Tudo sobre como cuidar de uvas femininas
As uvas virgens são uma planta extraordinária que pode transformar a aparência de uma casa de campo ou jardim em um piscar de olhos. Uma cultura semelhante muitas vezes pode ser encontrada dentro da cidade. Cuidar dela não é nada difícil, mesmo um jardineiro novato pode lidar com isso. Vamos dar uma olhada mais de perto nas nuances e estágios de cuidar dessa variedade.
Regras fundamentais
As uvas virgens também são chamadas de hera virgem. Esta é uma planta ornamental projetada para decorar cercas, gazebos, paredes. A uva tem esse nome porque não possui flores femininas. Os designers amam as uvas Maiden por sua cor: no verão e na primavera, sua folhagem é verde e, no outono, torna-se marrom-avermelhada ou amarela brilhante, existem até variedades rosadas.
Essa cultura tem frutas, mas são pequenas e não muito saborosas.
Existem várias variedades de uvas selvagens, mas todas são igualmente resistentes. Você só precisa se lembrar de alguns pontos importantes.
-
Você pode plantar uma liana decorativa tanto no verão quanto no outono ou na primavera. Os primeiros meses do outono são considerados a melhor época. A distância mínima entre as mudas é de meio metro.
-
A planta vai se sentir bem tanto na sombra quanto no sol. No entanto, os especialistas dizem que o plantio em uma área ensolarada proporcionará uma coloração mais brilhante da folhagem de outono.
-
As uvas selvagens crescem em todos os tipos de solo. Mas se houver um desejo de maior crescimento e maior arbusto, então vale a pena escolher um solo consistindo de turfa, composto e solo frondoso. Tudo isso deve ser considerado em partes iguais. Um ponto obrigatório é a drenagem, sem a qual a probabilidade de decomposição da raiz será muito grande.
-
Cuidar da Uva Maiden também significa controlar sua distribuição. A planta é capaz de se firmar rapidamente em alvenaria, parede de madeira. Liana selvagem trança qualquer superfície de metal. O crescimento deve ser controlado à medida que a planta se espalha ainda mais, entrelaçando tudo ao seu redor. Não permita que ele rasteje por entre as árvores, pois isso as priva da oportunidade de realizar a fotossíntese.
-
Quanto à preparação para o inverno, será mínima. As características dessas atividades dependem da variedade. Por exemplo, a variedade de cinco folhas é a mais resistente ao inverno. Na faixa do meio, não é protegida de forma alguma, com exceção de invernos sem neve. Na ausência de neve, as uvas são retiradas do suporte e colocadas no solo. Em seguida, eles cobrem com ramos de abeto ou um material especial, isolando as raízes. Eles fazem o mesmo em qualquer inverno com todas as outras variedades.
Recursos de rega
As videiras adultas praticamente não regam, a única exceção é um verão excessivamente seco. A planta extrai ativamente a água do solo e também a armazena no interior das folhas. Durante as estações normais, haverá chuvas suficientes para obter as uvas de que precisam. Mas se estiver quente, regue uma vez por semana.
Quanto às mudas jovens, haverá outras características de rega. As vinhas jovens ainda não têm raízes fortes, por isso não podem tirar água do solo. Eles são regados algumas vezes por semana durante todo o primeiro ano de cultivo.
Existem várias regras a considerar ao regar:
-
as plantas são regadas apenas com água morna ou em temperatura ambiente;
-
é aconselhável pré-defender o líquido por pelo menos algumas horas;
-
cada arbusto requer 10 litros ou um balde;
-
regar é recomendado ao amanhecer ou imediatamente após o pôr do sol;
-
depois de molhar, você deve afrouxar um pouco o solo para deixar o ar entrar;
-
a rega pode ser combinada com cobertura morta;
-
se você tem que regar ao sol, não pode deixar a água cair nas folhas.
Top curativo
O cultivo de uvas Maiden também implica, é claro, a presença de molhos.
Para um crescimento rápido, as uvas selvagens devem ser alimentadas com nitrogênio. Essa substância vai estimular um conjunto espetacular de massa verde no menor tempo possível. Como fertilizante, os jardineiros recomendam o nitroammofosk. Para 1 metro quadrado, 40-50 gramas são suficientes. O procedimento é realizado no início do verão. Após um mês e meio a dois meses, a alimentação é repetida. Eles fornecem nitrogênio, bem como fertilizantes complexos para as uvas.
Se as uvas não crescem bem e têm tendência a doenças, pode fertilizá-las de uma forma ligeiramente diferente. Para fazer isso, você precisará do curativo "Kemir". Na primavera, o Kemiru Kombi é diluído em água de acordo com as instruções anexas. Você precisa de um balde de líquido por arbusto. Quando os ovários começam a se formar, você precisa alimentar as videiras com Kemira Lux. Durante o período de frutificação, a cultura precisará de potássio. Para 10 litros de água, tome 20 gramas de sulfato de potássio.
No outono, quando a planta já deu frutos, é realizada a pulverização na folha com potássio magnésio. Para 10 litros, bastam 15 gramas da substância.
Modelagem e poda
A poda é talvez a etapa mais importante no cuidado das plantas. É ela quem permite controlar a taxa de crescimento e a aparência da hera virgem em geral. Em um clima favorável, a videira cresce 1-3 metros por ano e deve ser pinçada. Nos primeiros anos, as uvas são postas num suporte para definir o lado necessário do crescimento.
Para que as uvas no campo ou no jardim tenham uma aparência decente, elas devem estar devidamente formadas. Aqui estão algumas diretrizes.
-
Antes de começar o fluxo de seiva, a planta é cuidadosamente examinada. Na primavera, você deve remover os brotos que secaram ou congelaram durante o inverno. Se forem encontrados espécimes que não crescem em direção ao suporte, eles também devem ser removidos.
-
Nos meses de verão, a poda é feita conforme necessário. A qualquer momento, você pode cortar enteados desnecessários, levando a uma densidade excessiva, bem como brotos que mudam o lado do crescimento.
-
Para o inverno, as uvas também precisam ser podadas. No final do outono, os galhos secos são removidos, bem como os danificados por doenças. Depois disso, eles realizam todas as medidas necessárias para se preparar para o inverno.
Doenças e pragas
Em geral, a hera virgem é muito resistente a todos os tipos de pragas e doenças. Mas, com o cuidado errado, os problemas não o farão esperar muito. Portanto, a planta pode ser afetada por algumas doenças e parasitas.
-
Oídio. Ocorre como resultado de alta umidade e calor. É caracterizada por uma floração pulverulenta branca nas folhas. A partir disso, eles murcham e se enrolam. Elimine doenças fungicidas.
- Aphid. O minúsculo parasita se alimenta da seiva da folhagem e vive na parte inferior dela. Se o pulgão acabou de aparecer, não é difícil eliminá-lo. Para isso, basta utilizar uma solução saponácea com pouco teor alcoólico. Quando os insetos são dominantes, inseticidas devem ser usados.
- Larvas de besouro. Os "filhotes" onívoros do besouro de maio não desdenham as raízes, pois as raízes de qualquer planta lhes servirão. As larvas podem ser colhidas manualmente e também podem ser destruídas com o medicamento "Antikhrushch".
-
Camundongos. Se as uvas estão localizadas nas paredes de edifícios residenciais, é provável que os ratos as roam constantemente, tentando entrar na sala através das videiras. A melhor saída é usar iscas, armadilhas. O veneno não é recomendado se houver animais como cães ou gatos na casa.
O comentário foi enviado com sucesso.