Como transplantar uvas?
O layout do jardim nem sempre é imutável e constante. Existem situações em que o plantio tem que ser movido de um lugar para outro. As razões para isso são diferentes: redesenvolvimento, plantio sem muito sucesso, construção e assim por diante. As uvas são arbustos bastante flexíveis em termos de replantação, suportam bem este tipo de alteração e adaptam-se bem. É possível replantar não apenas plantas jovens, mas também maduras, sem perda de rendimento. Mas, para conseguir isso, você precisa conhecer todas as nuances e regras do transplante.
A necessidade de um procedimento
A pergunta "As uvas podem ser transplantadas?" antes que os jardineiros não valham a pena, ele sempre teve uma resposta clara - sim, você pode. No entanto, não vale a pena fazer isso simplesmente por capricho, deve haver razões para isso. Na maioria das vezes, os jardineiros se deparam com as seguintes opções:
-
local inicialmente mal escolhido, por exemplo, pouca luz, correntes de ar fortes, composição negativa do solo;
-
as características varietais do arbusto não foram levadas em consideração, quando variedades poderosas eram plantadas muito próximas umas das outras, o plantio por variedades não era realizado;
-
as plantas da vizinhança começam a interferir no arbusto e interrompem seu pleno desenvolvimento;
-
requalificação, quando for necessária a transferência do mato para outra zona, visto que este local se destina a outros fins.
Os motivos são muitos, mas antes de iniciar o procedimento é necessário estudar o assunto com atenção e ponderação e descobrir o quanto é adequado.... O transplante é uma intervenção direta no desenvolvimento e crescimento da cultura. Isso pode levar a consequências negativas. Os seguintes cenários devem ser temidos:
-
morte completa de um arbusto devido à perda de parte do sistema radicular - o risco não é grande, mas está sempre lá;
-
uma mudança na frutificação na direção negativa - por vários anos o rendimento pode ser reduzido ou completamente ausente;
-
mudanças nas qualidades de sobremesa da fruta;
-
um aumento no risco de várias doenças, câncer negro, filoxera são especialmente perigosos.
Se você tem certeza de que os riscos são justificados e não pode ficar sem um transplante, considere as seguintes medidas. Em primeiro lugar, recuse transplantar o arbusto de uva para o local de onde o arbusto ou árvore foi removido. Se você negligenciar essa recomendação, o arbusto do novo lugar ficará fraco, doendo constantemente. Para que o procedimento seja bem-sucedido, é necessário levar em conta várias nuances e seguir as regras na íntegra. Isso se aplica à idade da planta, uma vez que indivíduos maduros enraízam pior, também é importante levar em consideração o estado do arbusto. As uvas devem estar dormentes.
Além disso, é mais importante desenterrar e transferir o arbusto de maneira adequada, preparar um novo local com antecedência e cuidar cuidadosamente da planta após a operação.
Cronometragem
Ninguém nomeará datas perfeitas e universais quando é melhor transplantar uvas para outro lugar. Cada jardineiro deve avaliar ele mesmo as condições climáticas, fazer concessões para a região de residência. Tradicionalmente, tais procedimentos são apresentados na primavera e no outono, como no plantio usual. Já para o outono, aqui o período ideal é considerado quando a folhagem cai, e isso acontecerá em setembro ou outubro - dependendo das características climáticas. Esse trabalho pode ser continuado até que apareça a primeira geada.
Se você mora no sul e o solo não congela no inverno, você pode realizar o procedimento nesse período, por exemplo, em janeiro ou fevereiro. Nesse caso, você precisa navegar durante os degelos.O plantio em um novo local na primavera ocorre no mês em que o solo descongela. O principal é chegar a tempo antes que os olhos comecem a se abrir. O período de primavera é bom porque há umidade suficiente no solo, portanto o sistema radicular fica bem saturado.
Se as condições forem favoráveis para um transplante, não adie o procedimento. Quanto mais cedo você gasta, maior a probabilidade de um desenvolvimento favorável do mato.... No verão, esse procedimento tradicionalmente não é realizado, exceto no final de agosto, em regiões onde a folhagem cai mais cedo. No entanto, com sistema radicular fechado, o procedimento pode ser realizado no verão.
As datas não são a única nuance que deve ser levada em consideração, elas devem sempre ser comparadas com a idade da planta e o tipo de sistema radicular - aberto ou fechado.
Características do procedimento de outono
A maior vantagem desse período é que há tempo para criar raízes, criar raízes e crescer rapidamente na primavera. Assim, o arbusto não fará uma pausa na frutificação, a menos que a quantidade de colheita diminua. Mas também existem desvantagens - a planta pode não criar raízes e congelar na geada, especialmente se você negligenciar os cuidados. É importante cobrir bem o solo ao redor do arbusto e cobri-lo bem.
Se você mora em uma região onde a geada é combinada com uma pequena quantidade de neve, é necessário escavá-la no outono e plantar mudas com sistema radicular fechado apenas na primavera. A muda deve passar o inverno em um lugar fresco - uma adega, porão.
Se o sistema radicular estiver aberto, você precisará transplantar a planta imediatamente - no outono.
Procedimento primavera-verão
A principal desvantagem do transplante de um arbusto na primavera é que ele criará raízes por muito tempo, crescerá mais tarde do que o necessário... Portanto, não há necessidade de esperar pelo amadurecimento da videira na safra atual. O rendimento pode ser perdido por 2-3 anos. É proibido plantar no solo um arbusto que não esteja suficientemente aquecido. Isso levará à destruição das raízes e à morte irrevogável da planta. A vantagem do plantio na primavera é que uma cova para um novo arbusto é preparada com antecedência - seja no outono ou no verão anterior.
No inverno, tudo o que é trazido para o buraco é forjado, os enchimentos são colocados uniformemente, o solo é qualitativamente melhorado. Como mencionado acima, no verão é melhor recusar totalmente este procedimento. Uma planta que é desenterrada durante a estação de crescimento será difícil de criar raízes, ela terá muita força para restaurar o sistema radicular. Isso fará com que a porção do solo sofra e a planta adoeça ou morra. Mas as mudas em uma idade jovem com um sistema radicular fechado podem ser transplantadas no verão.
Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível, qualquer dano às raízes será desastroso.
Seleção e preparação do local
Não devemos esquecer que as uvas são plantas que respondem ativamente ao calor. Portanto, o novo local deve ser bem iluminado, protegido de correntes de ar e ventos fortes. Considere o momento em que a água estagnada para este arbusto pode ser destrutiva. Consequentemente, evite transplantar para áreas onde as águas subterrâneas estão a menos de 1 m da superfície.... Se você colocar as uvas contra a parede do lado sul, ela receberá muito mais calor.
Mas você não precisa plantar uvas perto das árvores, elas podem sombrear o arbusto e trazer outros problemas. Quanto à composição do solo, esta planta não é muito exigente, as zonas pantanosas e as salinas são categoricamente inadequadas. Ao alimentar o solo em um novo local com composto, use composições em que a presença de videiras, a folhagem da uva é excluída. Os resíduos deste tipo são incinerados e a alimentação com este tipo de cinza é bastante aceitável. Depois que um novo local de pouso foi escolhido, você precisa preparar o buraco. Isso sempre é feito com antecedência, o prazo mínimo é de um mês, de preferência seis meses.
Se você transplantar a planta mais cedo, quando o solo diminuir, o desenvolvimento da raiz será prejudicado.
Não existe um esquema universal de transplante, por isso é importante focar nas características de sua região. Os jardineiros devem escolher o esquema que se adapta ao seu local específico. O local pode ser preparado de diferentes maneiras, a profundidade do furo é escolhida levando em consideração:
-
características climáticas;
-
o tipo de solo da área;
-
a necessidade e possibilidade de abrigo para o período de geadas;
-
a presença ou ausência de cobertura de neve.
Existem dois métodos principais de transplante: em covas e sob uma hidrodrill, mas o segundo método é adequado apenas para plantas jovens com raízes curtas. Se você estiver cultivando uvas em escala industrial, a profundidade é selecionada desta forma:
-
na parte central do país - cerca de meio metro;
-
nas regiões da Ásia Central com solo fértil - de 55 a 60 cm;
-
em solos arenosos - de 60 a 65 cm.
Aqueles que estão engajados na jardinagem amadora devem se concentrar em outros valores e características numéricas:
-
nas regiões do sul com bom aquecimento do solo e sua rápida secagem - de 40 a 50 cm;
-
na parte europeia, região de Moscou - de 30 a 40, mas em cumes elevados;
-
nas regiões do norte, nos Urais, na Sibéria - um método de plantio de trincheiras, caso contrário não funcionará bem para cobrir para o inverno, os buracos são cavados mais fundo;
-
em solo de fraca composição, pedregoso, arenoso - covas de um metro de comprimento com aplicação obrigatória de fertilizantes orgânicos e minerais;
-
não é necessário fertilizar em solos de chernozem, a profundidade do buraco varia de 40 a 45 cm;
-
solos não leves - de 50 a 60 cm;
-
em margas de 70 a 80 cm com a disposição obrigatória de uma camada de drenagem de tijolos finos, cascalho, argila expandida.
Além disso, a idade da planta é levada em consideração no momento da formação do buraco, bem como o tamanho do sistema radicular. Se muitos arbustos estiverem sendo transferidos, é importante determinar corretamente a distância entre eles. A força de crescimento é tomada como base:
-
entre variedades de baixo crescimento, um recuo de dois metros ou um pouco mais é suficiente;
-
é melhor deixar uma distância de cerca de 3 m entre as variedades vigorosas.
A última etapa da preparação do local de pouso é a alimentação. Conforme mencionado acima, nem sempre é necessário. Mas se o solo requer fertilização, então o solo é introduzido no buraco, previamente conectado com cobertura:
-
matéria orgânica no valor de 7 kg, húmus, composto são adequados;
-
composições minerais combinando 250 g de cinza de madeira, 85 g de sulfato de amônio e 180 g de superfosfato.
Os caminhos
Por si só, o transplante de uma planta de um lugar para outro tem o mesmo algoritmo de plantar uma muda jovem. Mas há uma etapa que distingue esses procedimentos - um arbusto com ou sem folhas deve primeiro ser cavado corretamente e com cuidado.
Existem diferentes métodos de escavação usados para transplantar uvas e são adequados para iniciantes e profissionais.
Transbordo
Com o passar dos anos, as uvas ficam mais susceptíveis a este tipo de operações, o sistema radicular desenvolve-se, é problemático retirá-lo. Eles cruzam a mata de acordo com o seguinte algoritmo:
-
cavando um arbusto, movendo-se do tronco por meio metro, embora seja importante evitar danos às raízes da flora próxima;
-
o sistema radicular é exposto o mais cuidadosamente possível, se as raízes penetrarem fundo no solo, terão de ser cortadas;
-
é importante preservar a base, calcanhar e todos os ramos dele;
-
o arbusto é capturado em volume e transferidos para uma área pré-preparada;
-
é mais conveniente colocar a bucha durante o transbordo em uma folha de metal, em uma lona ou imediatamente em um carrinho de mão, e então diretamente sobre esses dispositivos mova o arbusto para um novo local;
-
o sistema raiz está amarrado, enrole ou descasque as raízes;
-
antes do transbordo, é importante umedecer bem o solo, mas apenas se você planeja replantar com um pedaço de solo, as raízes nuas não precisam de rega.
Com um pedaço parcial de solo
O algoritmo de ações é o seguinte:
-
primeiro, é preparado um buraco, cujo tamanho é selecionado de acordo com o tamanho da coma terrestre;
-
então o solo é umedecido com a introdução de 2 baldes de água;
-
o arbusto escavado é baixado para o buraco e o tecido que envolve o sistema radicular é removido nesta fase;
-
a distância entre as paredes da cova e o pedaço de terra deve ser preenchida com terra, enquanto deve ser umedecida;
-
depois que o buraco adormece completamente, forma-se um círculo ao redor do tronco, que é umedecido novamente, o mais abundantemente possível;
-
é melhor adicionar uma solução estimulante de raiz à água.
Com raízes descascadas
Você pode transplantar uma videira com raízes descascadas da seguinte forma:
-
o buraco é preparado de forma que seu tamanho seja de pelo menos 15 centímetros ou um pouco maior que o comprimento das raízes;
-
o buraco deve ser bem umedecido e deve ser introduzida uma mistura de solo fértil com aditivos orgânicos e minerais;
-
após a escavação, as raízes são cortadas, o comprimento máximo é de 30 cm;
-
um falante é produzido a partir de duas partes de argila e uma parte de estrume, de modo que a consistência é semelhante à do creme de leite;
-
raízes são mergulhadas nele após a poda;
-
no meio do buraco, uma colina é criada a partir do solo, um arbusto cavado é colocado sobre ela;
-
as raízes são cuidadosamente esticadas;
-
ao meio, o buraco é coberto com terra, depois umedecido;
-
o solo é introduzido ao nível do solo;
-
o círculo perto do tronco é compactado, umedecido.
O arbusto pode ser escavado com uma broca hidráulica, para isso o solo é primeiro cuidadosamente trabalhado com uma broca. Deve se transformar em uma pasta, então é retirado, enquanto as raízes permanecem intactas. Se este dispositivo não estiver na fazenda, você pode cavar em um arbusto e umedecê-lo completamente até que o solo esteja completamente saturado. Antes ou depois do procedimento de transplante, parte do arbusto acima do solo deve ser encurtada.
É necessário deixar dois ou três brotos de um ano, cortá-los em dois botões, mais perto da base da manga.
Após o procedimento, as uvas precisam de cuidados especiais e cuidados, principalmente durante o primeiro ano. Em primeiro lugar, não espere uma colheita completa do mato. Na primeira safra após o transplante, é necessário cortar todas as inflorescências, pois é importante direcionar todas as forças da planta para o desenvolvimento e regeneração das raízes. Além disso, há uma série de outras nuances que precisam ser consideradas, independentemente do método de transplante:
-
a rega é feita com tubo ou com solo, mas no primeiro caso é necessário controlar se a água penetra nas raízes;
-
o número médio de regas é de 3 a 5 por temporada, depende das condições climáticas, umidade do solo;
-
a rega deve ser concluída a meio do verão se a variedade for precoce ou no final se a variedade for tardia;
-
a cada 2-3 semanas você precisa afrouxar o solo no círculo próximo ao tronco;
-
não é necessário alimentar adicionalmente a planta se não houver indícios de falta de elementos;
-
o arbusto transplantado precisa ser coberto para o inverno, levando-se em consideração as características climáticas da região: cobrir o solo, cobrir com terra, cobrir com qualquer material não tecido;
-
várias vezes é necessário borrifar as plantas com o líquido bordalês, senão o cuidado com o arbusto transplantado não é diferente.
As nuances do transplante de arbustos, levando em consideração a idade
As regras de transplante de plantas variam dependendo da idade da planta. Nos primeiros 3 anos, os arbustos de uva são mudas. Uma muda jovem se distingue pelo fato de que seu sistema radicular está se desenvolvendo ativamente. Um arbusto adulto tem raízes grossas e densas, suas propriedades de recuperação e desenvolvimento são reduzidas. A partir disso, podemos concluir que o velho arbusto se enraíza pior do que um de um ou três anos, por exemplo. No entanto, mesmo as uvas perenes com 7 ou 10 anos podem ser transplantadas e colhidas.
As características do transplante de uvas maduras são as seguintes.
-
É quase impossível extrair uvas de quatro ou cinco anos sem danificar as raízes.... O sistema penetra no solo em um metro ou mais, mas o maciço está na cota de 60 cm. Portanto, é necessário escavá-lo a pelo menos meio metro do tronco, a poda é feita em 5 ou 6 cm. olhos.
-
O sistema radicular de crianças de seis ou sete anos cresce até um metro e meio horizontalmente, mas a parte mais importante está dentro de 60 cm.
-
O velho arbusto, que tem 20 anos, tem um poderoso sistema radicular que se espalha até dois metros. A parte ativa das raízes permanece dentro de 70 cm horizontalmente e 10 a 120 cm verticalmente.
-
Ao cavar, as raízes podem ser seriamente danificadas, um grande arbusto tem poucas chances de criar raízes. Portanto, é recomendável não arrancar a planta perene, mas transferi-la por camadas, principalmente se o novo local não estiver muito longe.
-
Uma videira madura ou um rebento jovem é enterrado no solo e gradualmente cria raízes. Isso pode levar muito tempo - vários meses ou até um ano. O sistema radicular é formado durante este período, mas é necessário separar as camadas do arbusto-mãe em alguns anos, não antes. Em seguida, o arbusto é removido.
-
Uma planta adulta é transplantada com um torrão de terra ou raízes abertas. O procedimento com um nódulo é menos traumático e às vezes requer uma técnica especial.
-
Também é importante levar em consideração as características climáticas, e não apenas a idade da planta. Se o clima for frio e úmido, a profundidade das raízes é muito mais próxima do que nos solos do sul. Em arenitos e áreas rochosas, as raízes são mais profundas.
Então, quanto mais velho o arbusto, mais difícil é a preservação das raízes, com plantas jovens é mais fácil, mas também tem algumas peculiaridades aqui.
-
Anual... É importante que a videira esteja madura e as raízes criem raízes, para que novos rebentos e cachos sejam cortados. Sobram duas vinhas, que devem amadurecer antes do período em que será necessário cobrir a planta. Na próxima temporada, os botões de uma videira madura darão novos brotos, dos quais você pode deixar um cacho de frutos.
-
Bienal... O enraizamento já é suficientemente forte, a escavação é feita 60 cm na vertical e 30 cm na horizontal. A videira é transferida junto com o torrão de terra. Após o transplante na primavera, a videira é cortada em três botões.
-
3 anos de idade... Já existem várias vinhas maduras desta planta, pelo que o enraizamento pode ser feito em camadas. Mas você pode transplantá-lo com um arbusto inteiro. A escavação é feita de forma circular, afastando-se do tronco em meio metro, e a escavação é feita a 80 cm de profundidade.A videira é cortada em quatro olhos, enquanto os ramos maduros cortados são excelentes para o corte.
Uvas ornamentais não toleram bem o transplante, mas as nuances de idade não importam.
O comentário foi enviado com sucesso.