Como cultivar uvas?

Contente
  1. Seleção de variedades de uva
  2. O lugar certo para plantar ao ar livre
  3. Métodos de plantio
  4. Como isso cresce em uma estufa?
  5. Esquema de plantio e tecnologia
  6. Condições necessárias para o crescimento
  7. Tempo e período de frutificação
  8. Inverno correto
  9. Doenças e pragas
  10. Dicas úteis para iniciantes

A conhecida derrubada bárbara de vinhedos em uma campanha antiálcool tornou um produto como a uva escasso por um tempo. Hoje, novamente, muitos estão se esforçando para cultivar essa safra, inclusive em seus terrenos pessoais.

No artigo, vamos dizer-lhe como escolher o local certo para a vinha, qual a variedade melhor para plantar, de que forma a cultura vai enraizar melhor e como cuidar dela em casa, dependendo do solo e de outros. condições.

Seleção de variedades de uva

Ao escolher uma variedade, antes de mais nada, guie-se pelas necessidades para as quais você vai cultivar uvas: para a vinificação, serão variedades de vinho, variedades de mesa - ajudarão a reabastecer o corpo com o suprimento necessário de vitaminas. Existem uvas sem sementes - incluem "Kishmish".

E também há uvas pretas ("Moldova", "Viking", "Codryanka" e outras), rosa ("Original", "Lydia" e outras), brancas ("Laura", "Shasla Gailunasa", "Kesha" e outros). Leve em consideração as peculiaridades da região de residência, bem como as peculiaridades da cultura invernal.

O lugar certo para plantar ao ar livre

As uvas crescerão em quase todos os solos do jardim, somente em solos esgotados é aconselhável adicionar húmus e nutrientes ao caroço. Se a área for sombreada, escolha as variedades adequadas, embora em geral a cultura seja amante do sol, e para obter frutas doces é preciso escolher o lado ensolarado do campo. Muitas pessoas plantam uvas para que a videira cresça em uma cerca ou em um mirante, e eles plantam em uma pérgula - isso é bastante aceitável. Nesse caso, você pode obter um benefício duplo: ter uma baga e criar uma "cortina" na cerca ou uma sombra no gazebo.

Se houver um prédio no local, escolha o lado sul dele. Se o local tiver um declive, organize as fileiras de videiras de sul para norte.

No entanto, o lugar certo não é a chave para o cultivo de uvas com sucesso. Você precisa conhecer outras características tecnológicas do cultivo desta cultura.

Métodos de plantio

Você pode cultivar uvas usando vários métodos. Vamos considerar os métodos mais populares.

Sementes

Qualquer semente de uva pode germinar e dar um bom cipó, desde que esteja em boas condições - esta é a teoria do cultivo agrotécnico desta cultura. No entanto, se você decidir começar a criar uvas por meio de sementes, escolha sementes híbridas (embora tais variedades sejam raras). Acredita-se que as sementes das variedades híbridas são mais resistentes a doenças e adequadas para o cultivo de uvas. Apenas bagas bem maduras com uma tonalidade acastanhada (de preferência grandes) são adequadas para sementes de alta qualidade.

As sementes são retiradas dos frutos selecionados, lavadas e as sementes são envoltas em um pano de linho úmido ou gaze. Colocado desta forma no refrigerador. Assim que vir rachaduras nos ossos, saiba: isso é um sinal de que é hora de plantá-los no solo. Para fazer isso, prepare um pote de areia e húmus. Após o plantio, o vaso de sementes de uva é colocado de forma que a luz solar chegue até ele. Se em maio não houver espaço suficiente para os brotos, as plantas cultivadas são transplantadas para recipientes maiores e levadas para o ar (sacada, varanda e assim por diante).

O transplante para terreno aberto ocorre no início do outono.

Estacas

O método de propagação da uva por estaca ou, como diz o povo, a partir de um ramo é bastante famoso e também aplicável aos jardineiros. Você precisa agir no outono, depois que toda a folhagem do arbusto cair: escolha a videira desejada, corte um talo de 50-60 cm de comprimento (diâmetro - não mais que 1 cm) dela para que tenha 5-8 olhos. Essas mudas são armazenadas em uma sala fria em um ambiente úmido: seja em areia úmida ou embrulhada em um pano úmido. Imediatamente antes de plantar o material de plantio preparado no solo, a parte cortada é colocada em uma solução especial para estimular o crescimento das raízes.

Assim que as raízes se soltam, as estacas são plantadas no solo. Agora, os brotos precisam de boa rega e clima quente (acima de +20 graus) - nessas condições, as mudas criarão raízes e crescerão, formando um arbusto de videira maduro em várias temporadas.

Mudas

A propagação de uvas por mudas é o método mais popular entre os jardineiros. Se tudo for feito corretamente, a garantia de que você terá uma boa videira que dará frutos é quase cem por cento. Além disso, desta forma, é possível plantar plantações de uvas tanto na primavera quanto no outono.

Todas as ações são iguais, apenas no outono após o plantio, as mudas precisam ser isoladas, protegendo-as do frio. Neste método, a preparação da cova é de grande importância: como dizem os cultivadores experientes, isso garantirá 90% de sucesso. Aqui estão as regras básicas a seguir:

  • em solo argiloso, adicione pequenos pedaços de tijolo ou pedra triturada ao buraco;
  • essa drenagem não é necessária em solo arenoso, mas esse solo não interfere no seu enriquecimento com nitrogênio;
  • prepare húmus para solos arenosos; o composto pode ser despejado na cova e fertilizado com superfosfato.

Pois bem, ao escolher mudas, preste atenção ao fato de que o comprimento das raízes é de pelo menos 10 cm, e o crescimento consistiu de 4 a 6 olhos (botões). O material de plantio não deve ser lento, tocar as raízes: elas devem ser elásticas - somente neste caso, e sujeito a todas as regras agrotécnicas, será possível cultivar arbustos saudáveis ​​de uvas novas.

Como isso cresce em uma estufa?

O cultivo de uvas em uma estufa pode dar bons resultados. Normalmente, para o cultivo desta cultura em casa de vegetação, é construído um complexo de policarbonato transparente, que protege perfeitamente a videira das intempéries, ao mesmo tempo que lhe permite nadar nos raios do sol. A própria planta na estufa é cultivada em recipientes ou diretamente no solo. Na época do plantio, a temperatura no complexo da estufa deve ser de pelo menos +10 graus, e conforme as mudas crescem, ela deve ser aumentada gradualmente.

Portanto, no momento em que os botões se abrem, o termômetro deve mostrar pelo menos +24 durante o dia e +16 à noite. Ao definir frutas e bagas maduras, +30 é permitido. É possível, sem equipamentos especiais, regular o regime de temperatura em estufas, por exemplo, abrindo e fechando uma janela, ventilação forçada.

Em caso de forte calor, basta cobrir a estufa com uma rede especial de escurecimento, que é vendida em qualquer loja especializada.

Esquema de plantio e tecnologia

As uvas são plantadas no solo quando há a certeza de que não haverá mais geadas. Para muitas regiões, esta é uma passagem de fronteira de abril a maio, embora na área sul seja possível plantar em outubro-novembro. Para terras siberianas, esta é a segunda década de junho. Agricultores experientes são aconselhados a comprar material de plantio de fornecedores confiáveis. Dependendo da variedade, as mudas são plantadas em vala cavada com 1 metro de profundidade e 0,8 m de largura.

Na vala, é necessário criar um meio nutriente adequado para a muda (para isso, pode-se misturar húmus com esterco, cinzas e terra em proporções iguais), e não se esqueça de regar o plantio. Você pode fazer cobertura morta.A distância entre as linhas pode ser de 1-2 metros - tudo depende da distribuição da variedade (pergunte ao comprar quais propriedades a variedade escolhida possui).

Na dacha, a videira é geralmente fixada a um suporte para que se trance à medida que cresce.

Condições necessárias para o crescimento

A uva é uma cultura despretensiosa, pode ser cultivada em um local por muito tempo, mas você ainda deve seguir as regras de cuidado.

Rega

As uvas podem muito bem ter umidade suficiente da precipitação natural, mas ela não vem de ano para ano, e tudo depende da localização da plantação de uvas. Muitas vezes, para obter uma excelente colheita, frutos grandes, suculentos e doces, não pode prescindir de regas adicionais.

A planta precisa de umidade no primeiro ano para a fixação normal no solo. Crescer no outono requer uma abordagem cuidadosa para regar. O excesso de umidade pode causar o apodrecimento do sistema radicular, portanto, com boas chuvas, você não deve regar adicionalmente.

Top curativo

As uvas recebem nutrientes do solo. A cultura é alimentada na maioria das vezes com fósforo, fertilizantes de nitrogênio-potássio, ferro, boro, cobre, bem como sais minerais e molibdênio. A videira também tolera bem a matéria orgânica - dentro do razoável, você pode melhorar o solo com composto, estrume ou uma camada de turfa.

Mas o composto dos mesmos ramos da uva não é recomendado para uso neste caso. Esse fertilizante só pode prejudicar o arbusto: retardar seu crescimento e provocar várias doenças.

Poda

A poda das videiras é uma parte importante do cuidado da uva. O arbusto é capaz de produzir muitos brotos e, se não for limpo prontamente de "crianças" desnecessárias, não haverá alimento suficiente para todos, não haverá desenvolvimento e com o tempo a planta pode morrer.

Mesmo que o sistema radicular possa suportar uma videira de crescimento denso, o rendimento desse arbusto será mínimo e os frutos são muito pequenos. O crescimento das uvas é reduzido em 40-90%, e é absolutamente errado dizer que quanto mais brotos em um arbusto de uva, maior será o rendimento - os enteados devem ser removidos sem arrependimento.

Tempo e período de frutificação

Quantos anos após o plantio da uva, dá para ver a tão esperada colheita - essa questão, talvez, interessa a todos que decidiram começar a plantar nesta safra. Na verdade, se todos os padrões agrotécnicos forem observados durante o plantio e a preparação, a videira pode agradar com frutas já no segundo ano após o plantio, mas você pode obter uma colheita mais rica a partir da terceira safra.

As flores podem aparecer no primeiro ano de desenvolvimento do arbusto, mas devem ser destruídas, pois só trarão prejuízos. A muda não dará frutos, mas a floração a enfraquecerá, porque as flores começarão a extrair nutrientes a seu favor. Os biólogos descobriram que pode levar de 10 a 25 anos desde a primeira colheita até a morte da videira.

Tendo em conta as peculiaridades da casta e o cumprimento das regras de cuidado, o período pode ser ajustado em função da esperança de vida da videira e da sua frutificação.

Inverno correto

Garantir o inverno adequado das uvas significa criar uma boa base para a próxima colheita. Após a poda outonal da ferida, as vinhas são tratadas com sulfato de cobre (é feita uma solução a 3%). Se as geadas são esperadas abaixo de zero grau, já é aconselhável criar um abrigo para as uvas. Você pode proteger arbustos de frio e geada com polietileno, ramos de pinheiro, tecidos sintéticos. Também pode ser coberto com palha.

Apenas tenha em mente que não há necessidade de pressa com este assunto: se você cobrir a videira muito cedo, um fungo pode se desenvolver ou os olhos começarão a tremer.

Doenças e pragas

A videira pode ser atacada por pragas como vespas vorazes, vespas e carrapatos (feltro). Perigoso é o pulgão da uva, que suga o suco do sistema radicular, destruindo completamente o arbusto. De doenças, as uvas podem "pegar" rubéola, mancha preta, podridão branca ou cinza, câncer bacteriano e outras doenças. Prevenção oportuna - o preparo do solo e das próprias plantas ajudará a salvar a videira e a colheita futura. A propósito, as uvas podem adoecer em diferentes estágios de seu desenvolvimento. Por exemplo, cachos já maduros morrem de antracnose e mancha preta.

Acredita-se que a cultura da uva cultivada nas regiões sul seja mais suscetível a infecções e doenças. Características do cultivo de uvas decorativas Outro nome para uvas decorativas são uvas solteiras. É assim chamado por causa da autopolinização de suas flores. No território da Federação Russa, a variedade da Virgínia (de cinco folhas) é plantada mais: é resistente à geada e aceita em qualquer solo.

Entre outras vantagens desta variedade, distinguem-se as seguintes:

  • sua atratividade ao longo da temporada;
  • rápido crescimento em altura (2-3 m por ano);
  • capaz de formar uma espécie de "cortina" espessa;
  • resistente ao frio;
  • despretensioso para o habitat, igualmente bem se enraíza e se desenvolve tanto em áreas sombreadas quanto em locais ensolarados.

A variedade decorativa da Virgínia difere das uvas comuns nas complexas folhas de cinco dedos e pequenas ventosas nas antenas. Apesar das vantagens listadas, esta planta deve ser cultivada com cuidado e deliberadamente.

As variedades de uvas Maiden (decorativas) têm o sistema radicular mais forte, são capazes de literalmente "capturar" grandes áreas, não deixando nenhuma chance para outras plantas se desenvolverem, e uma videira forte pode eventualmente destruir até mesmo edifícios, se permitido sob a ardósia.

Dicas úteis para iniciantes

Produtores iniciantes costumam cometer erros comuns portanto, vamos delinear alguns pontos importantes que valem a pena prestar atenção a quem decidiu começar a plantar uvas.

  • Armazenamento de estacas. Não os embrulhe em sacos plásticos - isso vai moldar as mudas e apodrecer as raízes. Muitos jardineiros amadores sem experiência cometem esse erro. As estacas são envoltas em gaze úmida ou armazenadas em areia úmida.
  • Embeber material de plantio (estacas)... Prepare água derretida ou tome água da torneira regular - e deixe repousar por vários dias. Deixe as mudas de molho por no máximo 48 horas a uma temperatura de água de + 2 ... 3 graus Celsius - assim, elas reterão todos os nutrientes. Em temperaturas mais baixas, a videira murchará.
  • Processando as raízes do material de plantio... Antes do plantio em terreno aberto, o sistema radicular não interfere na estimulação adicional para o crescimento. Use preparações especiais para isso, viticultores experientes recomendam meios comprovados, como "Heteroauxin" ou "Kornevin".
  • Plantar cultura no solo. Não se apresse com isso, mesmo que as primeiras folhas já tenham aparecido no cabo. Quando o broto cresce rapidamente e produz folhas, ele deve ser pinçado sobre a terceira folha e plantado quando as raízes aparecem. Ao plantar - sem fertilização com nitrogênio.
  • Sulcando. Para estimular o crescimento do sistema radicular, é necessário sulcar as mudas de uva.

Não tenha medo de algumas opiniões de que é muito difícil cultivar uvas em sua casa de campo, e esse processo é muito trabalhoso. Na verdade, não é assim: se seguir todas as regras de plantio, prazos e cuidados agrotécnicos, pode deliciar-se com frutos silvestres doces durante muitos anos, conservar o sumo ou saborear um gole de vinho aromático caseiro.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário