sucos. A vegetação da videira começa no momento em que os sucos começam a circular ao longo do tronco. Este período começa na primavera, quando a temperatura do ar sobe para 10 graus Celsius ou mais. É importante neste momento, quando começa a estação de crescimento, cortar as uvas secas.
- Altura... Quando o suco atingir os pontos desejados, a variedade começará a crescer. A temperatura do ar durante este período não deve cair abaixo de 15 graus. O cultivo bem-sucedido de uvas exigirá que o produtor garanta que elas sejam bem cuidadas para evitar que a planta morra e o entrelaçamento de hastes jovens. Quando a videira atinge 30 cm de altura, deve ser amarrada.
- florescer... Em média, o estágio dura de 2 a 3 semanas. O fertilizante deve ser aplicado no solo 15-20 dias antes. Quando a videira começa a florescer, é importante garantir a remoção oportuna dos botões fracos para que a planta não perca força em seu suporte.
- Amadurecimento de bagas. No processo de crescimento dos frutos, deve-se ter cuidado para remover os frutos infectados com parasitas ou doenças. Além disso, os jardineiros são aconselhados a remover os enteados, antes de caçar os brotos. Tudo isso ajudará a melhorar a qualidade da safra e aumentar sua quantidade.
O último período é a queda das folhas. Nesta fase, termina a estação de crescimento, a planta vai dormir.
O que fazer para amadurecer?
Para obter uma boa colheita da vinha, é necessário iniciar os primeiros trabalhos de amadurecimento da colheita na primavera.
- A remoção regular da vegetação reduzirá os riscos de deterioração das plantas durante o inverno. A poda de brotos fracos reduzirá os custos da planta para o desenvolvimento de brotos desnecessários e permitirá que você se concentre na formação de frutos grandes e suculentos.
- A produtividade precisa ser planejada e racionada, para que a planta tenha força para sobreviver ao inverno.
- Ao longo de todos os períodos (crescimento, floração e frutificação) as uvas precisam fertilizar introduzindo compostos sob a raiz e as folhas.
Levar em consideração essas recomendações irá acelerar o processo de amadurecimento dos bagos e fortalecer a planta para que ela sobreviva ao inverno.
Exagerar no amadurecimento também não vale a pena, pois as uvas são sensíveis ao estresse. Um arbusto pode suportar uma certa quantidade de bagas e qualquer sobrecarga levará a uma deterioração do estado da planta.
Com uma abundância de frutas, as uvas provavelmente não sobreviverão ao inverno. Uma videira faminta, por outro lado, produzirá uma safra pequena e insípida.
Uma atenção especial deve ser dada às uvas que crescem nas regiões do norte. No rebento, convém deixar apenas 1-2 cachos para não sobrecarregar a planta e mantê-la em stock de componentes úteis para o inverno. Nas condições mais severas, os jardineiros encurtam adicionalmente a videira em um terço do pincel, e parte da safra é colhida no outono, mesmo que não esteja madura.
Muitas vezes, nas castas vigorosas, as pontas são partidas, interrompendo o crescimento dos enteados e acelerando a formação da vinha. No final de agosto, o excesso de folhagem é retirado, expondo as estacas nas quais os frutos incham.
Esta abordagem garante uma ventilação eficaz da planta.
É importante lembrar que somente uma videira saudável pode se preparar para o inverno. Portanto, é importante monitorar a condição da mata e tomar medidas preventivas:
- proteger contra fungos;
- tratamento de doenças;
- reduza a rega quando houver risco de apodrecimento.
Os perigosos inimigos das uvas são a podridão cinzenta, manchas e oídio, aos quais a planta é exposta no início do verão. O arbusto infectado dá frutos pobres ou não produz bagas, morrendo no inverno.
Por fim, o verão chuvoso e pouco ensolarado impede o amadurecimento das uvas. Tais condições levam à formação de fungos nos caules da videira, o que afeta negativamente o período de crescimento. A estimulação artificial por meio de operações "verdes" ajudará a resolver o problema: retirada dos enteados, seguida de desbaste da folhagem. Durante o período úmido, o solo é adicionalmente solto para que as raízes recebam uma quantidade suficiente de oxigênio. Com esta abordagem, a probabilidade de amadurecimento normal dos bagos é alta.
Como germinar?
Ao plantar uma videira, deve-se ter em mente que ela pode crescer em solos salinos. No entanto, ao mesmo tempo, a planta não gosta de terras baixas, onde a neblina se acumula ao anoitecer, a temperatura cai.
Para que a planta se enraíze rapidamente, é recomendável fornecer às uvas:
- excelente iluminação;
- boa circulação de ar entre os frutos;
- poda e rega regulares.
Aqui estão alguns outros requisitos especiais.
- Rega oportuna... A melhor opção seria regar o solo uma vez por semana no caso de cultivo de uvas na areia e uma vez a cada 2 semanas no plantio de uma safra em solo preto.
- Fertilização. As uvas adoram húmus, turfa e excrementos de frango. Os fertilizantes fornecem à planta muitos nutrientes.
- Remoção de ervas daninhas... A limpeza regular das ervas daninhas, seguida do tratamento das pragas das uvas, evitará a morte das plantas.
- Poda... É melhor cortá-las imediatamente quando encontrar folhas velhas ou lentas, para que as uvas não desperdicem energia tentando restaurar os brotos.
Além disso, os jardineiros recomendam amarrar a videira, uma vez que ela não tem seu próprio esqueleto rígido. É melhor fixar a planta perto dos apoios, saliências.
O comentário foi enviado com sucesso.