Tudo sobre a cunhagem de uvas
Tendo plantado vários arbustos de uvas em seu local, muitos cultivadores novatos nem sempre sabem como cuidar adequadamente deles. Mas para uma colheita plena, é preciso cuidar da lavoura, garantindo regas regulares, pulverizações e outras manipulações. Se estes procedimentos são considerados obrigatórios pela maioria dos viticultores, nem todos realizam o pinçamento ou a caça, embora sem eles nem sempre seja fácil obter uma colheita completa. O que é perseguir uvas, como fazer o procedimento corretamente e em que período de tempo deve ser feito, será discutido mais adiante.
Vantagens e desvantagens
A perseguição é considerada o procedimento recomendado, que é um encurtamento do caule para um comprimento de até 30 cm com 6 a 8 folhas subdesenvolvidas. Isso é feito encurtando os brotos para as folhas normais. Após um procedimento realizado corretamente, deve haver cerca de 15-16 folhas maduras nos brotos.
Ao mesmo tempo, não se esqueça que com uma poda desnecessariamente curta, deixando uma pequena quantidade de folhas, o cacho de uvas não consegue obter os nutrientes necessários, o que afetará diretamente o sabor dos frutos e a produtividade.
Um vinicultor novato precisa aprender todos os meandros do procedimento antes de executá-lo. Embora essa técnica seja semelhante ao beliscão, ela também apresenta diferenças, pois remove significativamente parte do broto.
A tarefa da cunhagem é desacelerar o crescimento ativo em 2-3 semanas, o que leva a uma redistribuição do suprimento de nutrientes diretamente para a fruta.
É geralmente aceito que para um bom cacho pesando cerca de 1 kg, 1 sq. metro de massa verde, ou seja, uma média de 25 folhas. Ter um ramo longo com muitas folhas permitirá que você obtenha o suprimento necessário de nutrientes para todo o arbusto. Devido a isso alguns produtores preferem não cortar os brotos, mas espalhá-los, colocando-os em cima do arame superior, por acreditar que uma grande quantidade de folhagem aumentará a produtividade do arbusto. Esta opção pode ser considerada muito boa, mas apenas se se a treliça for bastante alta, ou seja, tem mais de 2,5 metros de altura.
Ainda assim, a maioria dos viticultores considera a cunhagem um procedimento necessário.
Graças à sua implementação:
-
há uma aceleração do amadurecimento da videira com cachos;
-
o crescimento dos rebentos jovens diminui;
-
a mata fica mais iluminada, o que facilita o acesso de ar e luz solar;
-
a quantidade da colheita, sua qualidade melhora;
-
a planta está sendo preparada para o inverno.
É aconselhável realizar tais manipulações em arbustos com um período de maturação médio, pois são eles que têm predisposição para o rápido crescimento de massa verde. Nesse caso, os nutrientes serão gastos apenas na formação de folhagem, e não na formação de um cacho.
O trabalho feito de forma incorreta ou na hora errada pode causar uma deterioração na produção, uma diminuição no sabor dos frutos silvestres e contribuir para o desenvolvimento de doenças.
Datas do
O momento da cunhagem pode ser completamente diferente e depende da variedade de uvas cultivadas. A poda é feita no momento em que cessa o crescimento de uma videira jovem. O sinal para o procedimento é o endireitamento dos brotos na parte superior. O crescimento ativo dos brotos leva à inclinação do galho e à curvatura do broto.
-
Para variedades precoces recomenda-se a cunhagem no verão - de meados de julho aos primeiros dez dias de agosto.
-
em agosto as manipulações são realizadas em variedades de meia temporada e tardias. Datas para variedades de meia temporada podem variar de 1 a 15 de agosto.
-
Para variedades tardias as datas mais adequadas para tal procedimento são de 10 a 20 de agosto.
-
Se as uvas forem cultivadas em estufas ou estufas, a cunhagem nesses arbustos é realizada a partir de meados de julho, quando os brotos crescem mais de 1 metro.
Existem muitas recomendações sobre o momento da cunhagem. De acordo com a maioria, é melhor realizar o procedimento quando as uvas atingirem o fio superior.
A poda subsequente é realizada no final do verão e no outono, em setembro. A sua execução contribui para uma compactação mais eficiente da coluna nas uvas.
Como cunhar corretamente?
A cunhagem de verão pode ser considerada uma medida sanitária obrigatória para reduzir o espessamento da vinha.
Dicas para vinicultores aspirantes o ajudarão a cunhar corretamente. Em primeiro lugar, você deve cuidar da disponibilidade de uma ferramenta adequada na forma de um podador. Você também pode apertar o topo da foto com as mãos.
Durante o procedimento, várias ações devem ser executadas.
-
Remova a parte superior do broto, que tem até 19 folhas... A distância deve ser de cerca de 7 folhas.
-
Em seguida, você também deve arrancar a folhagem que cresce acima das escovas superiores. Graças a isto, o tamanho dos bagos aumentará, o seu sabor e cor irão melhorar.
-
O procedimento é realizado em ângulo reto. Os brotos devem ser cortados na altura de um braço estendido, ou seja, com foco na altura da treliça.
Com a pinçada dupla, os botões restantes abaixo do enteado não florescerão antes do planejado.
Você pode realizar o procedimento, guiado pelo método Kurdyumov. Para fazer isso, pegue as pontas dos brotos jovens em suas mãos e determine seu nível de rigidez. As folhas novas e macias devem ser removidas e as que já estão duras são deixadas.
Graças a essas ações, 2 semanas após a manipulação, os enteados começarão a se desenvolver ativamente. Isso levará ao acúmulo de suco e nutrientes, que serão extremamente necessários para o crescimento dos botões dormentes e seu desenvolvimento.
O que acontecerá se a cunhagem estiver errada?
Todas as manipulações na vinha devem ser realizadas dentro do prazo especificado, tendo em conta as condições meteorológicas. O não cumprimento dos requisitos pode levar à perda de rendimento, diminuição da qualidade dos frutos e deterioração do sabor.
-
Se o procedimento for realizado muito cedo, os enteados começarão a crescer muito rapidamente, o que levará ao enfraquecimento do arbusto, à diminuição do ovário. O enfarinhamento, feito durante o desenvolvimento ativo dos brotos, pode levar ao direcionamento dos componentes nutrientes não para o desenvolvimento dos cachos e fortalecimento da videira, mas para o desenvolvimento de novos brotos, que deverão ser quebrados no futuro. O procedimento realizado antes da data programada pode fazer com que os botões férteis salvos para o próximo ano despertem e eles possam começar a florescer já na estação atual.
-
A cunhagem tarde demais também não faz sentido, visto que todas as substâncias necessárias que a videira recebeu já foram consumidas, portanto redistribuí-los não funcionará mais.
-
A perseguição também é considerada incorreta se os produtores removerem apenas a coroa. Quando o ponto de crescimento é removido, as folhas ainda não formadas irão consumir muita nutrição até que estejam totalmente formadas. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se retirar uma parte da videira até 40 cm junto com as folhas.
Dicas úteis
Vale a pena se familiarizar com as dicas úteis de vinicultores experientes para conseguir uma boa colheita. Embora a cunhagem seja considerada um procedimento importante por muitos produtores, ela não é recomendada em alguns casos.
Analisemos em quais casos não vale a pena fazer manipulações.
-
Num verão muito quente, sem chuva, porque ao encurtar os brotos, pode haver vestígios de queimaduras nas folhas e nos cachos.
-
A perseguição não é realizada se as uvas crescerem em arcos ou mandris... Nesse caso, as plantas recebem luz suficiente, são bem ventiladas e têm brotos fortes e robustos. Todos esses fatores levam a um bom desenvolvimento e, consequentemente, a uma colheita decente.
-
Não é desejável fazer a caça a um arbusto jovem de um ano, já que seus brotos não cresceram o suficiente. A poda pode levar ao fato de que o suprimento de substâncias necessárias para os arbustos jovens pode não ser suficiente para o inverno. Em arbustos vigorosos, é melhor perseguir quando os brotos começam a atingir o solo.
-
E também não é recomendável encurtar os rebentos nas castas de vinho, visto que normalmente têm um mínimo de massa verde, crescem pequenos. Nesse caso, perseguir é mais adequado para variedades de mesa.
Além disso, você não deve cortar brotos enfraquecidos por doenças ou ataques de pragas de insetos.
Depois de realizar as manipulações, é aconselhável tratar a vinha com preparações fungicidas. Nos últimos dias de verão ou no início do outono, são realizados curativos radiculares e foliares de potássio-fósforo.
O comentário foi enviado com sucesso.