Como cultivar uvas em casa?
Apesar de as uvas parecerem uma cultura difícil de cultivar, podem ser cultivadas mesmo em casa. Uma planta plantada em vaso é capaz de desempenhar apenas uma função decorativa, ou pode ainda deliciar os donos do apartamento com frutas doces.
Quais variedades estão certas?
Nem todas as uvas podem ser cultivadas em condições caseiras - apenas algumas variedades são adequadas para esse fim. É desejável dar preferência a variedades menores e médias que amadurecem cedo e, portanto, podem produzir uma safra algumas vezes por ano.
Como regra, esses arbustos ornamentais são caracterizados por uma forma elegante e uma tonalidade amarronzada memorável das folhas. Na fase de frutificação, as vinhas encontram-se recobertas por frutos silvestres esbranquiçados ou azulados.
Então, na varanda ou loggia, você pode organizar variedades "Talisman", "Laura", "Muscat room", "Victoria", "North", "Chaush", "Taezhny" e outros representantes do tipo intensivo de frutificação. Para produtores iniciantes, é especialmente recomendado variedades "Rusbol" e "Elegy", que tolera qualquer poda (inclusive não muito correta), e também resiste com sucesso a doenças e insetos.
As condições necessárias
As condições ideais para o cultivo de uma cultura fornecem proteção contra infecções e desenvolvimento acelerado. Na época do cultivo, as uvas devem estar em um apartamento ou casa, pois requer uma temperatura que não ultrapasse os limites de 19-25 graus. No inverno, o plantio pode ser reorganizado em uma varanda envidraçada, desde que a temperatura ambiente seja mantida de 0 a 10 graus. A cultura não gosta de mudanças bruscas de temperatura. O nível de umidade deve ser muito alto - pelo menos 70%, caso contrário, as videiras começarão a secar e a probabilidade de infecção por fungos e o aparecimento de ácaros aumentará rapidamente. Para evitar consequências negativas, você deve borrifar as plantações com água morna uma vez por semana e, no inverno, colocar um umidificador ou tigelas com líquido perto do vaso.
As uvas cultivadas adoram a luz e, como resultado, devem ser cultivadas no parapeito da janela ao sul ou sudoeste. A variedade selvagem fica mais confortável na sombra, e uma janela voltada para o norte ou sudeste é mais adequada. Se o agricultor quiser fazer uma segunda safra, no inverno terá que instalar lâmpadas fluorescentes a uma distância de 20 centímetros das plantações. Deve-se entender que a falta de iluminação não destruirá a cultura, mas impedirá o endurecimento dos frutos. No entanto, o recipiente que contém a terra deve ser protegido da luz solar direta.
Inicialmente, as uvas caseiras requerem um pequeno vaso, mas a cada ano subsequente, as dimensões do recipiente terão que ser aumentadas. As mudas cabem perfeitamente em copos plásticos comuns, e as mudas crescidas devem ser transferidas para um recipiente com um volume de 3-5 litros. Claro, uma camada de drenagem deve ser formada nos tanques, bem como furos para drenar o excesso de irrigação. O solo para o cultivo precisa de nutrientes, soltos e respiráveis. É fácil comprar na loja, mas você também pode fazer.
Nos primeiros anos, uma mistura de solo de húmus, areia de rio, turfa e composto, tomada na proporção de 3: 1: 3: 2, é ideal para o cultivo. É permitido o uso de uma mistura de turfa, húmus de esterco, areia de leito de rio, unidos na mesma quantidade. Será possível enriquecer a mistura do solo com cinzas, superfosfato, uréia e sal de potássio. Como drenagem, podem ser usados argila expandida de granulometria fina, brita, peças de cerâmica ou um enchimento especial.
Recomenda-se pré-calcinar o solo e drenar na estufa e preencher com permanganato de potássio. Os potes também são tratados com infusão de manganês ou uma solução à base de um balde de água e uma colher de sulfato de cobre.
Características de pouso
É comum cultivar uvas em um apartamento de duas maneiras principais. O primeiro envolve o aprofundamento das sementes extraídas da fruta no solo, e o segundo - o uso de estacas que requerem enraizamento adicional. As sementes devem ser bastante grandes, de cor marrom e de casca densa. Os frutos dos quais as sementes são extraídas devem estar maduros. É importante entender que o processo de cultivo da videira a partir de sementes é demorado e permite a colheita apenas de 6 a 7 anos após o plantio. Via de regra, o método da fruta de caroço é utilizado para a obtenção de uvas bravas, caracterizadas pela despretensão e forte imunidade.
Os ossos colhidos devem passar por certos procedimentos. Em primeiro lugar, é realizada a calibração - separando as sementes e eliminando todas as amostras pequenas, danificadas ou doentes. Amostras com manchas, marcas de molde ou cores irregulares também deverão ser removidas. O material é então embebido em água morna por 30 minutos. Essas instâncias que flutuam devem ser descartadas imediatamente.
A desinfecção das sementes é realizada em meia hora, para a qual se usam peróxido de hidrogênio ou uma solução de manganês rosa claro. Para estimular o crescimento dos ossos, eles também devem ser embebidos por 8-12 horas em um estimulador - "Epine" ou suco de aloe vera. Para o endurecimento, as sementes são enviadas à geladeira por 3-4 semanas, não esquecendo de limpá-las uma vez por semana em água corrente. O material será germinado sobre um pedaço de gaze umedecida em prato coberto com filme plástico e colocado em local aquecido e iluminado. Após o plantio das sementes no solo, elas deverão ser borrifadas com uma fina camada de terra, umedecidas e apertadas com polietileno. A vindima é efectuada após o aparecimento das primeiras folhas.
O método de corte é muito mais conveniente para uso doméstico. Os fragmentos de videira devidamente preparados enraízam-se facilmente e deliciam-se com os frutos já no segundo ou terceiro ano após a plantação. É comum comprar galhos no mercado ou cortá-los você mesmo com um recuo na ponta da videira de 8-15 centímetros. Cada corte envolvido deve ter pelo menos alguns botões vivos. Tanto as filiais do ano passado quanto as amostras deste ano podem ser aplicadas. Todos são pré-examinados para infecções, manchas, feridas e outros "problemas".
Os locais de corte na planta-mãe devem ser revestidos com verniz de jardim.
Na fase de preparação, os cortes são embebidos por algumas horas em uma solução de manganês rosada. Em seguida, eles são enrolados em serragem, envoltos em filme plástico para que as pontas fiquem do lado de fora e colocados na geladeira. A plantação de mudas de uva é realizada na primavera. Durante o armazenamento, a serragem deve ser verificada periodicamente e substituída por uma nova quando escurecida.
O enraizamento das mudas é realizado em meados da primavera ou início de maio. Antes disso, uma parte da casca é cortada da ponta de cada galho. Se uma camada esverdeada for encontrada abaixo dela, significa que a peça de trabalho definitivamente criará raízes. Os fragmentos da videira são embebidos durante dois dias, após os quais devem ser secos. O fundo do copo é coberto com uma espessa camada de gaze e polvilhado com carvão ativado triturado ou impregnado com uma solução rosa claro de permanganato de potássio. Também é importante colocar líquido suficiente para que cubra apenas ligeiramente a gaze.O pedúnculo é colocado em um recipiente cheio e fechado com meia garrafa ou saco plástico. Assim que seu comprimento aumentar alguns centímetros e as raízes surgirem, é hora de transplantá-lo para o solo.
As nuances do cuidado
Cuidar de uvas caseiras não é particularmente difícil.
Rega
Enquanto a estação de crescimento está em andamento, a cultura requer irrigação 1-2 vezes por semana com água estabilizada em temperatura ambiente. Se o verão for especialmente quente, você pode aumentar o número de procedimentos. Quando a cultura começa a dar frutos, a rega é realizada com menos frequência - cerca de uma vez a cada 10 dias. No inverno, em um local fresco, a planta é regada a cada duas semanas, e em uma sala aquecida - da mesma forma que nas outras épocas do ano.
A irrigação é mais convenientemente realizada com um regador.
Top curativo
A primeira fertilização é realizada no início da primavera. Deve conter potássio, nitrogênio e fósforo, por exemplo: uma mistura de um quilo de esterco de galinha, 20 gramas de sais de potássio, 25 gramas de superfosfato e 9 litros de líquido. Os seguintes curativos são realizados durante os meses mais quentes, mas até que os frutos atinjam seu tamanho máximo. É importante que os sais de potássio e o fósforo estejam presentes no fertilizante. A quarta cobertura é aplicada nas dimensões máximas dos bagos - deve ser um preparo saturado de potássio e fósforo, mas não contendo nitrogênio. A fertilização final ocorre no outono: via de regra, é utilizada uma solução complexa sem nitrogênio e cloro.
Modelagem e poda
A formação de arbustos é realizada no outono ou início da primavera. Apenas brotos fortes devem ser deixados em cada novo galho. De cada par de ramos, uma videira permanece inalterada e a segunda é cortada em 3 botões. A poda de uma videira comprida é efectuada após o fim da frutificação.
Além disso, no outono, deve-se providenciar a poda higiênica de galhos secos, estragados e doentes.
Transferir
Até que a cultura comece a dar frutos, o arbusto deve ser movido para um recipiente maior a cada 12 meses. Eles o tiram do recipiente com um pedaço de terra e, em seguida, sacudem-no da camada superior do solo e da drenagem antiga. Após a primeira frutificação, a videira é replantada a cada 2-3 anos. Para isso, a planta é retirada do recipiente e pelo menos um terço limpo do solo. As raízes danificadas e doentes devem ser removidas.
O comentário foi enviado com sucesso.