Tudo sobre uvas femininas

Contente
  1. descrição geral
  2. Prós e contras de crescer
  3. Tipos e variedades
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Aplicação em paisagismo

Saber tudo sobre uvas solteiras é útil para residentes de várias localidades. O plantio correto de uvas silvestres decorativas e o cuidado preciso com elas permitem que você alcance um resultado surpreendente. No entanto, é necessário estudar cuidadosamente como plantar corretamente esta planta no outono com mudas em terreno aberto para uma sebe - e outras sutilezas de manuseio.

descrição geral

Uma uva feminina comum parece uma videira parecida com uma árvore. Mas, ao contrário das videiras tropicais, esta é uma planta decídua típica. Esta uva cresce rápido e seu sistema de raízes é bastante poderoso. Se não para interferir, mas para criar pelo menos as condições mínimas adequadas, pode-se atingir tamanhos de 15 a 30 m de comprimento. Os métodos de fixação às superfícies podem diferir para diferentes subespécies.

As folhas das uvas bravas têm uma estrutura complexa. Possuem 3 ou 5 folhas pontiagudas de cor verde profundo. A borda inferior da folha possui uma borda pronunciada. Com o início do outono, as chapas foliares iluminadas pelo sol vão mudando de cor - para elas, o bordô ou o laranja já são típicos. As folhas que ficam na sombra ficam com uma cor amarelo pálido, mas o grau dessa palidez também varia.

Quando a uva trepadeira de uma menina floresce, ela forma pequenas flores de cor branca ou verde pálido. Eles são agrupados em inflorescências em “panícula”. As opiniões divergem quanto à toxicidade da fruta. É claro que eles podem ser perigosos em grande número e principalmente para as crianças.

No entanto, as uvas por si só não são comestíveis, têm um sabor muito desagradável e efeito adstringente - portanto, ninguém as usará em particular.

Prós e contras de crescer

No que diz respeito às uvas femininas, há críticas nitidamente opostas. Algumas pessoas reclamam que ele não quer crescer e se desenvolver. Outros reclamam que a botia cresce sem medida e que sua remoção é quase impossível. A razão para a aparente discrepância é a diferença nas condições de cultivo. Nas regiões do norte, especialmente em terras pobres em nutrientes, a planta dificilmente pode se desenvolver por muito tempo.

E se já atingiu a maturidade e está localizada na Região Terra Preta e mais regiões ao sul, onde “enfia o pau e ela floresce”, o incontrolável da uva brava causa muitos transtornos. Ele formará continuamente seus chicotes alongados, expandindo-se em todas as direções. O crescimento fraco geralmente ocorre se a muda simplesmente ficar presa no solo formado por argila ou argila arenosa. Para ter sucesso, você não precisa ser preguiçoso para preparar as escavações e saturá-las com solo fértil.

As folhas são liberadas relativamente tarde. Portanto, as uvas virgens durante a maior parte da primavera não parecem muito expressivas, e até mesmo o espanto pode surgir, "o que é bonito em geral". Às vezes, esse problema persiste no início do verão. Isso é especialmente provável nas áreas do norte, apesar da origem canadense das uvas. Além disso, como mencionado, arbustos adultos podem suprimir outras plantas cultivadas com seus brotos e emaranhar tudo.

Eles também são caracterizados por um sistema radicular muito desenvolvido. Para a planta em si, é um plus, o que não se pode dizer dos arbustos vizinhos, do plantio de flores. Mesmo fundações de pedra fortes às vezes sofrem.

As variedades que produzem rebentos não são adequadas para o cultivo perto de paredes rebocadas.As antenas removerão facilmente até o gesso mais resistente.

No entanto, as uvas juvenis ainda são promissoras como planta ornamental, apenas você deve ser capaz de usá-las. Esta opção é muito resistente a condições ambientais adversas. Quase não precisa ser regado e alimentado, como muitas outras culturas decorativas. Portanto, cuidar dele é muito simples para o jardineiro, que já tem que cuidar de uma variedade de plantações. Mais uvas selvagens:

  • tolera perfeitamente o frio (mesmo em varandas abertas, e não no solo);

  • desenvolve-se perfeitamente à sombra;

  • permite que você faça isso sem suportes especialmente montados (as únicas exceções são espécimes jovens que crescem perto de uma superfície lisa);

  • em boas condições, os cílios podem crescer 3 m durante o ano;

  • parece muito bom, especialmente no meio do verão, quando se desenvolve com força total;

  • permite que você economize muito no material de plantio;

  • adequado para auto-reprodução;

  • não requer grandes terrenos;

  • pouco exigente para os solos;

  • resistente a patologias e pragas;

  • pode proteger as paredes da casa da chuva e do vento, do calor excessivo.

Tipos e variedades

Asiáticos

As uvas virgens em forma de hera (também chamadas de três pontas) habitam principalmente a vastidão da RPC e do Japão. Em nosso país, você pode ver tal videira apenas nas regiões do sul de Primorye. Já no norte desta região, ela não pode crescer sozinha. Portanto, em nosso país, esse tipo tem perspectivas limitadas. Nuances características:

  • comprimento - de 15 a 20 m;

  • bigode, complementado com ventosas;

  • uma variedade impressionante de tipos de folhagens;

  • mudanças sazonais na cor das folhas: de avermelhado na primavera a verde escuro no verão e vermelho ou amarelo conforme a estação fria se aproxima.

A planta ivy é dividida em 3 subespécies:

  • Uvas Viche (caracterizadas pela folhagem brilhante de tamanho médio, que no outono adquire uma cor laranja);

  • tipo dourado (tem folhas verdes com nervuras amarelas);
  • uvas roxas (no outono, a folhagem será pintada em diferentes tons de vermelho e bordô, com a colocação das folhas umas sobre as outras - à maneira das telhas).

Outra planta asiática que gosta de calor e que recebeu pouca distribuição é a uva Henry. Ela cresce naturalmente na China. Quase em todos os lugares da Rússia, o inverno só é possível com um abrigo especial.

Características principais:

  • crescimento mais fraco do que outros tipos (o cipó se estende por no máximo 10 m);

  • 1 folha contém de 5 a 9 folhas;

  • as folhas têm uma fileira de nervuras brancas;

  • aparência inimitável como um todo - é impossível confundir uvas Henry com alguma coisa.

norte-americano

Em termos de efeito decorativo, esses tipos de uvas solteiras não são inferiores às suas contrapartes asiáticas. A visualização de cinco folhas é reconhecida como uma boa opção. Na natureza, ele povoa o meio dos Estados Unidos e é encontrado no México e no Canadá. Essa cultura é procurada como planta ornamental em todo o planeta. Características:

  • os rebentos jovens são pintados em tons vermelhos expressivos, à medida que amadurecem vão adquirindo uma cor verde;

  • as folhas mais novas são divididas em 3 folhas, e as maduras e desenvolvidas são divididas em 5;

  • o topo da folha é verde, notas azuladas são notadas abaixo;

  • com o início do outono, as folhas ficam vermelhas;

  • as antenas distinguem-se pela ramificação intensa, no final dos ramos existe uma ventosa de 5 mm;

  • usando tais ventosas, as uvas de 5 folhas podem escalar qualquer suporte liso.

Separadamente, deve-se dizer sobre a variedade "Zvezdopad", ou "Star Showers", que é visivelmente diferente da forma da espécie. A planta parece brilhante e colorida, parece que foi pintada com pinceladas de tinta verde-amarela. Todas as folhas são significativamente diferentes umas das outras e não podem ser confundidas entre si. Quando chega o outono e os dias frios, lindos tons de rosa podem ser vistos.

A lâmina foliar é quase 50% menor que a da espécie original, o que torna a planta mais macia e leve.

Uvas unidas podem ser uma alternativa agradável - na natureza elas vivem no mesmo lugar que a planta de cinco folhas. Portanto, ele pode ser usado nas mesmas condições. Os rebentos verdes na juventude, à medida que se desenvolvem, envolvem a casca cinzenta. Com o início do outono, a folhagem também se destaca por um expressivo carmesim. As gavinhas das uvas solteiras anexadas parecem uma espiral; se houver ventosas, elas não estão suficientemente desenvolvidas.

Aterrissagem

Você pode plantar uvas solteiras no verão, primavera e outono. Por causa disso, os jardineiros têm amplo espaço de manobra. Para as vinhas, é imprescindível preparar a drenagem. É feito de cascalho, tijolos quebrados e assim por diante. As mudas são colocadas a uma profundidade de 0,5 m. É feito um vão de 0,7-0,8 m entre elas.

O pouso em trincheiras também é permitido. No entanto, em qualquer caso, é inaceitável aprofundar o colo da raiz. 0,15 m de areia é despejado sobre a drenagem. Além disso, para plantar uma planta, é necessário derramar uma mistura contendo:

  • 20 kg de composto (ou húmus);

  • 20 kg de solo de jardim;

  • 10 kg de areia de rio lavada;

  • 1 copo de freixo de madeira.

Naturalmente, cultivar essa cultura em uma dacha em um jardim é melhor e mais fácil do que na varanda de um apartamento. Mas ainda assim a segunda opção é bem possível. Neste caso, é necessário selecionar as espécies e variedades que diferem na taxa mínima de crescimento. A melhor opção, segundo os especialistas, é "Starfall". As mudas são escolhidas o mais cuidadosamente possível para que tenham um sistema radicular bem desenvolvido.

O solo para o plantio da varanda inclui as mesmas quantidades:

  • turfa;

  • areia;

  • solo de plantio universal da loja.

Para aumentar a permeabilidade ao ar, deve-se adicionar perlita. Precisa de cerca de 0,5 kg por planta. A força das raízes das uvas bravas força o uso de apenas recipientes grandes e duráveis. As mudas são inicialmente mantidas fora da luz solar direta.

Recomenda-se o endurecimento das mudas, abrindo-as periodicamente.

Cuidado

O cultivo de uvas femininas ao ar livre não é tão difícil. Amostras adultas não precisam de irrigação frequente. 3-4 irrigações são suficientes durante a temporada. Cerca de 10 litros de água são gastos em 1 cipó. É necessário ativar a rega apenas quando ocorre um forte calor; ao mesmo tempo, eles garantem que o círculo próximo ao tronco não seque até o fim.

O solo próximo à planta deve ser sistematicamente solto. Este procedimento é combinado com a remoção de ervas daninhas. A exposição de raízes não é permitida. É muito importante remover o excesso de crescimento jovem. Uvas decorativas devem ser cobertas com cobertura morta; 6 cm é derramado perto do tronco:

  • húmus;

  • turfa;

  • composto.

Assim que chega o outono, a velha palha deve ser enterrada no solo. Além disso, uma nova adição é necessária. O suporte (treliça) é colocado antecipadamente. O melhor é fixá-lo nas paredes da casa. Um arco ou pérgula também pode ser um bom suporte. Uma sebe é geralmente criada usando uma malha de arame.

Recomendações:

  • imediatamente o mais claramente possível para formar o "esqueleto" da cultura, para que mais tarde sofra menos com brotos;

  • uma copa densa e uniforme é formada cortando-se os caules a uma certa altura ao solo e distribuindo-os uniformemente sobre o suporte (antecipando a lignificação dos brotos);

  • os cortes devem estar a uma altura máxima de 5 mm acima dos rins saudáveis;

  • durante toda a temporada de atividade, a poda restritiva é obrigatória;

  • no final da temporada, é necessário retirar folhas e frutos secos.

Quando cultivada em vaso, a planta deverá ser replantada periodicamente. Eles fazem isso uma vez a cada 2-3 anos, com foco na intensidade do desenvolvimento. Durante o transplante, 1/3 do torrão de terra ao redor das raízes é removido. As raízes e a copa das vinhas são cortadas na mesma proporção.

No novo pote, drenagem e camadas arenosas são formadas; os frutos que não tiveram tempo de se formar devem ser totalmente cortados.

Reprodução

O procedimento de melhoramento, assim como o plantio inicial, pode ser realizado em qualquer época do ano. Mas devemos agir corretamente, evitando, principalmente, o calor máximo. Se, no entanto, veio de repente, as uvas terão que ser sombreadas e regadas abundantemente. O método mais simples, inclusive quando se trabalha no outono, é plantar as uvas com estacas. Em vez disso, você pode usar brotos laterais e camadas de raiz.

Semear é possível, mas não se pode contar com um resultado rápido. É melhor obter estacas no processo de poda das vinhas. Recomenda-se dar preferência às áreas lignificadas - são mais fáceis de enraizar e a viabilidade é maior. Até o enraizamento, as estacas são freqüentemente mantidas na água, mas você pode colocá-las imediatamente no solo, especialmente porque as raízes que se arrastaram na água ainda morrerão, e essa prática só se justifica com um atraso forçado.

Dois botões devem ser deixados acima do solo. Todas as vinhas jovens precisam ser sombreadas e regadas com mais freqüência. Segundo pessoas experientes, a melhor época para as mudas é o outono. Se precisar fazer isso no verão, terá que tirar áreas mais grossas que já deram suas camadas laterais. Esta abordagem permite que você garanta um crescimento rápido e uma ramificação ativa do arbusto.

Aplicação em paisagismo

O uso de uvas solteiras para sebes não se limita a, em paisagismo existem muitos usos para isso.

A planta em si é linda, mas é ainda melhor percebida na vizinhança de outras espécies. Um companheiro particularmente bom é o Aureus dourado. Também é recomendado combinar partenocissus com videiras clematis. Eles não só se combinam visualmente, mas também se ajudam biologicamente.

Uvas solteiras também podem ser usadas:

  • com jardinagem vertical;

  • ao decorar a fachada da casa;

  • para registo de outros edifícios e estruturas auxiliares;

  • em forma de arco entrelaçando o suporte;

  • ao longo das paredes de pedra.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário