Como as uvas podem ser propagadas?
A propagação da uva pode ser feita tanto na primavera como no outono. No entanto, como mostra a prática, o plantio na primavera dá os melhores resultados. Nesse período, as mudas criam raízes com mais facilidade, não têm medo de geadas e a primeira safra pode ser colhida mais cedo do que no plantio de outono. Existem várias maneiras populares de propagar uvas, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens - falaremos sobre elas em nossa análise.
Propagação por estacas
O método mais simples de propagação de uvas de jardim é usando estacas. Eles podem ser colhidos no início da primavera ou no final do outono. No primeiro caso, isso é feito antes do início da estação de crescimento e do fluxo de seiva, no segundo - com a chegada do período de dormência de inverno.
A colheita de outono do material de plantio é considerada preferível, uma vez que na primavera alguns dos brotos são danificados pela geada.
Uma videira forte e saudável, sem sinais externos de danos e doenças, com uma espessura de 8 a 10 mm, é adequada para estacas. Deve ser cortado em hastes separadas para que 6 a 8 botões sejam preservados em cada uma. Se você planeja colher muitas mudas de uma vez, é melhor armazenar a videira inteira sem cortar. Isso se deve ao fato de que durante o armazenamento de inverno os locais dos cortes ressecam ligeiramente, na primavera devem ser atualizados. Consequentemente, no decurso do corte das arestas, o comprimento do corte é significativamente reduzido - o material pode simplesmente ser inadequado para o enraizamento subsequente.
As peças de trabalho são classificadas por tipo, conectadas em pacotes e enviadas para armazenamento. Para isso, salas com alta umidade e uma temperatura de 2 a 4 graus são adequadas.
Proprietários de casas particulares fazem isso no porão, onde os indicadores de temperatura e umidade são o mais próximo possível do ideal. Além disso, há espaço livre suficiente no subcampo para acomodar toda a videira.
As peças de trabalho são armazenadas em filme plástico, vários orifícios de ventilação devem ser fornecidos nele. No inverno, é necessário verificar periodicamente a condição das futuras mudas. Se notar que as mudas estão secando, borrife-as com água de um borrifador. Se o nível de umidade no porão for superior ao normalizado e aparecerem sinais de podridão, eles devem ser retirados do filme, os fragmentos danificados devem ser removidos e tratados com uma solução de sulfato de cobre ou líquido bordalês. Quando os espaços em branco estão secos, eles são embrulhados novamente em filme, mas tente não embrulhá-los muito apertado.
Os cultivadores experientes mantêm as mudas na areia. Neste caso, uma camada de areia de rio com 6–10 mm de espessura é despejada no piso do porão. O substrato é ligeiramente umedecido por cima e as folhas de videira são colocadas e, em seguida, borrifadas com areia úmida novamente. Cuidar de mudas se resume a manter a umidade necessária no solo.
Se você não tem um porão, pode armazenar as peças de trabalho diretamente no local... Para fazer isso, cave um buraco no solo com 40–60 cm de profundidade e coloque cuidadosamente a videira nele. Para se proteger do gelo, cobrem-no com um monte de terra e envolvem-no com ramos de abeto. Desta forma, as mudas podem sobreviver até a primavera sem problemas.
Você pode colocar as mudas na geladeira. Nesse caso, devem ser divididos em fragmentos separados, embrulhados em pano úmido e colocados em saco plástico com orifícios para ventilação. O melhor é mantê-los na prateleira inferior da geladeira ou em uma cesta de legumes. Alguns jardineiros cobrem as mudas com plasticina ou cera derretida - este método permite reter a umidade ao máximo.
Todos os cuidados subsequentes se resumem à inspeção periódica dos cortes e, se necessário, umedecimento. No final de fevereiro - início de março, os espaços em branco são removidos do filme, inspecionados e os fragmentos danificados são removidos. Em seguida, a videira é cortada em estacas separadas, de modo que o corte inferior passe sob o botão inferior em um ângulo de 90 graus, o superior alguns centímetros acima do botão superior em um ângulo de 45 graus.
Antes do enraizamento, o material deve ser embebido, este procedimento leva 2-3 dias. Para isso, as peças de trabalho são colocadas 2/3 do comprimento em água de mesa ou chuva com uma droga estimulante de crescimento diluída nela: Kornevin, Epin ou Heteroauxin. Para o mesmo fim, pode-se levar mel de flores, é criado na proporção de 1 colher de sopa. eu. em um balde de água.
No topo dos espaços em branco saudáveis, gotas de água aparecerão na primeira hora. Se você não notar mesmo depois de um dia, então você precisa atualizar os locais de corte e enviar o corte de volta para a solução nutritiva. Se as gotas não aparecerem em 3 dias, o material não é adequado para o enraizamento subsequente.
Para que as mudas criem raízes o mais rápido possível, faz sentido segurá-las sulcando. Para fazer isso, após a imersão, o rim inferior é cortado e vários cortes longitudinais bem feitos são feitos na parte inferior do corte. Foi notado que as raízes aparecem muito mais rápido nesses locais.
As estacas preparadas são colocadas em areia úmida e aguardam o aparecimento das raízes. Assim que aparecerem, você pode enviá-los para cultivo. Para isso, é preparada uma mistura de solo a partir de terreno florestal, húmus, areia de rio e turfa baixa, tomadas em proporções iguais.
Argila expandida ou qualquer drenagem deve ser despejada no fundo do recipiente onde o desembarque é planejado. O recipiente é preenchido com a mistura de solo em um terço e colocado no centro da estaca. Depois disso, resta apenas adicionar cuidadosamente a terra ao topo, de modo que o rim superior fique acima do nível do solo.
Todo cuidado adicional é regar. No entanto, você precisa ter cuidado aqui. Se houver muita água, as raízes novas começarão a apodrecer. Será mais eficaz regar em uma panela do que na raiz.
Ao enraizar mudas de uva, é sempre melhor encher um pouco de menos do que umedecer demais.
A partir de meados de maio, os brancos enraizados são plantados em um local permanente. Para que a planta jovem não sofra estresse com a mudança de temperatura, as estacas devem ser endurecidas. Para isso, são levados para a rua todos os dias: primeiro durante uma hora, depois o intervalo de tempo é gradualmente aumentado. Pouco antes do plantio, as mudas devem ser deixadas ao ar livre ao longo do dia.
Não será supérfluo acostumar as mudas ao sol forte. Para isso, após o endurecimento, as mudas são colocadas em local ensolarado, aumentando gradativamente o tempo de exposição aos raios ultravioleta. Quando a ameaça de geadas recorrentes passa completamente, as mudas preparadas são colocadas em um local permanente.
Como plantar deixando vinhas?
Muitos arbustos de frutas são plantados com camadas. Este método envolve enterrar brotos e galhos no chão. Se o procedimento for realizado corretamente, várias novas plantas podem ser obtidas ao mesmo tempo em um verão. Este método é usado para variedades mal enraizadas, bem como variedades sem sementes, ele pode ser usado para uvas femininas decorativas. Ao mesmo tempo, a nutrição das futuras mudas da mata-mãe é preservada, garantindo o pleno desenvolvimento e formação de seu sistema radicular.
Broto lignificado
Os brotos lignificados são enterrados em abril, antes do início do fluxo de seiva. Para isso, são adequados os rebentos fortes do ano passado, situados junto ao solo. No local escolhido, eles cavam uma trincheira com 45 cm de profundidade desde o mato até a área onde pretende cavar a videira.
O solo é despejado neste buraco, alimentado com húmus, composto e superfosfato, e então o broto é cuidadosamente colocado. É preciso dobrá-lo com todo o cuidado para não quebrá-lo. No fundo do furo é fixado com arame ou pedra.
Onde está planejado o cultivo de uma nova planta, a videira é dobrada, cuidadosamente retirada e fixada a uma estaca. Depois disso, é necessário remover todos os botões e olhos localizados no broto da uva-mãe para a zona de dobra. Polvilhe a trincheira com terra e umedeça bem. Normalmente, raízes bastante fortes são formadas em um ano e, no início da próxima primavera, você pode separar sem dor a planta jovem da mãe.
Broto verde
Se um arbusto de uva deu muitos brotos, então em junho ou julho você pode tentar cavar o mais poderoso deles. A técnica de trabalho é semelhante e envolve a retirada da parte superior do broto com um par de folhas. Se o rebento for longo, você pode cavá-lo como uma sinusóide e trazê-lo à superfície duas ou mais vezes. Neste caso, todas as áreas remanescentes sob o solo são cuidadosamente fixadas na vala com grampos de cabelo.
Durante o enraizamento, é importante evitar que o solo seque. A conformidade com a tecnologia agrícola permite que você obtenha várias mudas de uma vez no início da próxima estação de cultivo.
Torneiras "chinesas"
O nome "chinês" foi dado às camadas, que se formam a partir da colocação completa de brotos lignificados no substrato. Este método é usado para criar variedades mal enraizadas. Neste caso, no início da primavera, o rebento mais longo que cresce na base do arbusto da uva é escolhido e enterrado ao longo de todo o seu comprimento em uma trincheira a uma profundidade de 20-25 cm.
Polvilhe o material de plantio por cima com um substrato umedecido e prenda várias vezes. A cova não está completamente coberta com terra, mas em uma camada de 5–6 cm. Quando os botões aparecem nos galhos e os brotos começam a crescer, você pode adicionar um pouco mais de terra à vala.
Com os devidos cuidados, os brotos crescerão em todos os botões enterrados... Neste caso, na última década de agosto - início de setembro, a videira é cuidadosamente desenterrada e cortada em várias mudas jovens - podem ser plantadas em sítio permanente. No entanto, neste caso, durante o verão, terá de retirar não só os cachos extra, mas também os rebentos e todos os enteados. Isso reduzirá o estresse na bucha principal, mas ao mesmo tempo reduzirá o rendimento.
Como diluir com a vacina?
Os cultivadores experientes usam enxertos para cultivar uma cultura. Pode ser realizado de diferentes maneiras, sendo permitida a utilização de estacas colhidas de rebentos da época atual e do ano passado. Dependendo disso, uma terminologia diferente é usada: “preto com verde”, “preto com preto”, “verde com preto”.
É melhor usar estacas preparadas no outono e armazenadas no porão como copa.
Essa vacinação será eficaz se os botões dos ramos já estiverem ligeiramente inchados. Na execução do trabalho, as estacas são selecionadas de forma que seu tamanho seja adequado ao rebento do porta-enxerto. Depois disso, a peça é embebida em água por 3-5 horas e cortes oblíquos são feitos no cabo e no porta-enxerto, então a zona de enxerto é conectada e firmemente fixada.
O enxerto "preto no verde" envolve o uso de estacas de dois anos com botões acordados. Eles são enxertados nos fortes brotos verdes deste ano. Esta inoculação é feita pela técnica de “parcelamento”, o trabalho pode ser realizado ao longo de todo o ciclo vegetativo.
A enxertia renal é realizada em junho / julho, sempre em videira verde. Envolve a implantação do rim no estoque usando incisões longitudinais ou em forma de T. O local da vacinação é envolto em filme plástico, e depois de meses já estará bem estabelecido.
Como crescer a partir de sementes?
O método de propagação das uvas por sementes é muito longo, a primeira colheita terá que esperar vários anos. Normalmente, os cientistas recorrem a este método para criar novas variedades.Em chalés de verão, não há demanda.
Normalmente as sementes são plantadas a uma profundidade de 2 cm, em substratos arenosos - por 4 cm. Os primeiros rebentos aparecem após uma semana e meia a duas semanas, neste momento o recipiente com os rebentos jovens deve ser colocado num parapeito de janela iluminado, protegido de rascunhos. Nesse estágio, as mudas precisam de pelo menos 15 horas de luz por dia, portanto, a retroiluminação deve ser usada se necessário.
Será útil cobrir o solo com perlite. Isso impedirá o desenvolvimento da perna preta. Assim que esquentar, os arbustos jovens podem ser plantados em recipientes volumosos ou em terreno aberto.
Apesar da aparente complexidade, Qualquer pessoa familiarizada com as regras de cultivo de frutas e bagas pode propagar uvas... Apesar de as uvas de jardim serem cipós, por natureza não são muito diferentes de outros arbustos frutíferos. Conseqüentemente, suas técnicas de criação são basicamente as mesmas que, por exemplo, groselhas e groselhas. Você pode obter novas plantas em casa por meio de estacas, enxertos ou camadas. Se você seguir todas as regras, até mesmo os iniciantes serão capazes de obter material de plantio de alta qualidade.
O comentário foi enviado com sucesso.