Como amarrar uvas?

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Cronometragem
  3. Seleção de material
  4. Métodos de liga
  5. Como amarrar os arbustos, levando em consideração a idade?
  6. Possíveis erros

A uva é considerada uma das fruteiras mais comuns do mundo. Variedades populares podem ser encontradas não apenas nas regiões do sul da Rússia, mas também no oeste, norte e nas regiões centrais do país. Cada variedade possui características próprias que devem ser levadas em consideração durante o processo de cultivo.

Apesar das diferenças na tecnologia agrícola, alguns de seus componentes permanecem inalterados, por exemplo, a liga da videira. As frutas que amam o calor crescem rapidamente em condições naturais, então uma liga é indispensável. Para o trabalho, são usados ​​suportes especiais, eles devem ser fortes e confiáveis ​​o suficiente para lidar com tiros poderosos e resistir ao ataque da precipitação atmosférica.

A necessidade de um procedimento

Segundo jardineiros experientes, a liga é obrigatória, independentemente do local onde os arbustos crescem: no campo ou nas grandes vinhas comerciais.

Este procedimento executa várias funções ao mesmo tempo:

  • a manipulação é realizada de modo que a videira não se enrosque nas plantas, edifícios e outros objetos próximos;

  • a bandagem ajudará a colher rápida e convenientemente;

  • as bagas receberão luz solar suficiente para amadurecimento completo e doçura;

  • cuidado mais fácil, especialmente poda de brotos quebrados e deformados;

  • uma liga bem executada com o início da primavera faz com que a videira não se estique, mantendo a forma e o comprimento necessários - os rebentos crescem do mesmo tamanho, permitindo a formação de plantas para melhorar as suas qualidades decorativas;

  • as uvas crescerão confortavelmente e os ramos não se entrelaçarão;

  • a fixação da videira nos suportes proporciona total ventilação e troca de oxigênio, necessárias para prevenir o aparecimento e o desenvolvimento do fungo;

  • em uma copa espessa e despenteada, muitas vezes vivem insetos perigosos que atacam a planta, comendo os frutos.

Uma planta bem cuidada parece atraente e limpa. As uvas são freqüentemente plantadas não apenas para colher frutas suculentas e doces, mas também para decorar a área local e criar uma cerca viva ou arco. Para obter todos os benefícios de uma liga para colheita de frutas, você precisa fazer o trabalho a tempo.

Cronometragem

Prazos ótimos foram definidos para o trabalho. Amarrar plantas no início da primavera parece para muitos residentes de verão inexperientes um procedimento caro e complicado, mas se você escolher o esquema certo para realizar o trabalho, cuidar das uvas não será difícil. Vários métodos de ligas foram desenvolvidos, cada um dos quais levado em consideração o tempo de desenvolvimento da planta.

Uma liga verde precoce é realizada no início da primavera. Você precisa de tempo para concluir o trabalho antes que o processo de fluxo de seiva comece. As gemas dos ramos devem permanecer fechadas, caso contrário podem sofrer durante o processo de jarreteira, o que prejudicará a frutificação e a qualidade da colheita.

Para que os cachos cresçam, os ramos são fixados em ângulo agudo (de 45 a 60 graus) ou horizontalmente. Essa fixação terá um efeito positivo não só no tamanho dos pincéis, mas também no sabor da fruta. Os frutos são suculentos, doces e aromáticos.

Se a variedade tiver haste alta ou mangas compridas, os brotos são colocados em um ângulo de 90 graus.

No processo de cultivo e alongamento da videira, é necessário amarrar novamente a liga. O procedimento só pode ser realizado antes do início da floração e da formação dos ovários. Caso contrário, o risco de danos às escovas de frutas permanece. Durante uma temporada, pelo menos 4 procedimentos de liga são realizados.

E também uma liga verde é realizada no verão para criar condições confortáveis ​​para as plantas e protegê-las do mau tempo e das chuvas.

Seleção de material

Para amarrar bem as uvas sem danificar a planta, é necessário preparar não apenas suportes, mas também uma liga adequada. Para prender ramos a estruturas, é aconselhável usar tecidos macios cortados em pequenas tiras. Arame grosso ou fio também é adequado. Arame de aço fino ou linha de pesca danificarão os brotos e devem ser descartados.

Escolher a liga errada pode facilmente ferir a planta. E também o processo de fluxo de seiva é interrompido, por causa do qual o ramo começará a perder nutrientes e secar.

No processo de fixação, o tecido não deve ser muito apertado, deve ficar ligeiramente frouxo para não transferir os brotos à medida que crescem. A fixação firme ocorre apenas ao realizar uma liga verde, uma vez que os rebentos se desenvolvem lentamente e podem quebrar com ventos fortes. Uma conexão rígida os protegerá de possíveis danos.

Os principais elementos de suporte das uvas, colocados estritamente na vertical no solo, podem ser de metal ou de madeira adequada.

Nota: O fio de metal galvanizado é freqüentemente usado. É adequado para barras horizontais. Para que as camadas suportem o peso da videira, a espessura do fio deve ser de cerca de 2 milímetros.

As melhores variedades de árvores para fazer estacas de madeira são as amoreiras, os amieiros, os carvalhos e os choupos. É uma madeira robusta e altamente resistente aos processos de degradação. Devido a esse recurso, esses suportes durarão mais do que outros.

Métodos de liga

Existem dois métodos principais de ligação da uva - seca e verde, cada um com certas características. Ao cuidar de uma colheita de frutas, eles usam a primeira e a segunda opções.

Seco

Esta opção de liga é escolhida quando se trabalha com uma videira encurtada e já amadurecida e lignificada. Nesse caso, as ramificações devem ser anexadas às camadas mais baixas da treliça. Com uma carga excessivamente alta na parte inferior do suporte, camadas adicionais são utilizadas mais altas. O volume é colocado horizontalmente, e a videira do ano anterior, necessária para o futuro tronco, é fixada verticalmente.

A liga é combinada com a poda, eliminando os brotos velhos, quebrados e congelados.

Verde

A liga verde só é iniciada depois que a videira jovem e ainda frágil atinge 0,5 metros. O principal objetivo do trabalho é proteger os brotos delicados do entrelaçamento e dos caprichos do mau tempo, incluindo ventos fortes e rajadas. Escolhendo este método de fixação, os brotos são fixados estritamente na vertical. Toda a massa da planta é distribuída de forma que no máximo 3 ramos sejam coletados no nó.

Se os requisitos acima não forem atendidos, a polinização será problemática, o que afetará negativamente a qualidade e o volume da colheita. Ao realizar uma liga, em primeiro lugar, o material utilizado é fixo. Primeiro, eles são enrolados no suporte e só então começam a prender a videira.

Este método de fixação irá proteger a videira de atrito e outros possíveis danos. E também uma liga competente protegerá a planta de queimaduras que podem ser obtidas com o superaquecimento do fio de metal.

A possibilidade de tais danos aumenta significativamente durante a estação quente.

Quando em forma de leque

Para decorar lindamente uma planta frutífera, eles recorrem a uma liga em leque. O método de fixação de uvas na forma de um leque é usado ativamente tanto por residentes de verão comuns quanto por jardineiros experientes. Esse método é bastante difundido em diferentes regiões do país.Esta opção de moldagem é ideal para variedades que, com o início do inverno, são colocadas em trincheiras e cobertas.

Ao escolher essa tecnologia, as mangas, que são formadas a partir da base, crescerão em lados diferentes na mesma velocidade. Todos os brotos do ano passado são fixados em uma posição horizontal estrita. A jovem videira é cuidadosamente levantada e fixada verticalmente. O resultado é um arbusto atraente com ramos em forma de leque. Tal planta se tornará uma decoração expressiva para um jardim ou qualquer terreno.

Como amarrar os arbustos, levando em consideração a idade?

Ao realizar uma liga de uvas, não só a estação e o período de desenvolvimento da planta são levados em consideração, mas também sua idade.

Novo

Galhos de arbustos são presos a pequenos postes de árvores no primeiro ano de vida. Se necessário, você pode colocar uma treliça compacta feita de malha nos locais. Deve ser forte e grosso o suficiente. A fixação é feita com um material macio e denso que não prejudica a videira mole e ainda não rígida.

E você também pode optar por uma grade com células grandes. Neste caso, deve ser aparafusado a um suporte de madeira ou metal. Os ramos flexíveis seguirão de forma independente para cima à medida que crescem e se formam.

Adultos

Ao cuidar de arbustos adultos, você precisa prestar atenção especial à liga e fazer o trabalho corretamente para, no final, colher uma colheita saborosa e rica. Mangas compridas e maciças são fixadas em uma treliça forte e estável, colocando-as em um ângulo agudo. A barra inferior é usada para garantir os nós de reposição.

Em volta do arame grosso, os brotos que darão frutos na estação atual são cuidadosamente trançados. Para fixá-los, são adequadas tiras de tecido macio, mas durável. O fio também é adequado para amarrá-los à treliça construída.

A principal diferença entre a liga das fruteiras adultas e dos arbustos jovens é a disposição das mangas em um ângulo de 90 graus. Cada ação deve ser executada com muito cuidado. Mesmo a menor violação pode quebrar vinhas frágeis.

Possíveis erros

Ao realizar o procedimento de fixação, você precisa considerar as seguintes regras básicas:

  • novas filiais são fixadas na área de 3 ou 4 camadas;

  • uma trepadeira jovem é fixada na segunda fileira, colocando-a ligeiramente inclinada;

  • as últimas camadas são para ramos esqueléticos.

Estas regras são generalizadas e universais, podendo o processo de execução do trabalho ser diferente, tendo em conta as características da variedade e outros parâmetros.

Ao amarrar as uvas com um "oito", os rebentos são fixados separadamente e não em grupos. A videira que forma a colheita é fixada horizontalmente e as setas são colocadas em ângulo.

Ao realizar uma liga de uvas, muitos residentes de verão, principalmente aqueles que não têm a devida experiência no cuidado de uma planta frutífera, muitas vezes cometem erros. Alguns consideram este procedimento difícil de realizar e, temendo prejudicar as uvas, recusam-no por completo. No entanto, bastam poucas vezes para realizar corretamente a liga para que este procedimento seja simples.

Um dos erros mais comuns é usar ligas e suportes inadequados, o que muitas vezes leva à morte da videira. Caso não seja possível preparar o material necessário, ele pode ser adquirido em lojas especializadas. O sortimento oferece uma grande seleção de grampos, ganchos, fios e outros suportes.

Para montar a estrutura, alguns moradores de verão usam um grampeador de móveis ou pistola de cola. Mesmo ao cultivar variedades subdimensionadas, a estrutura de suporte deve ser confiável e estável.

O próximo erro comum é a colocação incorreta da videira. Os iniciantes costumam amarrar os brotos na vertical. Isso leva a uma diminuição do peso das mãos. Outra violação é a fixação da videira no topo. Depois de um certo tempo, os brotos começarão a crescer em diferentes direções, engrossando a copa. Todos os internódios que crescem nas proximidades secam.

Além disso, você não deve dobrar muito a videira. Ao fixar brotos longos, muitos jardineiros costumam formar ovais ou anéis a partir deles, o que afeta negativamente a saúde e a produtividade das uvas. A colocação incorreta obstrui as vias através das quais os micronutrientes são entregues aos brotos. Como resultado, a planta começa a morrer de fome e torna-se incapaz de formar uma safra rica e suculenta.

Levando em consideração as violações acima, você pode atingir o rendimento máximo e coletar um grande número de frutas silvestres saborosas e saudáveis ​​a cada temporada. Os erros descritos acima são cometidos não apenas por iniciantes, mas também por jardineiros experientes, portanto a familiarização com eles é obrigatória para todos.

Informações detalhadas sobre os métodos de amarração das uvas podem ser encontradas no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário