Tudo sobre trituradores de uva

Contente
  1. Características e propósito
  2. Visualizações
  3. Modelos populares
  4. Dicas de Seleção
  5. Como fazer isso sozinho?

A vinificação é um processo bonito mas complexo, começando com o cultivo da uva e terminando com o envelhecimento de uma excelente bebida. Uma das etapas intermediárias do beneficiamento da safra é a moagem dos cachos. Inicialmente, era feito à mão, mais precisamente "com o pé", depois foi inventado o primeiro dispositivo mecânico, que sofreu vários aperfeiçoamentos ao longo dos séculos.

Características e propósito

O objetivo do triturador é espremer o suco dos frutos, sementes separadas, cristas, bolo. É indispensável em fazendas que cultivam variedades de uvas para vinho. Uma característica do dispositivo é a presença de uma lacuna entre os eixos de trabalho. Esta técnica permite esmagar a massa sem esmagar as sementes, uma vez que as sementes danificadas conferem ao vinho um amargor desagradável, afectando negativamente a sua qualidade e sabor.

O dispositivo de construção é tão simples que pode ser feito com as suas próprias mãos. As uvas são carregadas na tremonha de recepção, de onde são conduzidas para os eixos móveis. A rotação transforma frutos inteiros e cachos em mosto, que desce para um recipiente especial. O processo posterior já ocorre sem a ajuda de um britador. Uma das variedades de migalhas é uma prensa de sucos.

O design da pressão da uva tem vantagens indiscutíveis e não está isento de algumas desvantagens. No entanto, eles são tão mínimos que não desempenham um papel significativo.

Vantagens de usar um britador:

  • o desperdício tecnológico é qualitativamente reduzido;

  • custos de tempo são reduzidos, a qualidade da polpa é aumentada;

  • após a trituradora, não há componentes indesejáveis ​​na massa da uva;

  • uma unidade mecânica ou manual funciona mesmo na ausência de eletricidade;

  • Os trituradores para uvas feitos de aço inoxidável são de alta qualidade, não corroem e não absorvem odores estranhos, a simplicidade do dispositivo permite fazer as alterações necessárias, melhorar o aparelho para as necessidades do proprietário.

A desvantagem é a seletividade de alguns modelos - moinhos com separador de pente não funcionam com variedades de noz-moscada. O preço dos modelos de produção pode parecer muito alto, mas o desempenho e a qualidade valem o investimento.

Visualizações

Os produtores de uvas usam várias variedades de migalhas de uva para processar a colheita. Os dispositivos diferem de várias maneiras.

Pela presença de um separador de pente

Um triturador com separador de pente é usado para processar uvas moscatel brancas. É tudo uma questão de requisitos obrigatórios para os vinhos moscatéis - não devem conter amargor, que é dado pelos favos, que possuem alto teor de taninos. É para a obtenção desse mosto que se escolhem os modelos com separador de pente. No caso de trabalhar com castas de vinho tinto, é obrigatória a presença de uma crista no mosto - é ela que confere ao vinho tinto uma adstringência e profundidade de sabor requintadas. Esses trituradores pressupõem uma operação do mecanismo de rolete ou centrífuga de impacto.

Por tipo de controle

Os produtores de vinho usam 2 tipos de moinhos.

  • Triturador de mão. Trata-se de um mecanismo do tipo rolete, cujo desenho inclui: um funil de alimentação, um eixo, lâminas de rosca, cilindros horizontais e um recipiente receptor de mosto. Os cilindros horizontais estão localizados dentro da unidade paralelos uns aos outros, fazem um movimento de rotação contrária e esmagam a baga. Uma folga especialmente projetada para as cristas e as guia para fora.

  • Dispositivos elétricos... Baseados no princípio centrífugo de choque, espremem frutas por rotor elétrico e têm alta produtividade: proporcionam um grande rendimento em base vinho, corantes e fenóis. O suco é espremido com a separação simultânea das cristas e sua retirada da massa total. Como resultado, o enólogo tem uma polpa limpa na saída.

A preferência por este ou aquele modelo é dada de acordo com o volume de produto produzido.

Não é aconselhável o uso de dispositivos manuais em vinhas com uma área medida em dezenas e centenas de hectares. Para o cultivo de uvas em chalés de verão e obtenção de vinho, pelo contrário, a compra de equipamentos elétricos não é lucrativa.

Modelos populares

Existem muitos fabricantes que oferecem moinhos de uva no mercado. Abaixo estão os 5 modelos mais populares.

DMA

Triturador de verruma italiana com separação em pente. O controle manual reduz seriamente o custo do produto e torna sua operação mais conveniente - a unidade sempre pode ser movida para um local melhor. A trituradora é fácil de cuidar, lavar e limpar. Largura do britador - 500 mm, peso - 39 kg, comprimento da tremonha - 0,9 m.

LOZA-M

Outra trituradora da marca italiana com separador de pente e dois tipos de controle (elétrico e manual). A tremonha de polipropileno é projetada para 40 litros de carga, o eixo do sem-fim e as mós da britadeira são montados sobre mancais de aço inoxidável de alta qualidade, o que garante uma longa vida útil.

A unidade separa os cumes com alta qualidade e é projetada para processar grandes volumes.

Britador mecânico Polsinelli

Projeto mecânico sem separador de pente, todas as partes externas são revestidas com pigmento em pó seguro. Os eixos horizontais são feitos de duralumínio, o que aumenta a resistência do material aos processos de corrosão e aumenta a vida útil.

Triturador elétrico "Inteligente" EI-1

As dimensões do dispositivo são 4,4x2,5x0,7 m, peso - 11,5 kg. A unidade é projetada para processar frutas de diversas variedades - além de uvas, a esmagadora é capaz de esmagar morangos, maçãs, pêssegos e outras frutas. Graças a esta máquina de esmagamento, os enólogos podem produzir não apenas uvas, mas também outros vinhos.

A produtividade da "Clever Girl" chega a 1 tonelada por hora.

Picadora manual com separador de pente MOLINARA

O triturador manual com tremonha de aço inoxidável pode ser usado para processar uvas Moscatel e vinho tinto. A unidade pode ser utilizada tanto em pequenas fazendas para vinificação doméstica quanto em grandes vinícolas.

Os modelos de retalhadores listados são os mais populares deste segmento que, de facto, oferece uma vasta gama de produtos.

Dicas de Seleção

Ao escolher um moedor de uvas, em primeiro lugar, eles são guiados pelo volume de produtos processados. Os requisitos para um britador são notavelmente diferentes em grandes fazendas e em pequenas cabanas de verão. A primeira mede o rendimento em toneladas, a segunda - em dezenas de quilogramas. Para grandes vinícolas, você precisará de um modelo com acionamento elétrico; para um residente de verão, a opção manual é a ideal.

Dependendo de quais vinhos são produzidos, um triturador com ou sem separador de pente é escolhido. O tamanho do barril também é escolhido com base na quantidade de frutas processadas. O tanque pode ser de 10 litros ou mais, e para um pequeno jardim e uma dúzia de mudas, um volume de 5 litros é o suficiente. O tipo de prensa depende exatamente de como você planeja instalar a estrutura: o parafuso precisa de uma fixação fixa, e a hidráulica pode simplesmente ser colocada no topo.

Como fazer isso sozinho?

O proprietário da horta, cultivando vinhas em pequenas quantidades e recebendo uma colheita de não mais de meia tonelada, pode fazer sozinho um triturador de uvas. Isso não só economizará dinheiro, mas também permitirá que você tenha um dispositivo que atenda exatamente às suas necessidades.

Instruções de fabricação passo a passo

Para fazer um triturador de madeira, você precisará de um desenho preciso da futura unidade, segundo o qual no futuro respeitarão as dimensões e realizarão todas as etapas de fabricação e montagem.

  • De vigas de madeira 50x50 cm, é derrubada uma moldura, cujo valor é igual à capacidade para celulose.

  • Os rolos preparados são fixados no meio da estrutura, deixando uma folga de 2 a 3 mm entre eles.

  • Em seguida, um bunker em forma de pirâmide é feito. Use qualquer material que seja seguro para a saúde. É dada preferência a uma placa de carvalho, mas se não estiver lá, então são usados ​​aço inoxidável, plástico, etc.

  • Em seguida, um recipiente para recebimento do bolo é preparado e instalado, e seu tamanho na parte superior deve corresponder aos parâmetros da moldura.

  • Uma estrutura com rolos e um funil são montados na parte superior do receptor de bolo.

  • O eixo de um dos eixos deve continuar com uma alça que acionará o dispositivo.

Todas as peças de madeira são envernizadas. Um design caseiro sempre pode ser melhorado com a adição de um motor elétrico, aumentando significativamente seu desempenho.

Para a fabricação de um separador de pente, será necessária uma malha fina (10–12 mm), mais um eixo horizontal com lâminas de aço inoxidável. As lâminas são soldadas ou fixadas com parafusos auto-roscantes ao eixo em espiral. Os artesãos fazem uma haste com mudas de bétula. A malha evita que as cristas entrem na polpa e as direciona para outro compartimento.

Como fazer você mesmo uma britadeira, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário