Uvas femininas em paisagismo
Uma videira caducifólia chamada uva solteira tem sido amplamente utilizada em projetos paisagísticos desde o século XVII. Ela é considerada um verdadeiro salva-vidas na decoração de edifícios feios e na decoração de jardins malcuidados.
Recursos, prós e contras
Os cientistas não conseguiram estabelecer com certeza a hora e o local do aparecimento das uvas bravas. Presumivelmente, a China ou a América do Norte se tornaram sua pátria e, a partir daí, se espalhou para outros países e continentes. O único fato confiável é que no século XVII o cipó se difundiu como cultura decorativa, ao mesmo tempo em que se elaborava sua descrição biológica.
Então, o que são uvas bravas? É uma trepadeira de folha caduca, o nome oficial é parthenocissus. Em condições naturais, cresce até 20-25 m, o levantamento ao longo de suportes verticais é realizado por antenas com ventosas. As folhas são complexas de palmas, a tonalidade das placas das folhas é esmeralda rica. As inflorescências são bastante discretas e não têm valor estético.
Com a chegada das tempestades de outono, as folhas mudam de cor para carmesim-escarlate e bordô. No mesmo período, cachos coloridos de bagas preto-azuladas começam a amadurecer.
Eles contêm ácido oxálico, então as pessoas não os comem, mas amigos emplumados não se recusam a festejar com eles nos dias frios de inverno.
As uvas selvagens se tornaram uma cultura altamente resiliente entre os paisagistas. Suas vantagens incluem os seguintes recursos.
- Resistência a temperaturas abaixo de zero. Liana tolera facilmente invernos frios e geadas retornáveis de primavera, não requer abrigo mesmo em regiões frias.
- Alta taxa de crescimento. Em uma temporada, a área ocupada por esta videira aumenta duas, e às vezes três vezes. Um par ou três anos é suficiente para envolver completamente um objeto de jardim. Ao mesmo tempo, as uvas bravas não precisam de nenhum suporte - para isso, a parede da casa, um mirante ou uma cerca de arame são bastante adequados para isso.
- Praticidade e utilidade. A coroa de uvas bravas é densa. Graças a isso, ele protege o material da parede dos raios ultravioleta diretos e, assim, contribui para a manutenção de um microclima interno favorável durante os meses quentes de verão. Além disso, a planta tem a capacidade de secar o solo próximo à fundação. Além disso, é frequentemente usado para camuflar edifícios agrícolas discretos.
- Despretensão. A planta não tem requisitos especiais para a qualidade e estrutura do solo. É resistente à maioria das pragas e doenças, não necessita de cuidados especiais e alimentação regular. As uvas silvestres crescerão com sucesso, mesmo que a pessoa não cuide delas de forma alguma.
As desvantagens incluem a capacidade de preencher todo o espaço próximo no menor tempo possível, deslocando as plantas cultivadas vizinhas. Os tiros mais ativos podem até danificar a integridade do telhado e causar vazamentos. Há casos em que rebentos jovens de uvas virgens enchem a calha e provocam entupimento dos ralos.
Usando um cipó para camuflar edifícios, é preciso lembrar que os caules e a massa das folhas são bastante pesados. Tal carga é suficiente para que uma estrutura frágil ou uma cerca sem reforço desmorone.
Para obter uma cobertura exuberante, uniforme e ao mesmo tempo segura, você terá que cortar o excesso de brotos de vez em quando, ajustando assim a direção do crescimento.
Como usar
As uvas bravas distinguem-se pelas folhas talhadas, devido às quais a superfície trançada é densa e gofrada ao mesmo tempo. Ao longo dos meses de verão, a videira agrada com a sua forma graciosa de folhagem e, no outono, a vantagem é criada devido ao efeito de cor brilhante e colorido. A planta é onipresente em jardins. Seu uso é baseado em uma das seguintes idéias.
Cobertura
Uvas femininas são consideradas uma das maneiras mais fáceis e baratas de decorar uma cerca feia. A cipó é usada para criar uma cerca viva decorativa na área local ou plantada do lado de fora.
O resultado é uma cerca com estilo - em ambos os casos, é muito importante cuidar da resistência suficiente e da estrutura de suporte.
Decoração vertical de edifícios
O uso clássico de uvas solteiras é para mascarar paredes feias de um edifício residencial, cozinha de jardim ou qualquer outro edifício no local. Seu único inconveniente está associado ao rápido crescimento das vinhas, deve ser mantido sob controle constante.
Se você não prestar atenção suficiente a esse problema, os brotos irão afogar os canteiros de flores em questão de semanas e transformar a área da casa em uma verdadeira selva intransponível.
Decoração de varandas e terraços
As uvas virgens não são cultivadas apenas em jardins, mas também em varandas e terraços. Seus ramos se enroscam em divisórias e, assim, criam uma parede viva. Isso melhora a estética do espaço extra e também torna a área de estar mais fria e escura. Esta videira é muito resistente, então você pode cultivá-la em recipientes regulares.
A única coisa que você precisa fazer neste caso é preparar uma alimentação nutritiva de vez em quando.
Paisagismo horizontal
Tradicionalmente, as uvas juvenis são usadas para jardinagem vertical decorativa. No entanto, também pode ser usado horizontalmente. Esse projeto paisagístico não é muito difundido, mas dá um efeito bastante incomum.
Devido à sua excepcional capacidade de sobrevivência, despretensão e crescimento rápido, a liana é frequentemente plantada ao longo de rodovias. Lá, ele resiste facilmente ao escapamento do carro e absorve dióxido de carbono prejudicial. Uvas selvagens podem ser plantadas como cobertura do solo perto de uma encosta rochosa. Ele vai crescer sobre sua superfície e, assim, formar um tapete decorativo esculpido.
Cuidado
As uvas bravas são uma das plantas mais despretensiosas. Cuidar dele não leva muito tempo. Basicamente, trata-se da poda formativa dos rebentos excedentes e sua fixação na direção desejada. Uma vez por temporada, geralmente em abril-maio, a poda sanitária é realizada, todos os brotos secos são removidos e fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados ao solo. No verão, à medida que o solo é compactado, pode-se fazer o afrouxamento e a sacha.
Quanto à rega, a água que a planta recebe na forma de precipitação é suficiente para o cipó. Se o verão for seco, então 3-4 irrigações são melhores.
No território da Rússia, principalmente as variedades resistentes à geada de uvas solteiras (de três pontas e cinco folhas) se espalharam - elas não precisam de abrigo adicional para o inverno. E mesmo que o liana congele em geadas severas, ele se recuperará rapidamente devido aos botões dormentes.
Belos exemplos
Você pode decorar com uvas em sua área local absolutamente tudo o que você tem. Se o seu jardim tem um celeiro feio, você pode torná-lo muito mais estético. Certamente muitos estão familiarizados com a situação quando no meio do local um naufrágio se localiza e estraga toda a decoração com sua aparência.Demolir e construir uma nova estrutura não é uma opção, mas a situação pode ser corrigida. Basta plantar uvas silvestres ao redor e, em alguns anos, o prédio parecerá realmente luxuoso.
Na Idade Média, as uvas se enredavam em castelos góticos. Hoje em dia, criar um análogo de tal decoração não é difícil - para isso basta plantar alguns arbustos de uva debaixo das paredes da sua casa. Não há necessidade de fazer nenhum suporte adicional, pois as antenas com ventosas irão rastejar por conta própria.
Dica: Se houver rachaduras nas paredes, as uvas definitivamente serão levadas para dentro delas - essa beleza pode ser muito destrutiva. Para evitar danos à estrutura, antes do cultivo da uva, lance uma rede na parede, assim você protegerá seu prédio residencial.
Desta forma simples, você criará uma verdadeira atmosfera gótica em seu site. E se ao mesmo tempo você constrói uma espécie de colunas nas paredes e uma elevação acima do telhado de reforço, então você pode criar um castelo de conto de fadas da época do Rei Arthur com a ajuda de uma videira com um mínimo de custos .
A ideia de criar uma bola de uva é considerada muito original. Tal decoração de paisagismo encantará os transeuntes e a inveja dos vizinhos. Certifique-se - em breve mais de uma dessas bolas aparecerá na sua rua. É muito fácil fazer isso. Para o trabalho, você só precisa de um tubo de drenagem de plástico de grande diâmetro, vários tubos de metal-plástico, fixadores para eles, além de arame.
Primeiro, você precisa dobrar os tubos de plástico reforçado e moldá-los em um círculo. As extremidades são fixadas com fixadores especiais ou solda. Normalmente, dois pedaços de tubo são suficientes para formar os quatro lados da bola. Ao criar uma bola de tamanho impressionante, você precisará de uma estrutura de tubo de três peças.
Em seguida, embrulhe um pouco o lenço com arame grosso. Basta criar contornos aproximados, a estrutura irá adquirir uma forma arredondada mais distinta durante a formação da videira. Em seguida, cave um cano no solo ao lado da bola e plante quatro arbustos de uvas sob ele, um de cada lado.
Muito em breve, os rebentos brotarão para fora através do tubo e começarão a circundar a sua estrutura. Tudo o que você precisa fazer é simplesmente moldar à medida que cresce. Você deve ter uma bola muito eficaz e bonita.
Se você precisa de um lugar onde possa se aposentar no frio e na sombra no verão, faça um dossel trançado com uvas bravas. Para fazer isso, primeiro forme uma estrutura de reforço, madeira, malha ou qualquer outro material. Plante uma videira perto dela e, em um ano, você terá uma área aconchegante com sombra.
Como moldura para uvas bravas, você pode usar uma treliça - pode ser de metal ou madeira. Lembre-se de que as estruturas de madeira em áreas ajardinadas precisam de uma impregnação especial para proteger a estrutura da água e do apodrecimento.
Um arco envolto por um cipó impressiona no país, pode ser instalado sobre um caminho de jardim ou colocado como elemento decorativo independente. Para o sucesso da implementação deste conceito, a robustez da estrutura é de fundamental importância. Para manter o seu aspecto decorativo, é necessário efectuar ocasionalmente podas formativas.
As uvas selvagens são freqüentemente usadas para equipar pérgulas - gazebos com um telhado de malha. O cipó crespo forma um telhado vivo em madeira ou revestimento de vinil. Demora 3-4 anos para transformar a estrutura em um gazebo aconchegante.
Liana em projetos de jardins é freqüentemente combinada com outras culturas ornamentais. Assim, a composição de uvas solteiras e clematis com suas grandes flores de tons saturados brilhantes sai muito pitoresca.
No entanto, ao escolher esse tipo de paisagismo, deve-se ter em mente que a clematis adora áreas iluminadas.
O comentário foi enviado com sucesso.