Tudo sobre o fungicida "Topázio" para uvas
O preparado "Topázio" para uvas é um fungicida eficaz que requer o cumprimento cuidadoso das dosagens e instruções de uso recomendadas. O jardineiro precisa observar um certo período de espera após a pulverização das plantas, mas, em geral, o produto é pouco tóxico, não representa risco para brotos ou frutos. Uma revisão detalhada irá ajudá-lo a entender as peculiaridades do uso da preparação Topaz, observe todas as precauções durante o processamento.
descrição geral
O fungicida químico universal "Topaz" é adequado para uvas e outras fruteiras com caroço, mas também é usado para o tratamento e prevenção de doenças fúngicas em plantações de hortaliças e flores.... A droga destrói a microflora patogênica ao nível do micélio. É mais eficaz contra doenças da uva, como ferrugem, oídio (americano), podridão de frutas, oídio.
O "topázio" é um produto monocomponente cujo ingrediente principal é o penconazol.
A liberação do fármaco é realizada de forma concentrada, em ampolas de 2 ml, bem como na dosagem de 100 ml, em frascos para uso repetido, existe também um pó que requer dissolução preliminar em água. A substância ativa é altamente permeável ao tecido vegetal. A eficácia da fórmula do medicamento é limitada por apenas alguns tipos de patógenos de doenças fúngicas. No caso de danos complexos aos arbustos, "Topaz" é combinado com outros produtos químicos.
Entre as características dos medicamentos antifúngicos à base de penconazol estão:
- sem restrições às condições meteorológicas - pode ser pulverizado na chuva;
- alta taxa de absorção do fármaco pelos tecidos vegetais;
- preservação da atividade biológica em temperaturas de até -10 graus;
- a possibilidade de uso para prevenção e tratamento.
O princípio de funcionamento do "Topaz" é simples. Quando entra nos órgãos e tecidos da planta, bloqueia os esporos de microorganismos patogênicos. Privados da oportunidade de aumentar o volume de sua colônia, eles morrem.
A droga penetra nos tecidos das plantas através da epiderme dos caules e folhas, entra no suco e se espalha por todo o arbusto.
O prazo de validade das ampolas e frascos é de 4 anos. Após esse período, o medicamento não pode ser usado.
Instruções de uso
É necessário pulverizar as plantas com o preparado Topázio superficialmente, ao longo dos galhos e folhas. É melhor escolher um tempo seco e calmo para trabalhar. Mas se a doença estiver se desenvolvendo ativamente, borrifar na chuva também é possível. A preparação do medicamento ocorre levando-se em consideração sua forma de liberação.
- A substância pulverulenta na forma de uma substância cristalina azul deve ser diluída com água até uma suspensão. 10-50 ml são suficientes para 2 mg do produto. O concentrado resultante é completamente agitado e, em seguida, adicionado à água na proporção de 1 porção por 10 litros de água. Em uma concentração mais baixa, a solução apresentará baixa eficiência mesmo com tratamento profilático.
- A emulsão "Topázio" na dosagem de 2 ml pode ser dissolvida imediatamente em um balde de água... Isso economiza tempo para preparar a solução. De um frasco de 100 ml, a quantidade necessária de fundos para uma única pulverização é mais fácil de extrair com uma seringa. A dosagem é dobrada no tratamento de uvas de míldio ou oídio - 4 ml por 10 litros de água.
O consumo padrão da argamassa preparada é de 1,5 litros por 10 m2 de vinha. O tempo de espera para absorção completa da solução é de cerca de 3 horas.Após esse tempo, o agente não tem mais medo da precipitação, o que pode reduzir a concentração da solução. Não tenha medo de espalhar o fungicida no solo. Nesse ambiente, ele se decompõe rapidamente em componentes seguros que não prejudicam o meio ambiente.
Existem certos tempos de espera para nova pulverização. Eles são envelhecidos para evitar uma overdose da substância.
No tratamento de uvas, a nova pulverização é realizada não antes de 14 dias depois. Neste caso, vale a pena avaliar o estado da planta, a presença de alterações que indiquem a eficácia das medidas tomadas.
Para fins preventivos, os vinhedos são pulverizados 4 vezes durante a temporada:
- após a brotação;
- no final da floração;
- após a formação das escovas;
- antes da colheita (o mais tardar 20 dias antes de atingir a maturação técnica).
Este procedimento ajudará a prevenir infecções fúngicas no vinhedo, manterá os arbustos saudáveis e criará uma casca protetora adicional contra a penetração da microflora patogênica.
Ao combinar "Topázio" com outros produtos químicos, sua eficácia aumentará e a ação dos fundos será prolongada.
É importante levar isso em consideração para não iniciar o reprocessamento antes do previsto. As substâncias devem ter tempo para serem removidas dos tecidos para que sua concentração não seja muito elevada.
Medidas de precaução
"Topázio" pertence a fungicidas químicos da classe de perigo III. Não representa uma grande ameaça à saúde humana e animal, mas alguns cuidados ainda devem ser observados.
- Uso obrigatório de luvas de proteção, óculos de proteção e respirador. São colocados mesmo na fase de abertura de um frasco ou ampola, não são retirados até o final da pulverização.
- Preparar a argamassa em área bem ventilada... O ideal é que a obra seja realizada diretamente no local.
- Use apenas recipientes de plástico que não sejam da colheita. Armazene a solução longe de utensílios alimentares. Será melhor se seus próprios pratos forem inicialmente alocados para fungicidas.
- Exclusão do contato do medicamento com as mucosas dos olhos, nariz, boca. Se ocorrer contato ao pulverizar a solução, enxágue imediatamente com água limpa em abundância. Ao final do trabalho de pulverização, vale a pena tomar um banho para enxaguar completamente os restos do medicamento da pele que acidentalmente caiu sobre ela.
- Proteção de reservatórios do contato com "Topázio"... Para peixes e outros habitantes de lagoas ou rios, é muito tóxico, podendo provocar a morte de uma população ou de indivíduos.
- A necessidade de evitar o contato de animais domésticos, gado a pasto com fungicida. Durante o processamento, bem como nas 3 horas seguintes, é melhor proteger os animais de estimação da livre circulação.
- Proteção infantil... Mesmo ampolas e frascos vazios devem ser descartados, e os cheios devem ser mantidos em um local inacessível para os membros mais jovens da família.
Considerando todas essas recomendações, é possível evitar possíveis complicações associadas ao uso do químico "Topázio". Com a dosagem correta, a solução será totalmente segura para o vinhedo, pois não possui propriedades fitotóxicas, o que significa que exclui um possível efeito na produtividade futura ou no sabor dos frutos.
O comentário foi enviado com sucesso.