Quando abrir uvas na primavera?

Contente
  1. Temperatura adequada
  2. Quando divulgar em diferentes regiões?
  3. Como abrir corretamente?
  4. Proteção contra geada
  5. O que fazer após a divulgação?

A uva sempre foi considerada uma planta do sul, por isso começaram a cultivá-la na faixa do meio não faz muito tempo. Como resultado, surgiram muitos aspirantes a vinicultores que ainda não acumularam experiência suficiente. Uma das perguntas mais frequentes é sobre o momento de inauguração da fábrica na primavera. E também muitos estão interessados ​​em quais atividades são recomendadas para serem realizadas imediatamente após a remoção da cobertura de isolamento.

Claro, a primeira coisa a fazer depois que a neve derrete é acertar o tempo exato, adequado para soltar a videira e iniciar o mecanismo de vegetação.

Temperatura adequada

Há muito foi estabelecido pela experiência que, embora os botões da uva estejam em um estado dormente, eles são capazes de tolerar geadas até –4 graus Celsius. No entanto, se o rim já tiver despertado, ele definitivamente morrerá mesmo com uma leve geada de -1 grau. Esta característica biológica da cultura requer atenção especial do jardineiro no início da primavera, quando as condições climáticas permanecem mutáveis. Em primeiro lugar, é necessário levar em consideração os indicadores médios diários, quando a temperatura do ar diurna difere acentuadamente da noturna. Além disso, as seguintes circunstâncias são levadas em consideração:

  • a temperatura mínima do ar que a videira pode tolerar é de –5 graus Celsius;

  • se a geada for maior, terminará com o congelamento dos brotos;

  • as uvas são as que mais sofrem as flutuações de temperatura;

  • As condições mais favoráveis ​​ocorrem quando a temperatura diurna do ar atinge 8-10 graus Celsius e a temperatura noturna não cai abaixo de zero.

Apesar da neve da primavera, que continua a persistir em algumas áreas, as plantas estão gradualmente começando a ganhar vida. Para abrir uvas na primavera, não é recomendado começar em uma data específica. Em primeiro lugar, certifique-se de que a ameaça de geadas noturnas já passou. Até então, é melhor ser paciente.

Quando divulgar em diferentes regiões?

Quando ficar claro que as temperaturas positivas estáveis ​​já foram estabelecidas e o solo começar a secar gradualmente, a videira pode ser aberta. Para cada região, esse momento chega em um determinado momento. Para as regiões do sul, o momento de remover o isolamento chega no início de abril. A abertura na faixa do meio ou na região do Volga é feita mais perto do início de maio. Na Bielo-Rússia e em regiões localizadas ao norte da zona temperada, você deve esperar pela chegada de maio. Depois de abrigos de inverno, a videira continua dormente e requer uma série de medidas preventivas.

Como abrir corretamente?

Em primeiro lugar, a cobertura protetora é removida da videira - podem ser tapetes de isolamento, placas, filme ou aparas de material de cobertura. Se a videira foi deixada para o inverno, deve ser cuidadosamente removida e limpa do solo. Será mais seguro se você iniciar este procedimento com total confiança de que não haverá geadas noturnas.

Ainda assim, também não é recomendado apertar, porque se a videira permanecer fechada após um aquecimento evidente, pode resistir.

Será muito melhor se o abrigo de inverno for removido em um dos dias de sol e, à noite, continuar a abrigar por um tempo. Isso permitirá que as uvas sequem gradualmente sem serem afetadas por uma possível onda de frio à noite.

Proteção contra geada

A maior ameaça para as uvas no início da primavera são as geadas inesperadas. Para proteger as plantas de uma possível onda de frio, uma moldura feita de arcos de metal ou ripas de madeira é instalada acima dela, que é coberta com material não tecido. Agrotex funciona melhor, mas o spunbond também pode ser usado. Essa cobertura fornecerá a ventilação necessária e protegerá contra mudanças repentinas de temperatura.

Não é recomendável cobrir as uvas com película de polietileno, pois não permite a passagem de fumos e pode provocar o aquecimento dos rebentos ou rebentos. Além disso, a alta umidade em condições de estufa irá provocar o desenvolvimento de fungos ou fungos. Em qualquer caso, deve-se fornecer ampla ventilação durante o dia.

A capa de tecido não tecido protege a videira de ondas de frio repentinas de até –3 graus, se houver risco de queda de temperatura abaixo dessa marca, é recomendável usar isolamento adicional. O solo ao redor das uvas deve ser moderadamente hidratado durante o dia. Essas medidas ajudarão a manter a viabilidade da planta em mudanças nas condições climáticas.

O que fazer após a divulgação?

Na primavera, quando as uvas são abertas após o inverno, podem secar bem. Mas a alta umidade do ar neste momento cria certos riscos de desenvolvimento de doenças e ativação de parasitas. Para evitar consequências negativas, é necessário tomar uma série de precauções preventivas. Além disso, a videira deve ser preparada para um período de desenvolvimento ativo.

Liga

Normalmente, a videira nunca é amarrada imediatamente após a remoção do véu de inverno. Por um tempo, a planta deve renascer um pouco. Portanto, os brotos endireitados são dispostos em uma estrutura estacionária e podem resistir por 3-4 dias. A liga na primavera é chamada de seca, porque o procedimento é realizado para uma planta dormente.

Tendo escolhido o arranjo vertical, diagonal ou horizontal ideal, os brotos da uva são fixados em um estado imóvel. Se necessário, os suportes devem ser renovados ou tiras de arame adicionais devem ser feitas.

Poda

Após a secagem total, os brotos jovens são podados, assim como os brotos que não sofreram o procedimento de poda no outono. Este evento ocorre de acordo com certas regras.

  • Em primeiro lugar, todos os processos desnecessários que podem secar, quebrar ou criar uma precisão excessiva são removidos.

  • Quanto mais espessa a videira na base, mais longos os ramos devem ser deixados.

  • O corte é realizado com um instrumento pontiagudo entre os ovários ou ligeiramente acima dos olhos.

  • O elo para a frutificação deve ser feito de uma videira bem desenvolvida.

  • Uma videira anual é adequada para a frutificação, cuja espessura de corte atinge de 6 a 12 mm.

  • Fragmentos da videira que frutificou no ano passado estão sujeitos a remoção. Dos dois processos localizados no nó de substituição, resta um rebento interno.

Lavoura

O cultivo na primavera do solo ao redor das uvas começa com a remoção de ervas daninhas, soltando o solo e, se possível, cobrindo com matéria orgânica. O afrouxamento é iniciado depois que o solo está totalmente seco, e no final de maio este procedimento deve ser repetido. A rega da nascente deve ser muito moderada para não criar condições favoráveis ​​ao desenvolvimento de fungos. Solo excessivamente úmido pode causar apodrecimento das raízes e também congela muito mais rápido.

Tratamento químico

Depois de podadas, as uvas são pulverizadas com uma composição química que pode prevenir o desenvolvimento de fungos e insetos nocivos. Para este propósito, fungicidas ou inseticidas adequados são selecionados a partir de uma gama de produtos químicos modernos. Drogas populares incluem Nitrafen, Karbofos e Oxyhom. E também para a pulverização de uvas na primavera, uma solução de uréia, cobre ou sulfato de ferro é adequada.

Um dos melhores agentes antifúngicos é a mistura de bordeaux, uma solução da qual é colocada sob a raiz.

Top curativo

Além disso, na primavera, são aplicados no solo fertilizantes minerais, que permitem manter o crescimento e o desenvolvimento ativo da cobertura verde. O superfosfato e o nitrato de amônio são adequados para esse propósito. Para áreas secas na primavera, a irrigação com carregamento de água é freqüentemente usada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário